SóProvas


ID
2286643
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 

A Linguagem verbal e os textos

As diferenças que podem ser observadas entre os textos dizem respeito à sua situação de produção e de circulação, inclusive a finalidade a que se destinam. São os chamados gêneros de texto. Por exemplo: se o locutor quer instruir seu interlocutor, ele indica passo a passo o que deve ser feito para a obtenção de um bom resultado, como ocorre numa receita de bolo. Se quer persuadir alguém a consumir um produto, ele argumenta, como faz em um anúncio de chocolate. Se quer contar fatos reais, ele pode escrever uma notícia. Se quer contar uma história ficcional, ele pode produzir um conto. Se quer transmitir conhecimentos, ele deve construir um texto em que exponha com clareza os saberes relacionados ao objeto em foco.

Ou seja, quando interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, seja ela oral ou escrita, produzimos certos textos que, com poucas variações, se repetem no tipo de conteúdo, no tipo de linguagem e de estrutura. Esses textos constituem os chamados ‘gêneros textuais’ e foram historicamente criados pelas pessoas a fim de atender a determinadas necessidades de interação social. De acordo com o momento histórico, pode nascer um gênero novo, podem desaparecer gêneros de pouco uso ou, ainda, um gênero pode sofrer mudanças.

Numa situação de interação verbal, a escolha do gênero textual é feita de acordo com os diferentes elementos que fazem o contexto, tais como: quem está falando ou escrevendo; para quem; com que finalidade; em que momento histórico etc. Os gêneros estão ligados a esferas de circulação da linguagem. Assim, por exemplo, na esfera jornalística, são comuns gêneros como notícias, reportagens, editoriais, entrevistas; na esfera da divulgação científica, são comuns gêneros como verbete de dicionário ou de enciclopédia, artigo ou ensaio científico, seminário, conferência etc.

Desse modo, os gêneros de texto que circulam na sociedade têm uma grande vinculação com o momento histórico-cultural de cada contexto.

(William Cereja; Thereza Cochar; Ciley Cleto. Interpretação de textos. São Paulo: Editora Atual, 2009, p. 29. Adaptado). 

Para circular em contextos públicos formais, um texto escrito deve estar de acordo com a norma-padrão da língua. Assinale a alternativa em que as normas da concordância verbal foram atendidas.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada; De acordo com o momento histórico, gêneros de pouco uso podem desaparecer, e até APARECEM gêneros novos. 

     

    b) Errada; No passado, HOUVE gêneros muito pouco usados que, de fato, desapareceram. 

     

    c) Gabarito. Nenhum dos gêneros pouco usados desapareceu completamente; todos permanecem.

    Perceba que aqui está tudo ok. Desapareceu concorda com nenhum, usados com gêneros, pouco é adverbio de intensidade, não há transitividade, permanecem concorda com todos

     

    d) Errada; DEVEM existir gêneros de texto que não desaparecerão jamais. 

     

    e) Errada; Sabe-se que, na dinâmica social, gêneros novos surgem, enquanto outros desaparecem; em geral, desaparecem aqueles que TÊM pouco uso. 

  • Uma dica para a alternativa (c) é passar para a voz analítica e,observar a sua formação nessa estrutura.

  • Pronomes interrogativos ou indefinidos, em regra, concorda com o núcleo do sujeito. Na letra C, o núcleo é NENHUM, está no singular.

  • Erro da letra e: tem no plural= têm. 

  • sobre a B e D:

    - VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR É IMPESSOAL : não varia com o sujeito, pois nem sujeito tem.

    - VERBO EXISTIR É, VIA DE REGRA, INTRANSITIVO : não tem complemento, mas tem sujeito.

     

    Quando há, no caso da D, uma locução verbal : o verbo acessoria varia de acordo com o principal. Como sabemos que o verbo existir concorda com o sujeito, quem ficara no plural será o acessorio. Assim, diferencie:

    Deve haver coisas mais importantes.

    Devem existir coisas mais importantes.

     

     

    erros, avise-me.

    GABARITO "C"

  • gabarito : Nenhum dos gêneros pouco usados desapareceu completamente; todos permanecem.

     Desapareceu concorda com nenhum, usados com gêneros, pouco é adverbio de intensidade, não há transitividade, permanecem concorda com todos.

    Pronomes interrogativos ou indefinidos, em regra, concorda com o núcleo do sujeito.

     

     

    "A melhor vingança é um sucesso estrondoso" – Frank Sinatra, cantor

  • Correção.

    a) E. De acordo com o momento histórico, gêneros de pouco uso podem desaparecer, e até aparece aparecerem gêneros novos. 

     b)E. No passado, houveram houve gêneros muito pouco usados que, de fato, desapareceram. Obs: O verbo haver no sentido de existir é impessoal, sendo conjugado apenas na 3ª pessoa do singular (há,houve,...).

     c) C. Nenhum dos gêneros pouco usados desapareceu completamente; todos permanecem.

     d) E. Deve Devem existir gêneros de texto que não desaparecerão jamais. Note que o sujeito é 'gêneros de texto', e o verbo é formado pelo auxiliar (devem) e o principal (existir). Nesse caso somente se conjuga o verbo principal (devem -> plural, estabelecendo concordância com o sujeito no plural).

     e) E.Sabe-se que, na dinâmica social, gêneros novos surgem, enquanto outros desaparecem; em geral, desaparecem aqueles que tem têm pouco uso. O verbo ter possui um acento diferencial (^) quando está no plural. O sujeito é 'aqueles' e está no plural. Então o verbo deve estar também no plural (têm).

  • Putz... A necessidade de acento no TÊM passou despercebido... Fiquei mesmo entre C e E e marquei a E...

     

  • a) De acordo com o momento histórico, gêneros de pouco uso podem desaparecer, e até aparece gêneros novos.  (ERRADO) OBS. tem que concorda como núcleo, logo irá para o plural.

     

    b)No passado, houveram gêneros muito pouco usados que, de fato, desapareceram. (ERRADO) OBS.  Verbo Haver com sentido de (existir, ocorrer e acontecer) será impessoal, logo não tem sujeito, porém tem OD.

     

    c)Nenhum dos gêneros pouco usados desapareceu completamente; todos permanecem.   CORRETO

     

    d)Deve existir gêneros de texto que não desaparecerão jamais.  (ERRADO) OBS. Locuçao verbal, logo o verbo auxiliar (deve) vai para o plural

     

    e)Sabe-se que, na dinâmica social, gêneros novos surgem, enquanto outros desaparecem; em geral, desaparecem aqueles que tem pouco uso.  (ERRADO) OBS.  Verbo TER tem que concordar  com o sujeito, logo vai para plural Têm

  • O erro na E: Verbo ter

    Sujeito simples - sem acento

    sujeito composto- com acento

     

    O joão tem muito o que fazer

    Os garotos têm muitas tarefas 

     

     

    GABARITO "C"

  • Juliana Beatriz, o núcleo do sujeito não pode ser introduzido com preposição. 

  • Puta merda esse "tem" passou lotado.

     

  • Galera o TÊM concorda com AQUELES mas o sujeito é o pronome relativo QUE 

    AQUELES é sujeito do verdo DESAPARECERAM .

  • Fica no singular o verbo cujo sujeito é formado por pronome indefinido singular + de + pronome ou nome plural

    algum de nós”, “nenhum de nós”, “cada um de vocês”, “qual das cidades”, “algum dentre vocês”, “nenhum dos alunos

    Nenhum dos alunos GRITOU na sala

    Nenhum dos gêneros pouco usados DESAPARECEU completamente; todos permanecem.

    GABA C

     

  • CORREÇÕES E EXPLICAÇÕES EM NEGRITO:
     
    a) De acordo com o momento histórico, gêneros de pouco uso podem desaparecer, e até apareceM gêneros novos. 
     

     b) No passado, HOUVE gêneros muito pouco usados que, de fato, desapareceram. (HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR É IMPESSOAL, PERMANECE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR)
     

     c) Nenhum dos gêneros pouco usados desapareceu completamente; todos permanecem. (CORRETA)
    - NENHUM DOS
    - CADA UM DOS
    Após essas duas expressões o verbo sempre fica no singular

     

     d) DeveM existir gêneros de texto que não desaparecerão jamais. 


     e) Sabe-se que, na dinâmica social, gêneros novos surgem, enquanto outros desaparecem; em geral, desaparecem aqueles que tÊm pouco uso. 

  • a) De acordo com o momento histórico, gêneros de pouco uso podem desaparecer, e até aparece gêneros novos. (VERBO TEM QUE CONCORDAR COM SUJEITO).

    b) No passado, houveram gêneros muito pouco usados que, de fato, desapareceram. (HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR É IMPESSOAL).

    c) Nenhum dos gêneros pouco usados desapareceu completamente; todos permanecem.

    d) Deve existir gêneros de texto que não desaparecerão jamais. (O VERBO AUXILIAR VAI PARA O PLURAL PARA CONCORDAR COM O SUJEITO. PORÉM, SE EM VEZ DE "EXISTIR" FOSSE "HAVER", FICARIA "DEVE HAVER").

    e) Sabe-se que, na dinâmica social, gêneros novos surgem, enquanto outros desaparecem; em geral, desaparecem aqueles que tem pouco uso. (SUJEITO TEM QUE CONCORDAR COM O VERBO).