-
Gabarito C:
Porter (1986) diz que a organização que desenvolver com sucesso a estratégia de foco pode obter potencialmente retornos acima da média para seu setor. A estratégia de foco significa que a empresa possui ou uma estratégia de baixo custo, ou de alta diferenciação, ou ambas.
Assim como as duas outras estratégias genéricas, a estratégia de foco proporciona defesas contra cada uma das cinco forças competitivas, mas o enfoque pode ser usado para selecionar metas menos vulneráveis a bens substitutos, ou produtos em que os concorrentes são mais fracos.
A maior tendência que se percebe hoje são as empresas que utilizam da estratégia de enfoque. Um dos exemplos que tem ganhando espaço no país são os supermercados especializados, por exemplo, o supermercado diet, com produtos para pessoas diabéticas.
Estes supermercados possuem um arranjo físico semelhante a um supermercado tradicional, mas todos os produtos são diet, sem açúcar. Os preços praticados são mais altos do que qualquer outro supermercado, mas o público-alvo diabético encontra produtos com grande variedade, por exemplo, macarrão com diversos sabores e temperos diferentes, todos sem adição de açúcar.
Assim, o valor percebido pelos clientes que outrora tinham como opção apenas os supermercados tradicionais, e com apenas um único tempero diet, podem agora optar por macarrão com molho de carne, frango ou ervas finas.
Riscos
Porter (1986) afirma que a estratégia de foco apresenta riscos inerentes para e empresa a adota, que são os seguintes:
• o diferencial de custos entre os concorrentes que atuam em todo o mercado e as empresas que adotaram focos particulares se amplia de tal modo que elimina as vantagens de custos de atender um alvo estreito ou anula a diferenciação alcançadas pelo foco;
• as diferenças nos produtos ou serviços pretendidos entre o alvo estratégico e o mercado como um todo, se reduzem;
• os concorrentes encontram submercados dentro do alvo estratégico e acabam retirando o foco da estratégia.
-
-
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER:
ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO: Ter vantagens competitivas tendo produtos com "características únicas" na percepção de seus clientes, que lhe possibilite cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Ex: Apple. Conquistar a lealdade de seus clientes. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca, etc.
ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE CUSTOS: Busaca pela "eficiência" na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relaçaõ a seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com economia de escala, acesso à matérias-primas mais baratas, entre outras. Permite uma série de vantagens, como oprar com lucratividade enquanto seus concorrentes estão perdendo dinheiro.
ESTRATÉGIA DE ENFOQUE: Também chamada de estratéfia "de nicho". A empresa foca seus esforços em um "pequeno mercado" (seja georáfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado. Ex: Ferrari
RODRIGO RENNÓ - ADM. GERAL PARA CONCURSOS
-
Só Complementando o tema:
5 forças de PORTER:
Poder de negociação dos clientes
poder de negociação dos fornecedores
ameaça de produtos entrantes
ameaça de novos entrantes
rivalidade entre concorrentes
-
UM BREVE RESUMO ...
LIDERANÇA DO CUSTO: Produto ou serviço de menor preço.
DIFERENCIAÇÃO: Projeção de forte identidade própria
FOCO: Estratégia de nicho ou concentração : Produtos ou serviços; Grupos de clientes; Mercados geograficos
Fonte: Minhas anotações :)
-
Ainda que eu tenha acertado a questão (por eliminação), cabe uma observação:
No item III: "A estratégia competitiva de foco significa que a firma atende necessidades específicas de um determinado grupo, oferecendo algo considerado único pelos seus clientes", a parte final, "...oferecendo algo considerado único pelos seus clientes" estaria mais atelado à estratégia de DIFERENCIAÇÃO do que à de enfoque.
-
Jardel, também fiz essa análise, fiquei bem confusa quanto a esse trecho.
-
Questão sobre as estratégias competitivas genéricas de Porter. Vamos analisar as afirmativas.
I. Errado. A afirmativa traz o conceito da estratégia de liderança em custo. As empresas voltadas para diferenciação, apesar de também buscarem a eficiência operacional, adotam uma posição estratégica direcionada a criar características percebidas pelos clientes como únicas capazes de justificar, na percepção de seu público alvo, um desembolso financeiro maior pelo produto (as margens de lucro por unidade vendida tendem a ser mais altas).
II. Errado. A empresa que adota essa a estratégia de liderança em custo está fortemente direcionada para a eficiência, ganhos de escala e controle de custos. A ideia é entregar um produto dentro de padrões razoáveis de qualidade com preço abaixo da concorrência.
III. Certo. A afirmativa traz o conceito correto da estratégia em foco ou enfoque. A estratégia de enfoque baseia-se na ideia de atender a um público muito específico, sendo possível, ainda no enfoque adotar uma abordagem de liderança em custo ou de diferenciação. O que realmente diferencia o enfoque é a abrangência do mercado envolvido.
GABARITO: C