SóProvas


ID
2287012
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Kaplan e Norton descrevem que a capacidade de execução da estratégia é até mais importante que a sua qualidade intrínseca. Mais que isso, pode-se perceber que muitas organizações investem seus escassos recursos na formulação de um planejamento estratégico de boa qualidade, mas que termina limitado aos documentos de sua elaboração sem gerar a necessária execução do propugnado.
Dessa forma, os autores desenvolveram o Balanced Score Card – BSC como modelo para a gestão do desempenho que utiliza um conjunto de indicadores, com o intuito de introjetar a estratégia nas operações da organização. Assim, o BSC é responsável por traduzir os objetivos estratégicos da organização em indicadores de desempenho classificados nas quatro perspectivas descritas por Kaplan e Norton: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. Nas organizações privadas a perspectiva financeira (relacionada à liquidez e à lucratividade) indica o sucesso em seus objetivos estratégicos.
II. A perspectiva aprendizado e crescimento organizacional compõe a base do BSC e impacta nas demais perspectivas descritas pelos autores.
III. Para as organizações públicas ou aquelas sem fins lucrativos, não se pode utilizar as mesmas perspectivas definidas por Kaplan e Norton.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. Nas organizações privadas a perspectiva financeira (relacionada à liquidez e à lucratividade) indica o sucesso em seus objetivos estratégicos.

    De onde tiraram isso !?!?

  • Nas organizações privadas =Lucro, lucro, lucro..

     

     

  • Em uma instituição do setor público, foram feitas adaptações no Modelo original de Kaplan e Norton (BSC). Substituindo "clientes" por "sociedade" e aspectos financeiros" por "regulados"

    Portanto, observamos que tais aspectos financeiros não foram ignorados, mas adaptados para a realidade sdo setor público.

    RODRIGO RENNÓ - ADM.GERAL

     PARA CONCURSOS

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: D

  • A perspectiva financeira indica o sucesso,... 

    o aprendizado e crescimento organizacional compõe a base,... 

  • Estou com você Super Concurseira...
    É uma pena que as diferentes bancas tenham visões tão diferentes dos assuntos.
    A CESPE consideraria a opção 1 como errada. Diz que os objetivos estratégicos vão além da perspectiva financeira, considerando errado dizer que as medidas financeiras se ligam diretamente à estratégia da empresa.

  • Não há erro nenhum na alternativa 1, afinal a organização privada tem como principal objetivo o lucro.

  • 06/06/2019

    Gab D

  • Sobre a II

    As quatro perspectivas estão dispostas em uma ordem. A perspectiva de aprendizado e crescimento fica na base, depois processos internos, depois dos clientes e por último a financeira.

    Existe uma sequencia lógica na implementação do BSC, em uma relação de causa e feito, onde primeiro é necessário investir em aprendizado e crescimento para ter resultados, melhorias nos processos internos, pra somente depois verem resultados nas perspectivas dos cliente, pra daí se ver resultados na perspectiva financeira.

  • A FGV considera que as grandes empresas limitam sua noção de sucesso a indicadores financeiros. Ignoram a possibilidade de uma empresa pensar a longo prazo. As vezes bom índice de liquidez e rentabilidade tem como custo sacríficio de qualidade e de investimentos tecnológicos o que leva a um perca de competitividade no médio/longo prazo. Mas temos que marcar o que a banca quer, e não levar isso pra vida.