SóProvas


ID
2287045
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão da qualidade em organizações hospitalares sofre reveses em função da dificuldade em utilizar as informações adequadamente e também pela dificuldade de integrar às funções do administrador algumas ferramentas da qualidade.
Assinale a opção que identifica o instrumento utilizado em programas de qualidade para agregar fatores causais de ocorrências indesejáveis passadas e alimentar outras ferramentas da qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Folhas de Checagem / Verificação: São dispositivos práticos utilizados para registrar dados de atividades em andamentou ou que estão sob análise.

    Fonte: Paladini e Carvalho (2012)

     

  • GAB: D.

     

    Uma folha de verificação é um instrumento de coleta de dados referentes a uma situação específica. Quando queremos entender melhor um processo, precisamos saber mais sobre ele. Normalmente, a folha de verificação é o ponto de partida da gestão da qualidade, pois os dados podem ser utilizados pelas outras ferramentas.

     

    (Rodrigo Rennó)

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

     

  • Fluxograma O Fluxograma tem como finalidade identificar o caminho real e ideal para um produto ou serviço com o objetivo de identificar os desvios. É uma ilustração seqüencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Utiliza símbolos facilmente reconhecidos para denotar os diferentes tipos de operações em um processo.

    Histograma O histograma tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria. Um histograma é um gráfico de representação de uma série de dados.

    Diagrama de Dispersão O Diagrama de Dispersão mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda, para testar possíveis relações de causa e efeito. Cartas de Controle As Cartas de Controle são usadas para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. Os limites de controle são calculados aplicando-se fórmulas simples aos dados do processo. As cartas de controle podem trabalhar tanto com dados por variável (mensuráveis) como com dados por atributo (discretos).

    Diagrama de Pareto O Diagrama de Pareto tem como finalidade mostrar a importância de todas as condições, a fim de: escolher o ponto de partida para solução do problema; identificar a causa básica do problema e monitorar o sucesso. Velfredo Pareto foi um economista italiano que descobriu que a riqueza não era distribuída de maneira uniforme. Ele formulou que aproximadamente 20% do povo detinha 80% da riqueza criando uma condição de distribuição desigual. Os Diagramas de Pareto podem ser usados para identificar o problema mais importante através do uso de diferentes critérios de medição, como freqüência ou custo.

    Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe) O Diagrama Espinha-de-Peixe tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico. O Diagrama de Causa e Efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. Também conhecido como Diagrama de Ishikawa, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, da Universidade de Tóquio, em 1943, onde foi utilizado para explicar para o grupo de engenheiros da Kawasaki Steel Works como vários fatores podem ser ordenados e relacionados. Folhas de Verificação As folhas de verificação são tabelas ou planilhas simples usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso das folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos. São formulários planejados, nos quais os dados coletados são preenchidos de forma fácil e concisa. Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.

  • LETRA D

     

    FOLHA DE VERIFICAÇÃO = FAZ COLHEITA DE DADOS (OBSERVAÇÃO AMOSTRAL) = PODE SER USADA PRA SUPRIR OUTRAS FERRAMENTAS COM TAIS INFORMAÇÕES.

  • Após a aplicação da FVS - folha de verificação de serviço - será observado quais os serviços com qualidade consideravelmente insatisfatórios a fim de alimentar outras ferramentas da qualidade para que possam ser aplicadas as medidas de melhoria ou correção!

  • Assinale a opção que identifica o instrumento utilizado em programas de qualidade para agregar fatores causais de ocorrências indesejáveis passadas e alimentar outras ferramentas da qualidade.

    Folha de verificação. = relação de causa

  • Ferramentas da Qualidade

    Folha de Verificação - É uma ferramenta bastante simples, que tem por objetivo coletar informações sobre “quantas vezes” determinado problema/defeito ocorreu em determinado processo em um período de tempo definido. É importante para transformar “opiniões” em “fatos”.

    Histograma - É um gráfico de barras (retângulos), que tem por objetivo auxiliar o gestor a identificar e visualizar a frequência de determinado evento (defeito/problema). É uma ferramenta estatística que permite a visualização e a identificação das variações.

    Diagrama de Pareto - Regra do 80/20, 80% dos “resultados” (“problemas”) provêm de 20% de ”causas”. Auxilia o gestor a “focar” (priorizar) nos aspectos que mais geram impacto na situação analisada.

    Diagrama de Ishikawa - Auxilia o gestora identificar as causas de determinado problema. Diagrama de Causa-Efeito (Gráfico Espinha de Peixe)

    Diagrama de Dispersão- Possibilita ao gestor identificar se há ou não relação entre duas variáveis.

    Estratificação - Utilizada com o objetivo de “separar” dados e informações, de acordo com suas particularidades, para que sejam geradas informações mais precisas.

    Gráfico de Controle - Ferramenta de Controle Estatístico do Processo (CEP) utilizada para que o gestor consiga visualizar e analisar a variabilidade de um processo. tem por objetivo demonstrar ao gestor os desvios (as “não conformidades”) que estão ocorrendo em um processo, com o objetivo de que o gestor busque as causas desses desvios e implemente medidas para corrigi-los.

    Benchmarking - É um processo contínuo e sistemático de análise das práticas adotadas por empresas concorrentes, as quais são consideradas fortes e, na maioria das vezes, líderes de mercado. Consiste em estudar e comparar as práticas adotadas pela organização, em relação às “melhores” práticas adotadas no mercado, com o propósito de aprimoramento organizacional.

    Programa 5s (ou Housekeeping) - Trata-se de uma “filosofia” que tem por objetivo mobilizar e conscientizar os funcionários para que eles estejam motivados a mudar e buscar a organização e a disciplina no ambiente de trabalho. Os 5S são: Seiri (organização), Seiton (arrumação / ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização / higiene /saúde) e Shitsuke (disciplia / autodisciplina).

    Gabarito: D

    "Treine enquanto eles dormem, persista enquanto eles descansam, estude enquanto eles se divertem, sofra de Sindrome de Burnout aos 30 e morra de um AVC aos 40."