SóProvas


ID
2287609
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as afirmativas sobre os princípios gerais dos métodos potenciométricos e marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Os métodos potenciométricos de análises baseiam-se na medida do potencial de células eletroquímicas, sem o consumo apreciável de corrente.
( ) Um eletrodo de referência é uma meia-célula que tem um potencial de eletrodo conhecido, que permanece constante sob temperatura constante, e depende da composição da solução do analito.
( ) Um eletrodo indicador tem um potencial que varia de uma forma conhecida com alterações na concentração de um analito.
( ) Nos métodos potenciométricos, o potencial de junção líquida e suas incertezas são pequenos, podendo ser negligenciados, pois não limitam a exatidão e a precisão da medida.
Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( ) Os métodos potenciométricos de análises baseiam-se na medida do potencial de células eletroquímicas, sem o consumo apreciável de corrente. CORRETA.

     

    ( ) Um eletrodo de referência é uma meia-célula que tem um potencial de eletrodo conhecido, que permanece constante sob temperatura constante, e depende da composição da solução do analito. ERRADA. O potencial do eletrodo de referência independe da concentração do analito ou de outro íon presente na solução em estudo. 

     

    ( ) Um eletrodo indicador tem um potencial que varia de uma forma conhecida com alterações na concentração de um analito. CORRETA. Esse eletrodo depende da atividade do analito.

     

    ( ) Nos métodos potenciométricos, o potencial de junção líquida e suas incertezas são pequenos, podendo ser negligenciados, pois não limitam a exatidão e a precisão da medida. ERRADA. O potencial de junção líquida é o potencial desenvolvido através da ponte salina e é reduzido a alguns milivolts ou menos. Na maioria dos métodos eletroanalíticos, o potencial de junção líquida é suficientemente pequeno para ser negligenciado. 

     

    Fonte: Fundamentos de Química Analítica, tradução da 9ª edição, páginas 528 e 529.