SóProvas


ID
2288968
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os primeiros estudos sobre liderança enfocam, precipuamente, os traços de personalidade do líder, que o diferenciariam dos não líderes. Nesse sentido, a liderança era considerada algo nato. Tal abordagem, contudo, mostrou-se incompleta para explicar todos os aspectos que envolvem a liderança, notadamente para distinguir os líderes eficazes dos não eficazes. Para suprir tais lacunas, surgiram as denominadas teorias

Alternativas
Comentários
  • C) RIBAS (2014) - 3.3.5 Teoria da liderança situacional – Hersey e Blanchard
    Segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard, “liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação”.
    Necessita-se, então, de um método, pelo qual se consiga resultados predefinidos, com e por meio de pessoas.
    Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante: a maturidade dos subordinados. Para os autores, a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.
    • Maturidade: é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do próprio comportamento, e pode ser dividida em: maturidade no trabalho e maturidade psicológica.
    • Maturidade no trabalho: refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho, e é avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. pouca maturidade; 2. alguma maturidade; 3. bastante maturidade; e 4. muita maturidade.
    • Maturidade psicológica: refere-se ao querer ou à vontade, o que pressupõe autoconfiança e dedicação, e é também avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. raramente; 2. às vezes; 3. frequentemente; e 4. geralmente.

  • ABORDAGENS TRADICIONAIS A RESPEITO DA LIDERANÇA:

    1) Teoria dos traços de personalidade - antigamente, os autores imaginavam ser possível a identificação de certos "traços" de personalidade nos líderes, de forma a poder encontrar mais facilmente líderes em potencial;

    2) Teoria dos estilos de liderança - analisavam o efeito de diversos estilos dos líderes no desempenho das organizações e na satisfação das pessoas;

    3) Teorias Contingenciais ou Situacionais - levam em conta diversos fatores ambientais para determinar qual seria o melhor estilo de liderança em cada situação.

    In: Rennó, Rodrigo. "Administração Geral e Pública", p. 150.

    Entendo que a banca quis confundir o candidado ao misturar abordagens de teorias da administração com as teorias de liderança. Se o candidado já tiver estudado um pouco de liderança, vai marcar a alternativa C como correta, pois é a única que faz referência a uma abordagem de liderança que realmente existe (Situacional).

     

     

  • Não consigo entender o porquê da letra B ter sido considerada com incorreta. Entendo que tanto a B como a C são corretas. 

  • Mariana Goés, as Teorias de Estilos de Liderança também são conhecidas como Teorias Comportamentais.

  • As Teorias Comportamentais existem e estão baseadas no conceito de que liderança é um comportamento e, desse modo, pode ser treinada e desenvolvida. Aponta duas orientações para os líderes:

    1 - Líder orientado para a tarefa (produção) e

    2 - Líder orientado para pessoas/relacionamento.

    O trabalho mais conhecido entre essas teorias é o GRID GERENCIAL de Blake e Mouton (1964), que prescreve 81 tipos diferentes de liderança, escalonados/graduados de 1 a 9, tanto para tarefa quanto para pessoas/relacionamento, resumidos em 5 grades:

    (1,1) = 1 para tarefa e 1 para pessoas = "Laissez Faire" = Motivação das pessoas e tarefas da organização mantidas com mínimo esforço;

    (1,9) = 1 para tarefa e 9 para pessoas = "Country Club" = Atenção dada às pessoas gera ambiente amigável;

    (5,5) = 5 para tarefa e 5 para pessoas = "Meio Termo" = Balanço das exigências do trabalho com um certo grau de satisfação;

    (9,1) = 9 para tarefa e 1 para pessoas = "Autocrático" = Eficiência resulta de um proceso em que o elemento humano tem pouca importância e

    (9,9) = 9 para tarefa e 9 para pessoas = "Estilo Ideal" = Cumprimento da tarefa atingido através de reespeito e consideração pelas pessoas.

    Fonte: GranCursos - professora Kátia Lima.

    Como o comando pede a Teoria que sucedeu a Teoria dos Traços e se considerarmos a cronologia:

    Primórdios = Teoria dos Traços;

    1939 - White e Lippitt = Teoria dos Estilos de Liderança;

    1964 - Blake e Mouton - Grid Gerencial = Teorias Comportamentais e

    1986 - Hersey e Blanchard = Teorias Situacionais ou Contingenciais;

    a resposta correta seria, na minha opinião, Teoria dos Estilos de Liderança. Como não existe essa alternativa, a mais próxima seria, então, letra B, Teoria Comportamental de Blake e Mouton - Grid Gerencial (1964).

     

     

     

  • B) comportamentais, que extrapolam os traços de personalidade natos do líder, buscando atingir habilidades que podem ser desenvolvidas a partir de treinamentos.

    Significado de extrapolar

    Generalizar a partir de dados fragmentários.
    Aplicar (algo) a um outro domínio, para então inferir possibilidades, hipóteses.
    Ir além de; exceder, ultrapassar

    Eu creio que o erro da b, seja que a teoria comportamental não considera os traços no comportamento, talvez, até desconsidere.

    Creio que a frase estaria certa se fosse, assim:

    B) comportamentais, que desconsideram os traços de personalidade natos do líder, buscando atingir habilidades que podem ser desenvolvidas a partir de treinamentos.

     

  • b) comportamentais, que extrapolam os traços de personalidade natos do líder, buscando atingir habilidades que podem ser desenvolvidas a partir de treinamentos.

    Do meu ponto de vista o erro está na segunda parte. Segundo Ribas, na teoria Comportamental ( ou estilo de liderança) "o que predomina não são os traços de personalidade , mas, sim, o estilo de liderança adotado pelo líder, ou seja, o comportamento apresentado por cada líder."

     

    c) situacionais, que apontam que o comportamento do líder considera, também, as contingências e situações apresentadas pelo ambiente de trabalho. Correta

    Segundo Ribas, nas Teorias situacionais ( ou contingênciais) " Além de considerar o comportamento do líder, a situação vivenciada em determinado momento no ambiente de trabalho deveria ser também considerada, ou seja, o líder deve agir de acordo com  as contingências e situações apresentadas pelo ambiente

     

     

  • A "mais literal" no caso é a alternativa C, porém a B também está certa. O verbo extrapolar não alterou o sentido da teoria compartamental conforme alguns concurseiros tentaram justificar. Tipo de questão onde, se a banca escolhesse pela alternativa B, nos restaria aceitar do mesmo jeito.

  • O "x" da questão está no seu cabeçalho. Vejamos:

    "Os primeiros estudos sobre liderança enfocam, precipuamente, os traços de personalidade do líder, que o diferenciariam dos não líderes. Nesse sentido, a liderança era considerada algo nato. Tal abordagem, contudo, mostrou-se incompleta para explicar todos os aspectos que envolvem a liderança, notadamente para distinguir os líderes eficazes dos não eficazes. Para suprir tais lacunas, surgiram as denominadas teorias..."

    Galera, embora, de fato, a abordagem comportamental seja uma evolução da abordagem dos traços, ela não envolvia todos os aspectos relacionados à liderança. Exemplo disso seria o fator "ambiente", que não entrava no escopo de análise da liderança. 

    Somente com o surgimento da abordagem situacional, todos os aspectos da liderança (comportamento do líder, liderados e ambiente) foram submetidos à análise. 

  • B) comportamentais, que extrapolam os traços de personalidade natos do líder, buscando atingir habilidades que podem ser desenvolvidas a partir de treinamentos.

    Elas não esxtrapolam.

    Elas se opoem aos traços de personalidade natos do líder.

  • A priori, acreditei ser a letra "B" pela ordem da evolução, então, assisti a uma aula de Andreia Ribas que justificou o gabarito ser letra "C"

     

     

    O enunciado diz "...Para explicar todos os aspectos que envolvem a liderança, notadamente para distinguir os líderes eficazes dos não eficazes. Para suprir tais lacunas, surgiram as denominadas teorias:

     

     

    As teorias comportamentais vieram após a dos traços, no entanto, não supriram todas as lacunas sobre liderança, isso aconteceu somente com a teoria situacional.

  • A resposta correta é o item C.

     

    As abordagens contingenciais e situacionais enfatizam que o estilo de liderança deve se ajustar à situação, tendo como premissas que assim como a situação varia, também variam os requisitos de liderança.

    Em síntese, não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo, ou seja, partem do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação. A reciproca é verdadeira: cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.

     

    Sendo assim, podemos eliminar as alternativas A, D e E.

     

    Quanto ao item B: As teorias comportamentais procuram enfatizar os comportamentos que diferenciam os líderes uns dos outros. Se refere àquilo quo o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar.

     

    Gabarito: item C.

     

    Comentário Professor Mizael Monteiro

  • Que sutileza do enunciado!  Se não fosse o Franciso Higo não teria percebido.

    Efetivamente a questão parece pedir uma coisa, no entanto, pede aquela teoria que seria capaz de suprir TODAS as lacunas.

  • Chiavenato em seu livro Administração Geral e Pública, 2009:

    TEORIA DOS TRAÇOS: Foco nas características de personalidade do líder.

    TEORIAS COMPORTAMENTAIS: Foco nos estilos de liderança diante dos seguidores.

    TEORIAS CONTINGENCIAIS/SITUACIONAIS: Foco na adequação do comportamento do líder às diferentes características situacionais.

    Venceremos!

  • PULO DO GATO  -->  ... INCOMPLETA PARA EXPLICAR TODOS OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM A LIDERANÇA....

     

     

    I) Segundo Chiavenato, nas Teorias Situacionais de Liderança, os traços e o comportamento do líder atuam em conjunto com as contingencias situacionais para determinar os resultados, ou seja, as Teorias Situacionais procuram incluir a liderança no contexto ambiental em que ela ocorre, levando em conta o líder, os liderados, a tarefa, a situação, os objetivos, etc. A teoria situacional nada mais é que do que o avanço das teorias baseadas exclusivamente no estilo de liderança. Para Tannenbaum e Schmidt, precursores da teoria situacional, a liderança é um fenômeno situacional que se baseia em três aspectos: forças do líder, forças nos subordinados e forças na situação.

     

    1)Forças no líder: existente nas características pessoais do líder (facilidade de comunicação, vontade de delegar, etc.).

    2)Forças nos subordinados: Presente nas suas características, sua necessidade de autonomia, desejo de assumir responsabilidade, etc.).

    3)Forças na situação: Existente nas condições dentro das quais a liderança é exercida (estrutura organizacional, ambiente de trabalho, cultura, clima organizacional, etc.).

     

     

    II) Teoria dos Traços de personalidade, a qual define traços universais de personalidade, ou seja, inúmeras características que todos os líderes deveriam apresentar e considera que tais características são natas, nascem com o indivíduo. Resumindo, ou você nasce lider ou nunca será. 

     

     

    III) Teoria Comportamental, a qual não considera mais as características inatas como predominante pois a ênfase está no comportamento do líder, a liderança pode ser aprendida, e o líder apresenta determinado estilo de liderança. Os estudos sobre esses estilos de liderança consideram duas estruturas, uma orientada para as tarefas e outro centrado no empregado. A estrutura orientada para a tarefa – autoritária ou de iniciação – visa a direção e a produção. O outro, centrado no empregado – democrático ou participativo - apoia as necessidades destes e as necessidades de manutenção do grupo.

    A liderança não decorre exclusivamente de traços de personalidade, podendo ser aprendida e desenvolvida. (DEFINIÇÃO DADA PELA FCC)

     

     

    GAB C

  • Marquei comportamental, pois achei que a questão exigia a ordem cronológica. Depois, observando bem, contudo, notei a seguinte parte do comando - " mostrou-se incompleta para explicar todos os aspectos que envolvem a liderança, notadamente para distinguir os líderes eficazes dos não eficazes. " e, de fato, a teoria comportamental não explica todos os aspectos que envolvem liderança.

  • Uma coisa é o enunciado, outra é a resposta da questão. 

    O enunciado diz que os traços de personalidade não explicam todos os aspectos que envolvem a liderança, e por esse motivo as teorias evoluíuram. Entretanto, o passo seguinte seria a teoria comportamental, que também não dá conta de todos os aspectos, mas é resultante dessa lacuna existente.

    A questão não pergunta qual teoria engloba TODOS os aspectos, e sim o motivo de ter surgido uma segunda teoria na tentativa de suprir essas deficiências.

    Deveria ter sido anulada. 

  • essa foi sofrida de acertar, dps de muito pensar resolvi troca... ô cagada viu :D

  • As teorias comportamentais NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO SUPRIRAM OS TRAÇOS de personalidade. Cuidado com a letra B.


    A mais sensata e definida pela FCC foi a letra C

  • 2017

    A Teoria da Liderança Situacional, sustentada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, preconiza um modelo de análise da liderança com ênfase  

     a) nos liderados, levando em conta o grau de maturidade destes para escolher o estilo de liderança adequado.

     b) no ambiente externo, ponderando, para a escolha do líder ideal, as ameaças e desafios apresentados.

     c) no líder, notadamente nos traços de personalidade apresentados, que devem ser aderentes ao perfil da empresa.

     d) no comportamento do líder, classificado em diretivo ou persuasivo, e que deve ser cotejado com a situação apresentada.

     e) nas variáveis endógenas e exógenas da organização e como elas impactam o comportamento do líder.

     

    2014

    Os líderes podem compensar as limitações motivacionais e de capacitação de seus seguidores e agindo de acordo com a maturidade da equipe. Essa visão caracteriza o estilo de liderança denominado:

     a) Traços da Personalidade.

     b) Autocrática ou Autoritária.

     c) Situacional

     d) Visionária.

     e) Carismática

     

  • Depois de ler todos os comentários dos colegas, continuo achando que o gabarito é a letra B e não a C, isso porque as teorias comportamentais é que surgiram logo após a teoria dos traços, tendo as teorias situacionais vindo apenas depois.

     

    A questão não afirma em lugar nenhum que as teorias do comportamento tenham suprido TODAS as lacunas dos traços, apenas diz que as extrapolaram, ou seja, passaram além delas, o que é verdade.

  • típica questão que você erra quando estuda....

  • As teorias comportamentais tentam explicar que liderança não é decorrente apenas de estilo, mas do comportamento do líder.

     

    Já as teorias situacionais tentam explicar que liderança não é decorrente apenas do comportamento, pois a depender da situação, o líder será mais eficaz se tiver um ou outro comportamento.

     

    A questão peguntou justamente qual foi a teoria que distinguiu líderes eficazes dos não eficazes. Neste caso, a resposta está na letra C.

  • As teorias contingenciais ou situacionais da liderança representam um marco na evolução em relação às teorias dos traços e os estilos de liderança. Isso porque as teorias contingenciais ou situacionais partem do principio de que para cada situação apresentada haverá um estilo de liderança com comportamentos adequados, ao contrário das anteriores, que consideravam que traços ou características absolutas eram suficientes para caracterizar a liderança. 

    Bowditch e Buono (2002, p. 126) afirmam que"( ... ] não há um modo ideal de se liderar em todas as situações, ao invés disso, o estilo mais eficaz de liderança é contingencial, ou seja, depende da situação". Portanto, os líderes que conseguirem adaptar seus estilos e suas próprias escalas de valores às exigências de uma situação ou grupo específico serão sem duvida mais eficazes que os demais.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 3

     

  • o vídeo da resolução da questão do qc é péssimo.


    o pior é ver gente criando explicações para defender o gabarito da banca q é completamente aleatório. prova objetiva tem q ser objetiva.

  • C