SóProvas


ID
2288977
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os métodos de avaliação de desempenho ordinariamente aplicados podem se basear em metodologias que levam em conta medidas subjetivas, baseadas na percepção do avaliador sobre aspectos do avaliado, ou, em medidas objetivas, com foco na mensuração do desempenho propriamente dito. Constituem exemplos de metodologias que representam essas duas diferentes perspectivas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Métodos de Avaliação de Desempenho

     

    Segundo Chiavenatto (1999) os métodos de avaliação podem ser divididos em Tradicionais e Modernos.

     

    Os Tradicionais também são chamados de Subjetivos:

     

    Ø  Escala Gráfica: Utiliza um formulário de dupla entrada e avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos.

    Ø  Lista de Verificação: Baseada em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados a respeito de cada funcionário

    Ø  Escolha forçada:  Utiliza blocos de frases, devendo o avaliador escolher a frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado.

    Ø  Incidentes críticos: Observação e registro de aspectos, dos comportamentos considerados extremos, tanto os positivos quanto os negativos.

    Ø  Pesquisa de campo: considerado o método mais completo e mais demorado; baseia-se em uma entrevista no setor, em que se levantam as causas e motivos do desempenho do subordinado.

    Ø  Comparação dos pares: Considerado o mais simples e mais rudimentar; compara dois a dois os empregados de cada vez, anotando na coluna da direita aquele que é considerado melhor.

     

    Os Modernos também são chamados de Objetivos:

     

    Ø  360º : Está diretamente ligada à visão estratégica em que a preocupação é com o desempenho e as necessidades dos stakeholders; aqui o avaliado recebe feedbacks de todas as pessoas com quem se relaciona.

    Ø  Avaliação participativa por Objetivos APPO: considera o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados.

    Ø  Avaliação de competências: trata-se da identificação de competências conceituais – conhecimentos, habilidades e atitudes

    Ø  Avaliação de competências por resultados: é a verificação ou não das competências necessárias de acordo com o desempenho apresentado.

    Ø  Avaliação potencial: com ênfase no desempenho futuro, identifica as potencialidades do avaliado que facilitarão o desenvolvimento de tarefas e atividades que lhe serão atribuídas.

    Ø  Balanced Scorecard BSC: avalia o desempenho sob 4 perspectivas – financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado organizacional.

     

    Portanto a letra B está correta, porque como vimos Escala Grafica é um método de avaliação Subjetivo/Tradicional
    e a avaliaçao 360 é Objetivo/Moderno.

    Obs. Quanto à avaliação 3D não escontrei nenhuma referência.

    Bons estudos Galerinha.

  • Eu fiz esse concurso e errei essa questão.

    Até agora não consigo entender por que motivo a 360º é objetiva.

    Receber feedbacks das pessoas que se relacionam com vc não é algo objetivo, pelo contrário, é subjetivo pra caramba.

    Enfim... Segue o barco.

  • "SUBJETIVOS" * Os métodos "tradicionais" são: Escala Gráfica, Lista de Verificação (Checklist) Comparação de Pares, Pesquisa de Campo, Incidentes críticos e Escolha forçada.

    "OBJETIVOS" * Os métodos "modernos" são: Avaliação 360º, Avaliação 3D, Balanced Scorecard (BSC), Avaliação por Competências, Avaliação Participativa por Objetivos (APPO).  

  • LETRA B - 

    AVALIAÇÃO DE 360° 

    É feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma interação com o avaliado. Participam da avaliação, o chefe, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as pessoas ao redor do avaliado, em uma abrangência de 360 graus. 
    A avaliação feita pelo entorno é mais rica por produzir diferentes informações e vendas de todos os lados, e funciona no sentido de assegurar a adaptação e o ajustamento do funcionário às variadas demandas que ele recebe de seu ambiente de trabalho ou de seus parceiros. 

    ESCALAS GRÁFICAS 

    É um método baseado em uma tabela de dupla entrada, onde nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Os fatores de avaliação constituem em comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização. 
    O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza-se um formulário de dupla entrada, na qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Cada fator é definido em uma descrição sumária, simples e objetiva. Quanto melhor a descrição, maior será a precisão do fator. 
    Definindo os fatores de avaliação, o segundo passo é a definição dos graus para definir as escalas de variação do desempenho em cada fator de avaliação. Geralmente, utilizam-se três, quatro ou cinco graus de variação (ótimo, bom, regular, sofrível e fraco) para cada fator. 

  • Essa disciplina é incoerente d+, os autores parecem ter dado nomes às ferramentas, metodologias, teorias, etc... aleatoriamente. Além do mais, as classificações não conseguem ser lógicas de forma alguma. Como a companheira @Gabi afirmou anteriormente :

    " Até agora não consigo entender por que motivo a 360º é objetiva.

    Receber feedbacks das pessoas que se relacionam com vc não é algo objetivo, pelo contrário, é subjetivo pra caramba."

     

  • GAB: B

     

    As avaliações baseadas em medidas objetivas referem-se a métodos modernos, enquanto as avaliações baseadas em medidas subjetivas e de percepção aproximam-se dos métodos tradicionais de avaliação.

    Logo,

    a) Avaliação 3D (??) e Lista de Verificação (TRADICIONAL).

     b) Escala Gráfica (TRADICIONAL) e Avaliação 360º (MODERNO). - GABARITO.

     c) Comparação de Pares (TRADICIONAL) e Pesquisa de Campo (TRADICIONAL).

     d) Incidentes Críticos (TRADICIONAL) e Escolha Forçada (TRADICIONAL).

     e) Lista de Verificação (TRADICIONAL) e Escala Gráfica (TRADICIONAL).

  • A avaliação 360 é tida como  método de avaliação quantitativa (geram dados objetivos expressos por nota ou conceitos) e qualitativa (subjetiva) ao mesmo tempo. Constitui-se de duas etapas: 1- Os participantes responderão uma avaliação quantitativa em que há dados numéricos. 2- Na etapa qualitativa, há o feedback.

    (Fonte: gran cursos)

  • Objetiva: métodos modernos
    Subjetivo: métodos tradicionais

  • Eu acredito que a avaliação 360º vem de todos os lados, à medida que pares, funcionários, chefia e clientes o avaliam como mal funcionário, ela se torna objetiva por se obter a mesma avaliação de ambas as partes.

     

    O que eu não consigo compreender é como a pesquisa de campo é subjetiva, se a avaliação é atribuida a especialistas, deveria ser bem objetiva e bastante mensurável. Grande erro nessa disciplina é igualar tradicional com subjetivo e moderno com objetivo.

     

    Fui de letra "C" e não abro.

  • MNEMÔNICO PARA GRAVAR DE UMA VEZ POR TODAS QUAIS SÃO OS MÉTODOS TRADICIONAIS: - SUBJETIVAS

     

    Pesquisa de Campo

    Escala Gráfica

    Escolha forçada

    Lista de verificação 

    Incidentes críticos

     

    * PELLI *

     

    MNEMÔNICO MÉTODOS MODERNOS (ASSOCIAÇÃO DOS ALCÓLICOS ANÔNIMOS - AAA) - OBJETIVAS

     

    Auto-avaliação

    Avaliação 360º

    Avaliação Participativa por Objetivos 

     

    * AAA 

  • Não deceu esse gabarito "b"


  • http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/avaliacao-do-desempenho-por-competencias/23428/

  • FONTE: Professor Carlos Xavier (Noções de Administração)

    Escala grafica: Mais utilizado pelas organizações;   É rápido, fácil e barato; Sua elaboração e utilização NÃO DEPENDEM de especialistas

                             É superficial, subjetivo e genérico (o método da Escolha Forçada surgiu com o objetivo de acabar com isso)

  • Acredito que a chave da questão estão nos seguintes termos: " percepção do avaliador " e " mensuração do desempenho propriamente dito".

     

    Pensei o seguinte: qual a técnica que é quase sinônimo de efeito halo? escala gráfica -> traduzindo: percepção do avaliador.

    Aí na sequência pensei o seguinte: Na avaliação 360º o que se tem avaliado é o resultado propriamente dito, haja vista que até os clientes avaliam e estes avaliam o desempenho junto a eles.

  •  b)

    Escala Gráfica e Avaliação 360º.

    Simples, é so separar as avaliacoes por OBJETIVAS E SUBJETIVAS que da pra matar a questao.

    ESCALA GRAFICA - PERTENCE AO GRUPO DAS SUBJETIVAS,

    AVALIACAO 360 - PERTENCE AO GRUPO DAS OBJETIVAS.

  • Ate hoje eu nao entendo porque a AD 360 é considerada objetiva.

    Deveria sim, ser objetiva-subjetiva. Ha muitas divergencias nas Teorias Organizacionais.

  • Seguinte: diferença, quando é cobrada, entre SER SUBJETIVA E OBJETIVA é no fator de ser umm método tradicional -> subjetivo e o método moderno -> subjetivo.

    Com isso temos:

    A) não existe + método moderno ERRADA;
    B) método tradicional subjetivo + método moderno objetivo CERTA;
    C) método tradicional subjetivo + método tradicional subjetivo ERRADA;
    D) método tradicional subjetivo + método tradicional subjetivo ERRADA;
    e) método tradicional subjetivo + método tradicional subjetivo ERRADA;

     

    BIIIINGO

     

    GAB LETRA B

  • Os métodos que se baseiam em medidas subjetivas são os chamados todos tradicionais de avaliação de desempenho: escala, gráfica, listas de verificação, escolha forçada, incidentes críticos, comparação binária e pesquisa de campo. Já os que se baseiam em medidas objetivas, são os chamados todos modernos: avaliação 360° ou circular, avaliação participativa por objetivos, avaliação de competências, avaliação de competências e resultados, avaliação potencial e balanced scorecard.

     GABARITO: B

  • Métodos de Avaliação de Desempenho

    Tradicionais (subjetivos)

    --> Escala Gráfica

    --> Lista de Verificação (Checklist)

    --> Comparação de Pares

    --> Pesquisa de Campo

    --> Incidentes críticos

    --> Escolha forçada

    Modernos (objetivos)

    --> Avaliação 360º

    --> Avaliação 3D

    --> Balanced Scorecard (BSC),

    --> Avaliação por Competências,

    --> Avaliação Participativa por Objetivos (APPO)