- 
                                Métodos de Avaliação de Desempenho   Segundo Chiavenatto (1999) os métodos de avaliação podem ser divididos em Tradicionais e Modernos.   Os Tradicionais também são chamados de Subjetivos:   Ø  Escala Gráfica: Utiliza um formulário de dupla entrada e avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos. Ø  Lista de Verificação: Baseada em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados a respeito de cada funcionário Ø  Escolha forçada:  Utiliza blocos de frases, devendo o avaliador escolher a frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado. Ø  Incidentes críticos: Observação e registro de aspectos, dos comportamentos considerados extremos, tanto os positivos quanto os negativos. Ø  Pesquisa de campo: considerado o método mais completo e mais demorado; baseia-se em uma entrevista no setor, em que se levantam as causas e motivos do desempenho do subordinado. Ø  Comparação dos pares: Considerado o mais simples e mais rudimentar; compara dois a dois os empregados de cada vez, anotando na coluna da direita aquele que é considerado melhor.   Os Modernos também são chamados de Objetivos:   Ø  360º : Está diretamente ligada à visão estratégica em que a preocupação é com o desempenho e as necessidades dos stakeholders; aqui o avaliado recebe feedbacks de todas as pessoas com quem se relaciona. Ø  Avaliação participativa por Objetivos APPO: considera o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados. Ø  Avaliação de competências: trata-se da identificação de competências conceituais – conhecimentos, habilidades e atitudes Ø  Avaliação de competências por resultados: é a verificação ou não das competências necessárias de acordo com o desempenho apresentado. Ø  Avaliação potencial: com ênfase no desempenho futuro, identifica as potencialidades do avaliado que facilitarão o desenvolvimento de tarefas e atividades que lhe serão atribuídas. Ø  Balanced Scorecard BSC: avalia o desempenho sob 4 perspectivas – financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado organizacional.   Portanto a letra B está correta, porque como vimos Escala Grafica é um método de avaliação Subjetivo/Tradicional
 e a avaliaçao 360 é Objetivo/Moderno.
 Obs. Quanto à avaliação 3D não escontrei nenhuma referência. Bons estudos Galerinha. 
- 
                                Eu fiz esse concurso e errei essa questão. Até agora não consigo entender por que motivo a 360º é objetiva. Receber feedbacks das pessoas que se relacionam com vc não é algo objetivo, pelo contrário, é subjetivo pra caramba. Enfim... Segue o barco. 
- 
                                "SUBJETIVOS" * Os métodos "tradicionais" são: Escala Gráfica, Lista de Verificação (Checklist) Comparação de Pares, Pesquisa de Campo, Incidentes críticos e Escolha forçada. "OBJETIVOS" * Os métodos "modernos" são: Avaliação 360º, Avaliação 3D, Balanced Scorecard (BSC), Avaliação por Competências, Avaliação Participativa por Objetivos (APPO).   
- 
                                LETRA B -  AVALIAÇÃO DE 360° 
 
 É feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma interação com o avaliado. Participam da avaliação, o chefe, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as pessoas ao redor do avaliado, em uma abrangência de 360 graus.
 A avaliação feita pelo entorno é mais rica por produzir diferentes informações e vendas de todos os lados, e funciona no sentido de assegurar a adaptação e o ajustamento do funcionário às variadas demandas que ele recebe de seu ambiente de trabalho ou de seus parceiros.
 ESCALAS GRÁFICAS 
 
 É um método baseado em uma tabela de dupla entrada, onde nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Os fatores de avaliação constituem em comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização.
 O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza-se um formulário de dupla entrada, na qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Cada fator é definido em uma descrição sumária, simples e objetiva. Quanto melhor a descrição, maior será a precisão do fator.
 Definindo os fatores de avaliação, o segundo passo é a definição dos graus para definir as escalas de variação do desempenho em cada fator de avaliação. Geralmente, utilizam-se três, quatro ou cinco graus de variação (ótimo, bom, regular, sofrível e fraco) para cada fator.
 
- 
                                Essa disciplina é incoerente d+, os autores parecem ter dado nomes às ferramentas, metodologias, teorias, etc... aleatoriamente. Além do mais, as classificações não conseguem ser lógicas de forma alguma. Como a companheira @Gabi afirmou anteriormente : " Até agora não consigo entender por que motivo a 360º é objetiva. Receber feedbacks das pessoas que se relacionam com vc não é algo objetivo, pelo contrário, é subjetivo pra caramba."   
- 
                                GAB: B   As avaliações baseadas em medidas objetivas referem-se a métodos modernos, enquanto as avaliações baseadas em medidas subjetivas e de percepção aproximam-se dos métodos tradicionais de avaliação. Logo, a) Avaliação 3D (??) e Lista de Verificação (TRADICIONAL).  b) Escala Gráfica (TRADICIONAL) e Avaliação 360º (MODERNO). - GABARITO.  c) Comparação de Pares (TRADICIONAL) e Pesquisa de Campo (TRADICIONAL).  d) Incidentes Críticos (TRADICIONAL) e Escolha Forçada (TRADICIONAL).  e) Lista de Verificação (TRADICIONAL) e Escala Gráfica (TRADICIONAL). 
- 
                                A avaliação 360 é tida como  método de avaliação quantitativa (geram dados objetivos expressos por nota ou conceitos) e qualitativa (subjetiva) ao mesmo tempo. Constitui-se de duas etapas: 1- Os participantes responderão uma avaliação quantitativa em que há dados numéricos. 2- Na etapa qualitativa, há o feedback. (Fonte: gran cursos) 
- 
                                Objetiva: métodos modernos
 Subjetivo: métodos tradicionais
 
- 
                                Eu acredito que a avaliação 360º vem de todos os lados, à medida que pares, funcionários, chefia e clientes o avaliam como mal funcionário, ela se torna objetiva por se obter a mesma avaliação de ambas as partes.   O que eu não consigo compreender é como a pesquisa de campo é subjetiva, se a avaliação é atribuida a especialistas, deveria ser bem objetiva e bastante mensurável. Grande erro nessa disciplina é igualar tradicional com subjetivo e moderno com objetivo.   Fui de letra "C" e não abro. 
- 
                                MNEMÔNICO PARA GRAVAR DE UMA VEZ POR TODAS QUAIS SÃO OS MÉTODOS TRADICIONAIS: - SUBJETIVAS   Pesquisa de Campo Escala Gráfica Escolha forçada Lista de verificação  Incidentes críticos   * PELLI *   MNEMÔNICO MÉTODOS MODERNOS (ASSOCIAÇÃO DOS ALCÓLICOS ANÔNIMOS - AAA) - OBJETIVAS   Auto-avaliação Avaliação 360º Avaliação Participativa por Objetivos    * AAA  
- 
                                Não deceu esse gabarito "b" 
- 
                                
 http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/avaliacao-do-desempenho-por-competencias/23428/
 
- 
                                FONTE: Professor Carlos Xavier (Noções de Administração) Escala grafica: Mais utilizado pelas organizações;   É rápido, fácil e barato; Sua elaboração e utilização NÃO DEPENDEM de especialistas                          É superficial, subjetivo e genérico (o método da Escolha Forçada surgiu com o objetivo de acabar com isso) 
- 
                                Acredito que a chave da questão estão nos seguintes termos: " percepção do avaliador " e " mensuração do desempenho propriamente dito".   Pensei o seguinte: qual a técnica que é quase sinônimo de efeito halo? escala gráfica -> traduzindo: percepção do avaliador. Aí na sequência pensei o seguinte: Na avaliação 360º o que se tem avaliado é o resultado propriamente dito, haja vista que até os clientes avaliam e estes avaliam o desempenho junto a eles. 
- 
                                 b) Escala Gráfica e Avaliação 360º. Simples, é so separar as avaliacoes por OBJETIVAS E SUBJETIVAS que da pra matar a questao. ESCALA GRAFICA - PERTENCE AO GRUPO DAS SUBJETIVAS, AVALIACAO 360 - PERTENCE AO GRUPO DAS OBJETIVAS. 
- 
                                Ate hoje eu nao entendo porque a AD 360 é considerada objetiva.  Deveria sim, ser objetiva-subjetiva. Ha muitas divergencias nas Teorias Organizacionais. 
- 
                                Seguinte: diferença, quando é cobrada, entre SER SUBJETIVA E OBJETIVA é no fator de ser umm método tradicional -> subjetivo e o método moderno -> subjetivo.
 
 Com isso temos:
 A) não existe + método moderno ERRADA;
 B) método tradicional subjetivo + método moderno objetivo CERTA;
 C) método tradicional subjetivo + método tradicional subjetivo ERRADA;
 D) método tradicional subjetivo + método tradicional subjetivo ERRADA;
 e) método tradicional subjetivo + método tradicional subjetivo ERRADA;
   BIIIINGO   GAB LETRA B 
- 
                                
Os métodos que se baseiam em medidas subjetivas são os chamados métodos tradicionais de avaliação de desempenho: escala, gráfica, listas de verificação, escolha forçada, incidentes críticos, comparação binária e pesquisa de campo. Já os que se baseiam em medidas objetivas, são os chamados métodos modernos: avaliação 360° ou circular, avaliação participativa por objetivos, avaliação de competências, avaliação de competências e resultados,
avaliação
potencial e balanced scorecard.   GABARITO: B 
- 
                                Métodos de Avaliação de Desempenho   Tradicionais (subjetivos)   --> Escala Gráfica --> Lista de Verificação (Checklist)  --> Comparação de Pares --> Pesquisa de Campo --> Incidentes críticos  --> Escolha forçada   Modernos (objetivos)   --> Avaliação 360º --> Avaliação 3D --> Balanced Scorecard (BSC), --> Avaliação por Competências, --> Avaliação Participativa por Objetivos (APPO)