SóProvas


ID
2289865
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Leia o texto abaixo para responder a questão a seguir.


[Civilização e sofrimento]

    É uma afirmação corrente que boa parte da culpa dos sofrimentos humanos vem do que é chamado de nossa civilização. Seríamos bem mais felizes se a abandonássemos e retrocedêssemos a condições primitivas, satisfazendo nossos instintos básicos. Tal asserção me parece espantosa, porque é fato estabelecido – como quer que se defina o conceito de civilização – que tudo aquilo com que nos protegemos da ameaça das fontes do sofrer é parte da civilização.

    Como é que tantas pessoas chegaram a partilhar esse ponto de vista de surpreendente hostilidade à civilização? Acho que uma profunda insatisfação com o estado civilizacional existente preparou o solo no qual, em determinadas ocasiões históricas, formou-se essa condenação.



(Adaptado de: FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Penguin & Companhia das Letras, 2011, p. 31) 

Por apresentar deficiência em sua estrutura, é preciso CORRIGIR a redação da seguinte frase

Alternativas
Comentários
  • Um ponto de vista, revelando surpreendente hostilidade, consideram muitos que está na civilização, sendo esta a raiz dos nossos males. (considera?)

    Corrijam-me, se eu estiver equivocado. Obrigado! 

  • Quem é que considera? Muitos (sujeito)

    Está deveria ser flexionado no plural, concordando com o sujeito, muitos.

  •  

    Um ponto de vista, revelando surpreendente hostilidade, consideram muitos que estão na civilização, sendo esta a raiz dos nossos males.

  • Um ponto de vista, revelando surpreendente hostilidade, consideram muitos que estão na civilização, sendo esta a raiz dos nossos males.

    Muitos que estão...

  • Consideram não seria verbo de um ponto de vista, devendo estar no singular?

    Por favor, se alguém puder ajudar.

     

  • Olá pessoal! 

    Sobre a letra B: É inegável que muita gente considera, ao longo da história, que a civilização seja a grande responsável pelos sofrimentos humanos. 

    Não seria CONSIDERE???  Que eu considere, que tu consideres... Para mim a frase está no presente do SUBJUNTIVO e não no presente do indicativo. Inclusive o verbo SER, está flexionado no presente do subjuntivo: "que a civilização SEJA..."

    Podem me ajudar, por favor?

     

  • Caroline Konolsaisen, o presente do subjuntivo é usado para hipóteses, quando se tem dúvidas, eu acho que na B "é inegável" expressa uma certeza. 

    Pra não errar, eu uso o advérbio TALVEZ antes do presente do subjuntivo, como aprendi com o professor Décio Terror do Estratégia.

    E o verbo pode ficar no subjuntivo na segunda oração subordinada porque ocorre uma correlação (combinação) dos dois tempos verbais pra expressar a ideia do autor. 

     

     É inegável que (talvez) muita gente considere isso. - Fica estranho, né?

     

     É inegável que muita gente considera que (talvez) a civilização seja a grande responsável pelos sofrimentos humanos.

     

    Presente do Subjuntivo

    talvez eu estude

    Pretérito Imperfeito do Subjuntivo     

    se eu estudasse

    Futuro do Subjuntivo

    quando eu estudar

     

    Acho que é isso! Espero ter ajudado! 

  • Daniela Willers, muito obrigada! AJUDOU MUITO!!! Excelente dica!

  • Acho que a concordância verbal não vem ao caso, nessa questão.

    O enunciado diz por apresentar deficiência em sua estrutura.

    A redação da letra D está confusa.

  • Uma dúvida: na letra e) Não deveria haver uma vírgula antes do "porque"?

  • Olá, MR!!

    Respondendo à sua pergunta: Na verdade, poderia haver uma vírgula antes do "porque", e não deveria, pois essa vírgula é facultativa.

    Espero ter ajudado,Bons estudos!!!!

  • também fiquei na dúvida da vírgula antes do porque, visto que este indroduz uma oração coordenada explicativa, e no meu entendimento se separam todas as coordenadas não aditivas.

    se alguem puder justificar com base na gramática...

     

  • Sobre a alternativa "E":

     

     

     

     

    Temos uma silepse (concordância ideológica), vez que o verbo acreditar não concorda com o sujeito todos, mas sim com a ideia que nele está contida, qual seja, nós.

     

    Os princípios da civilização ainda estão sendo edificados porque todos acreditamos que, por meio deles, protegemo-nos de maiores sofrimentos.

     

    Definição de Silepse segundo o site http://www.soportugues.com.br/:

     

    A silepse é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordância anormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmente subentendido.

  • ''Para muita gente, os seres primitivos seriam mais felizes que os civilizados por estarem mais próximos da natureza, que dita os nossos instintos''

     

    detalhe: o ''que'' introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa, retomando o antecedente ''natureza'', razão pela qual o ''dita'' concorda com o ''que'' por ser este o sujeito da oração.

  • Pra mim, o verbo considerar concorda com o sujeito Um ponto de vista. Logo, "Um ponto de vista,..., considera".

    Já o termo que retoma muitos, então "...muitos que estão na civilização".

  • Vaz Costa, também gostaria de saber, pois todas as gramáticas em que olhei essa vírgula separando oração coordenada explicativa deve constar...o motivo só pode ser que a banca tem um conceito próprio do que seja "estrutura" e, pelo visto, não deve abranger necessariamente a gramática.

  • O ponto de vista CONSIDERA