SóProvas


ID
2289934
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Hermes foi contratado pela empresa Gama Engenharia para trabalhar como apontador no Município de Aracaju. Havia cláusula no contrato prevendo a possibilidade de transferência em razão de necessidade do serviço. Após dez meses, Hermes foi transferido em definitivo para o Município de Estância, acarretando mudança de seu domicílio, sob fundamento de real necessidade do serviço, sem qualquer comprovação. Nesse caso, conforme legislação aplicável e jurisprudência sumulada pelo Tribunal Superior do Trabalho, a transferência será

Alternativas
Comentários
  • REGRA: transferência unilateral é vedada. Mas pode ocorrer se houver aunência do empregado. Para haver transferência, deve ocorrer mudança de domicílio:

     

    Art. 469 - Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio .

     

    EXCEÇÕES: pode haver transferência:

    1) ocupantes de cargos de confiança

    2) contrato tenha como condição implícita ou explícita a possibilidade de transferência

    obs: em ambos os casos há necessidade de se comprovar a real necessidade do serviço!!

     

    Veja o que diz a Lei e a jurisprudência do TST, conforme exigido pela questão:

     

    art. 469 § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço. 

     

    Súmula nº 43 do TST. TRANSFERÊNCIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.

     

    obs: O adicional de 25% não seria devido, uma vez que a trasnferência não foi provisória.

     

     

     

  • Perfeita a explicação de Dilma concurseira

  • Exceltente Dilma, tinha me confundido.
    Editei meu resume e colei o seu. Isso aí.

  • Só acrescentaria uma terceira hipótese em que pode haver transferência do empregado, independente de sua anuência (mas sempre com a real necessidade do serviço): extinção do estabelecimento onde o empregado trabalha.

  • Complementando...

     

    OJ SDI 1 TST 113 - O fato de o empregado exercer cargo de confiança ou a existência de previsão de transferência no contrato de trabalho não exclui o direito ao adicional. O pressuposto legal apto a legitimar a percepção do mencionado adicional é a transferência provisória.

  • NECESSIDADE DO SERVIÇO - TRANSF. DO EMPREGADO - LOCALIDADE DIVERSA DO CT

    Presume-se ABUSIVO a transferência sem comprovação da necessidade do serviço.

  • Esclarecendo que, no caso em questao, mesmo que a necessidade de serviço tivesse sido comprovada, o empregado nao faria jus ao adicional de 25%, em se tratando de transferencia definitiva. 

  • GABARITO LETRA B

     

    CLT

     

    Art. 469 - Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio .

    § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço.

     

    SÚMULA 43 TST

    PRESUME-SE ABUSIVA a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, SEM COMPROVAÇÃO da necessidade do serviço.

     

    LEMBRA: SÓ EXISTE ADICIONAL PARA TRANSFERÊNCIA PROVISÓRIA ---> VALOR DE NO MÍNIMO 25%.

     

    NÃO CONFUNDA:

     ADICIONAL DE 25% ---> NATUREZA SALARIAL

     AJUDA DE CUSTO PARA AS DESPESAS DA TRANSFERÊNCIA(CLT ART.470) --> NATUREZA INDENIZATÓRIA

     

     

    BONS ESTUDOS,GALERA.NÃO DESISTAAM!! VALEEEU

  • sempre confundo com os 20% do auxilio noturno vampire diaries

    Tipo assim

  • RESUMO SOBRE TRANSFERÊNCIAS:

     

    1) Em regra, a transferência dos empregados é proibida!

     

    2) Admite-se, porém, a transferência: I) de empregados que exerçam cargos de confiança; II) daqueles em cujo contrato tenha condição, explícita ou implícita, a transferência; III) no caso de extinção do estabelecimento em que trabalhava o empregado.

     

    3) Para a transferência ser válida, é necessária a comprovação de necessidade do serviço (sem a comprovação, o TST não admite a transferência - ver Súmula 43).

     

    4) No caso de transferência provisória em razão de necessidade do serviço, deve-se pagar um adicional de pelo menos 25% ao empregado enquanto durar a transferência.

     

     

     

    GABI ''B'' 

  • Gab. Letra B.

     

    Art. 469, § 1° da CLT.

    Vide Súmula 43 do TST.

  • A transferência não pode ser arbitrária, e apresentar motivação razoável ou o empregador estará cometendo ato antijurídico. 

  • Muito obrigado, Murilo TRT e Oliver Queen!!!!

  • Gabarito (B).
    A questão ilustra caso de transferência definitiva, na qual não houve comprovação da real necessidade de serviço. Dessa sorte, conforme preceitua a
    SUM-43 do TST, presume-se abusiva tal transferência.
    SUM- 43 TRANSFERÊNCIA
    Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT24, sem comprovação da necessidade do serviço.

  • a) correta, porque havia cláusula expressa possibilitando a transferência a qualquer tempo em razão de alegação de necessidade do serviço. 

     

    O problema é que não houve a comprovação de necessidade e, segundo a súmula 43 do TST: Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço. Logo, alternativa errada. 

     

    b) presumidamente abusiva, porque apesar da previsão contratual de possibilidade de transferência, deverá ser comprovada a necessidade do serviço.  

     

    Exatamente. É essa a resposta com base na súmula 43 do TST: Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT24, sem comprovação da necessidade do serviço. Logo, alternativa correta. 

     

    c) ilegal, porque a lei prevê a possibilidade de alteração de local de trabalho somente após 1 ano da contratação, para evitar lesividade ao trabalhador, ainda que ocorra alegação de necessidade do serviço.

     

    Negativo. Inexiste essa previsão nesses termos. Logo, alternativa errada. 

     

     d) ilegal, porque é prevista a inamovibilidade como garantia ao trabalhador, salvo se houver vantagem econômica com acréscimo salarial de 25% e anuência expressa do empregado, ainda que não se comprove a necessidade do serviço. 

     

    Errado. Esse aumento de salário é previsto para transferências provisórias, isto é, temporarias. O funcionário, segundo a questão, foi transferido definitivamente. No caso de transferência provisória, em razão de necessidade de serviço, deve-se pagar um adicional de pelo menos 25% ao empregado enquanto durar a transferência. Não sendo este o caso, a alternativa está errada. 

     

     e) correta, porque a transferência seguiu todos os requisitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, fazendo parte do jus variandi do empregador alterar o local de trabalho do empregado, mesmo sem cláusula contratual expressa, em razão da alegação de necessidade do serviço. 

     

    Nada disso. Cadê a comprovação da necessidade? Logo, alternativa errada. 

  • TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE TRANFERÊNCIA EMPREGATÍCIA

     

     

    Mudança do domicílio.

     

     

    Regra  -  Bilateral.

     

    SALVO  -  Unilateral  ↓

     

     

    →  Cargo de confiança  -  Comprovada real necessidade de serviço.

     

    →  Contratos com condição implícita ou explícita  -  Comprovada real necessidade de serviço.

     

    →  Extinção do estabelecimento.

     

    →  Necessidade de serviço provisória  -  + 25%.

     

     

    •  Sergio, se não for comprovada a real necessidade de serviço? Presume-se abusiva a transferência.  (Súm. 43)

     

     

    •  As despesas resultantes da transferência correrão por conta do empregador.

     

     

    •  Empregado transferido, por ato unilateral do empregador, para local mais distante de sua residência, tem direito a suplemento salarial correspondente ao acréscimo da despesa de transporte. (Súm. 29)

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Gab - B

     

    CLT

     

    Art. 469 - Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio .

     

    § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço.                 

     

    § 2º - É licita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.

     

    § 3º - Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação.            

  • TRANSFERÊNCIA LÍCITA:

    -> Anuência do empregado + real necessidade do serviço

    -> Condição implícita/explicita + real necessidade

    -> Extinção do estabelecimento

    TRANSFERÊNCIA ILÍCITA:

    ->Quando não tiver real necessidade do serviço

    CONFIGURAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA:

    -> Aquela que acarreta a mudança de domicílio

    -> Precisa ser provisória

    -> Tem direito a adicional de 25%


  • Vamos analisar as alternativas abaixo:

    A) correta, porque havia cláusula expressa possibilitando a transferência a qualquer tempo em razão de alegação de necessidade do serviço.

    A letra "A" está errada porque de acordo com a súmula 43 do TST presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.

    Art. 469 da CLT Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio . 
    § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço. 

    B) presumidamente abusiva, porque apesar da previsão contratual de possibilidade de transferência, deverá ser comprovada a necessidade do serviço. 

    A letra "B" está certa porque de acordo com a súmula 43 do TST presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.

    Art. 469 da CLT Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio . 
    § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço. 

    C) ilegal, porque a lei prevê a possibilidade de alteração de local de trabalho somente após 1 ano da contratação, para evitar lesividade ao trabalhador, ainda que ocorra alegação de necessidade do serviço. 

    A letra "C" está errada porque é permitida a transferência desde que sejam atendidos os termos do artigo 469 da CLT e da Súmula 43 do TST. De acordo com a súmula 43 do TST presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.

    Art. 469 da CLT Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio . 
    § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço.
     § 2º - É licita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.

    D) ilegal, porque é prevista a inamovibilidade como garantia ao trabalhador, salvo se houver vantagem econômica com acréscimo salarial de 25% e anuência expressa do empregado, ainda que não se comprove a necessidade do serviço. 
    A letra "D" está errada porque de acordo com a súmula 43 do TST presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.

    Art. 469 da CLT Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio . 
    § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço. 

    E) correta, porque a transferência seguiu todos os requisitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, fazendo parte do jus variandi do empregador alterar o local de trabalho do empregado, mesmo sem cláusula contratual expressa, em razão da alegação de necessidade do serviço. 

    A letra "E" está errada porque de acordo com a súmula 43 do TST presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.

    Art. 469 da CLT Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio . 
    § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço. 
    § 2º - É licita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.

    O gabarito da questão é a letra "B". 
  • Art. 469 - § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço.

    Súm. 43 TST - Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.

    Gabarito: Letra B