SóProvas


ID
2290024
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


“Existe uma pequena chance de supervulcões (e não asteroides, como alguns pensam) terem acabado com os dinossauros, milhões de anos atrás, com sua lava e a sua fumaça tóxica. Então, como não conseguiriam destruir a nós, meros humanos?

Hoje, existem cerca de cinco supervulcões no mundo. Um dos menores consegue alcançar 240 mil km cúbicos (quase a Itália inteira) só com a lava. A fumaça alcançaria mais. Juntos, os cinco conseguiriam torrar uma grande parcela da população mundial, e ainda espalhariam fumaça letal aos montes. Isso sem falar que a fumaça ainda iria cobrir o céu da Terra por muito tempo, impedindo o sol de chegar às matas, matando tudo à nossa volta.”

Victor Bianchin: Adapt. de 6 maneiras como o mundo pode realmente acabar no futuro. In: Mundo estranho. São Paulo: Abril, 21 dez. 2012.


Obs.: Os números entre parênteses nas questões indicam o parágrafo em que se encontram os fragmentos apresentados.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a : conjunção conclusiva, começando o periodo expresso por uma pergunta retórica.

    B: GABARITO

    c:  As formas verbais embora estejam no gerundio  indicam, no contexto, que a atividade está acontecendo, no presente, está se protraindo no tempo.

    d: O correto seria os outros verbos estarem no mesmo tempo verbal, ficando: Estarei (futuro), ao inves de estar (presente), ficando em consonância com: enviando.

    e: Lógico que: conseguiriam, hipótese; não é o mesmo que: conseguiram, fato.

     

     

  • Deixa o Victor beber po!