SóProvas


ID
2291338
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Iamamoto (2000,p.79) desenvolve uma discussão sobre os rumos ético-políticos da profissão do Assistente Social, enfocando aspectos do trabalho desse profissional que merecem atenção. Dentre os aspectos indicados, está a relação entre o público e o privado. De acordo com a argumentação da autora sobre a relação entre público e privado, avalie as afirmativas:

I. De acordo com Iamamoto (2000) é necessário, atualmente, um profissional informado, crítico, competente e que tenha sua prática assentada no teoricismo estéril.

II. Para Iamamoto (2000) é basal que o Assistente Social transforme os espaços de trabalho estatais em espaços de trabalho de fato públicos.

III. Conforme Iamamoto (2000) é necessário que o Assistente Social viabilize a apropriação da coisa pública por parte da coletividade.

IV. Conforme Iamamoto (2000) o Assistente Social deve ampliar a ingerência de segmentos da sociedade civil em questões que lhes são concernentes.

V. Para Iamamoto (2000) atuar entre o público e o privado requer que o Assistente Social reafirme uma prática pragmática visando a atenção de alvos imediatos.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Epa! Não consegui entender essa IV. Peço ajuda dos/as universitárias....

  • Essa é mais uma da série: "Quanto mais estudo mais dúvida eu tenho".

    Gab- B

  • No livro "O serviço social na contemporaneidade", Iamamoto afirma:

     

    Finalmente, um outro aspecto que merece atenção no trabalho do assistente social é a relação entre público e privado. O desafio é transformar espaços de trabalho, especialmente estatais, em espaços de fato públicos, alargando as possibiliades de apropriação da coisa pública por parte da coletividade, o que se choca com a tendência de privatização do Estado persistente na história política brasileira. (...)O assistente social atuando na esfera das políticas sociais, das organizações e movimentos sociais, pode interferir, no âmbito de sua área de competência, para ampliar a ingerência de segmentos da sociedade civil em questões que lhe são concernentes, compartilhando propostas e decisões, contribuindo para romper as "caixas pretas" que guardam em segredo informações que necessitam ser difundidas junto à coletividade.

    Esse rumo ético-político requer um profissional informado, culto, crítico e competente. Exige romper tanto com o teoricismo estéril, quanto com o pragmatismo, aprisionados no fazer pelo fazer,em alvos e interesses imediatos.

     

    A ingerência afirmada no ponto IV foi colocada pela autora com o sentido de interferência, intervenção, influência, etc!!!

     

     

    Fonte: Iamamoto, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. - 15 ed - SP, Cortez, 2008, p.79

  • Obrigada @Aaracely Xavier assim ficou muito claro!

    Gosto muito dessas universitárias.

  • Significado de Ingerência

    substantivo femininoIntervenção; ação de ingerir, de intervir, buscando influenciar algo: sua ingerência no processo foi irrelevante.