SóProvas


ID
2292481
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A “Marcha para o Oeste” vinculada à historia do Mato Grosso no século XX, foi caracterizada como

Alternativas
Comentários
  • A denominada "Marcha para o Oeste" foi um projeto dirigido pelo governo Getúlio Vargas no período do Estado Novo, para ocupar e desenvolver o interior do Brasil. Tal projeto foi lançado na véspera de 1938, e nas palavras de Vargas, a Marcha incorporou "o verdadeiro sentido de brasilidade", uma solução para os infortúnios da nação.É considerado por muitos brasileiros como a maior aventura do século XX.

     

    fonte http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/marcha-para-o-oeste/

  • MARCHA PARA O OESTE (DÉCADA DE 40)  A Marcha para o Oeste foi criada pelo governo de Getúlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste, que organizou um plano para que as pessoas migrassem para o centro do Brasil, onde havia muitas terras desocupadas. O objetivo fundamental do programa era, sem dúvida alguma, quebrar os desequilíbrios regionais pela implantação de uma política demográfica que incentivasse a migração, na tentativa de diminuir os desequilíbrios existentes entre as diversas regiões do país. Para que a política de Getúlio desse certo, era necessário a criação de uma base de apoio nos estados periféricos, como Goiás, Mato Grosso e Paraná, que ficariam encarregados pela produção de alimentos e de matérias-primas capazes de abastecer o novo pólo industrial do sudeste. A ocupação do centro-oeste visava também a ser uma etapa preliminar à ocupação da Amazônia. Getúlio Vargas organizou a “Marcha para o Oeste", contemplando a região Centro-Oeste com dois projetos de colonização: um, na cidade de Ceres em Goiás, e outro, em Dourados, no atual Mato Grosso do Sul. O programa “Marcha para o Oeste”, instituído durante o Estado Novo (1937 -1945), tinha o propósito: Formar uma nova geração de agricultores, intervindo em seu cotidiano, na forma como trabalhava e impondo regras disciplinadoras. Vieram colonus Sulista para ocupar as terras de  Mato Grosso, com objetivos de criar colonos agrícolas. Isso tudo ocorreu era da ditadura Vargas, sendo este o primeiro movimento promovido pelo Governo Federal objetivando a ocupação e colonização das terras mato-grossenses sob o patrocínio do presidente Getúlio Vargas. (1930 a 1945) ( Marcha para o Oeste, ocupar o MT e Amazônia, visava ocupar os espaços "vazios" Durante o Estado Novo.

  • Gabarito: A

    A denominada "Marcha para o Oeste" foi um projeto dirigido pelo governo Getúlio Vargas no período do Estado Novo, para ocupar e desenvolver o interior do Brasil. Foi lançado na véspera de 1938, e nas palavras de Vargas, a Marcha incorporou "o verdadeiro sentido de brasilidade", uma solução para os infortúnios da nação. 

    Os Objetivos da Macha Para o Oeste eram basciamente:

    Política demográfica de incentivo à migração;

    Criação de colônias agrícolas;

    Construção de estradas;

    Reforma Agrária;

    Incentivo à produção agropecuária de sustentação;

    Atraindo assim uma grande parte de produtores da região Sul e Sudeste.

    Transcorrida por cerca de quarenta anos, a Marcha Para o Oeste fundou cerca de 43 vilas e cidades, construiu 19 campos de pouso.

    Foco, Força e Fé

    Jesus Rei e Salvador

  • GAB.: A

    "MARCHA PARA O OESTE" --->> Iniciada na década de 1940, no Governo de Getúlio Vargas, foi uma política federal de ocupação dos “espaços vazios” da Amazônia e do Centro-Oeste e objetivava diversificar a agricultura para dar sustentação ao processo de industrialização concentrado na região centro-sul do país. Dentre os projetos para ocupar as terras na fronteira amazônica e integrá-la à economia nacional, cita-se: a construção de rodovias, projetos de colonização agrícola, programas de incentivos fiscais, subsídios de atividades agropecuárias e agroindustriais.

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Sérgio Henrique - História e Geografia do Mato Grosso