-
Gabarito D:
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Fayol definiu elementos da Administração, ou funções do administrador:
• Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
• Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.
• Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
• Coordenar: ligar, unir harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
• Controlar: verificar que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Estes são elementos que devem existir em qualquer trabalho, nível ou área de atividade de uma empresa. Tanto o diretor, gerente, chefe, supervisor…desempenham essas atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.
Fonte: https://jonessoares.wordpress.com/2012/04/16/os-14-principios-e-funcoes-de-fayol/
-
RESPOSTA: D
PROCESSO ORGANIZACIONAL - P O D C:
Planejamento:
. Pensar antecipadamente em obejtivos e ações;
. Objetivos e metas
~> Estratégico
~> Tático
~> Operacional
Organização: estruturação.
. Distribuir tarefas e recursos;
. Alocar recursos;
. Reunião e coordenação de atividades.
Direção: competência interpessoal e gestão de pessoas.
Controle:
. Estabelecer um padrão;
. Avaliar o desempenho;
. Comparar o padrão;
. Agir corretivamente.
-
Complementando...
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação, se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
(..)
O processo do controle apresenta quatro etapas ou fases:
1. Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;
2. Avaliação ou mensuração do desempenho atual;
3. Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos.
4. Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
O processo do controle se caracteriza pelo seu aspecto cíclico e repetitivo.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p380
bons estudos
-
O Processo Administrativo é composto pelas seguintes funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar. Vejamos a definição de cada uma dessas funções, com base nas lições do autor Idalberto Chiavenato:
1. Planejar: É a função administrativa que define os objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Os principais tipos de Planejamento são: Estratégico ( Nível institucional, aborda a organização como um todo); Tático ( Nível intermediário, aborda cada unidade organizacional separadamente); e Operacional ( Nível operacional, aborda cada operação separadamente);
2. Organizar: Ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições;
3. Dirigir: Está relacionada a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados, isto é, por meio da atividade das pessoas e da aplicação de recursos que compõe a organização.
4. Controlar: Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados da melhor maneira possível. Assim, o controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção sejam bem-sucedidos.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública, 3ª Edição. São Paulo: Manole, 2012.
-
A galera falando de PODC nos comentários, mas isso é um conceito do Peter Drucker.
Fayol é o POCCC.
O comentário da Vanessa explanou bem isso.
Se liguem, povo!
-
Classificação correta: Processo organizacional QC!
-
Letra (D).
Antes de tudo, chama-se "funções administrativas" quando tais atividades são vistas separadamente; quando vistas em conjuntos, denominam-se processo organizacional (ou administrativo).
O processo administrativo segundo os autores citados na questão:
FAYOL
- Prever
- Organizar
- Comandar
- Coordenar
- Controlar
NEWMAN
- Planejamento
- Organização
- Liderança
- Controle
KOONTZ
- Planejamento
- Organização
- Designação de Pessoal
- Direção
- Controle
Quanto à letra (E), comunicação não é, em si, uma função administrativa, mas serve de alicerce a todas as funções componentes do processo organizacional. Especificamente, ela é inerente à direção.
At.te, CW.
IDALBERTO CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª edição. Editora Campus, 2004.
-
A letra A está errada.
A função organização é o processo de criar uma estrutura organizacional, por meio da qual se define o trabalho que as pessoas devem realizar. Portanto, em termos organizacionais, podemos estabelecer sua estrutura definindo com precisão:
as responsabilidades e tarefas - obrigações, funções, papéis, deveres e tarefas que pessoas ou grupos têm;
a autoridade - refere-se ao poder de decisão investido em uma pessoa ou grupo; e
a estrutura de comunicação disponível - a interligação das unidades de trabalho, possibilitando uma ação coordenada.
O erro está em afirmar que a atividade organização não é passível de delegação. A delegação pode ocorrer em três das funções administrativas. É a transferência de atividades de planejamento, organização e controle, de um gestor para um colaborador ou para uma equipe.
A letra B está errada.
O planejamento é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais. O planejamento está relacionado com as demais funções administrativas, como a organização, a direção e o controle, influenciando e sendo influenciado por todas elas, a todo momento e em todos os níveis da empresa.
A letra C está errada.
A direção é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefasantecipadamente planejada, ou seja, designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles. Não é a direção que estabelece os objetivos e metas da organização, mas sim o planejamento.
A letra D está correta.
O controle é a função administrativa que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar suas repetições.
Para Idalberto Chiavenato, umas das fases do controle é a ação corretiva. Assim, as variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas.
A letra E está errada.
Além de exercida no âmbito externo, a comunicação é usada também no ambiente interno. Uma classificação interessante é a exposta por Kunsch (2003), visando o conceito de comunicação em função dos seus fins: entende-se por comunicação interna aquela que engloba, dentro das redes formal e informal, a comunicação entre a organização e seus colaboradores.
Gabarito: Letra D (Comentário Adriel Sá)
-
Da letra A: ajuste espontâneo --> coordenação e não organização.