SóProvas


ID
2292532
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As organizações públicas, assim como as privadas, vêm enfrentando, nas últimas décadas, grandes desafios de adaptação e busca da excelência na atuação e satisfação das expectativas dos consumidores e dos cidadãos. Nesse contexto, emergem convergências e, também, importantes diferenças entre a gestão pública e a privada, eis que

Alternativas
Comentários
  • D) Com relação ao conteúdo das experiências, as iniciativas premiadas nas várias edições do Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Helio Beltrão, voltadas diretamente para prestação de serviços aos usuários-cidadãos, com qualidade e eficiência, podem ser agrupadas em quatro categorias12 : - As Centrais de atendimento, que oferecem informações, integração de serviços em "guichê único", atendimento direcionado às necessidades dos usuários e, principalmente, atendimento conclusivo, ou seja, todo o processo - da demanda em relação ao produto ou serviço à obtenção do resultado - realiza-se num único lugar e no menor tempo possível; - O Atendimento itinerante, que se refere à prestação de serviços e informações a segmentos de usuários evitando o seu deslocamento para obtenção do serviço demandado. Inclui o atendimento dos usuários em suas próprias comunidades, bem como a viabilização de meios de acesso a serviços prestados em locais distantes. Nesse processo são prestados informações e esclarecimentos, atendimento às necessidades locais, bem como serviços; - Utilização de tecnologias de informação para prestação de informações/serviços ao usuário-cidadão (serviços informatizados on line, internet, serviços que usam o sistema de telefonia e outros meios de comunicação como o rádio); - Experiências voltadas para a revisão de processos tradicionais de atendimento aos usuários-cidadãos visando garantir maior agilidade e menor tempo de espera.

     

    http://www.reformadagestaopublica.org.br/Terceiros/Autores/Nassuno,Marianne/marianne.pdf

  • A) ERRADA Os escritos de Bresser-Pereira apontam o Decreto-lei nº 200/1967 como o primeiro momento da administração gerencial no Brasil.

     

    B) ERRADA O princípio da EFICIÊNCIA está disposto na CF e se aplica a administração direta e indireta

     

    C) ERRADA Pelo contrário, alguns princípios como o da EFICIÊNCIA vianilizam a gestão por resultados na administração pública.

     

    D) CERTA

     

    E) ERRADA. De acordo com Paludo a gestão por resultados está presente em dois pontos essenciais na administração pública: o fortalecimento do planejamento orientando a atuação administrativa e a sua maior integração com o orçamento; e a motivação do servidor público.

     

    Fonte: Administração Pública  - Paludo

  • D) Correta.

     

    O mundo assistiu a uma transformação nos modelos de gestão das empresas privadas no período pós-guerra. A concorrência da economia global, a mobilidade do capital internacional, os surpreendentes avanços das telecomunicações, o processamento e a recuperação da informação produziram uma economia baseada no conhecimento - trabalhadores exigiam autonomia e cidadãos/consumidores, produtos de quaidade.

    Os cidadãos, detentores de direitos e deveres, passaram a exigir do Estado uma atuação mais eficiente, eficaz e efetiva, na mesma medida dos clientes da empresa privada.

    Para atender ao cidadão mais exigente, a administração pública foi buscar nos modelos de gestão desenvolvidos no ambiente das empresas privadas contemporâneas, inspiração para empreender a reforma do estado - modelos de qualidade; planejamento estratégico e balanced scorecard; mensuração do desempenho, através de indicadores; a gestão dos processos de trabalho; os modelos de gerenciamento de projetos; o benchmarking; brainstorming; controles estatísticas e outros.

     

    Elisabete de Abreu e Lima, "Administração Geral e Pública", 2017, p. 97.

  • D) Certa

    Administração Pública: O cidadão, membro da sociedade, o qual tem seus direitos e deveres.

    Administração Privada: O cliente, indivíduo que manifesta suas escolhas no mercado

    Partindo do pressuposto, que os destinatários das ações empreendidas pelas organizações públicas são os cidadãos, a administração pública pode utilizar algumas ferramentas do setor privado para melhorar suas práticas, tendo em vista que o cidadão é o seu cliente (aquele que utiliza os serviços públicos), e portanto almeja receber um serviço de qualidade.

     

    Ps: Meu raciocínio, baseado em minhas aulas de administração pública. rs

     

    FOCO, FORÇA E FÉ SEMPRE!

  • Pequeno comentário à questão ''e'', pois ela é, de fato, interessante.

    O modelo de gestão pública gerencial, modelo implantado,NÃO OBSTANTE, AINDA em processo de consolidação no Brasil, fixa como umas das formas de desencadear maior impulso aos servidores públicos e, sobretudo, competividade entre unidades administrativas a possibilidade da remuneração por resultados. É uma forma de estímulo à ênfase para os resultados. NÃO OBSTANTE, SABE-SE QUE MUITO DA ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL AINDA NÃO FORA CONTEMPLADO NO ATUAL PERÍODO, SOBRETUDO, O FOCO NOS RESULTADOS E REMUNERAÇÕES VARIÁVEIS. DEMONSTRANDO O SUCESSO PARCIAL DO PDRAE.

  • Conforme o PDRAE...


     a) ERRADO
    Administração Pública Gerencial
    - Emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior

     

      b) ERRADO
     É preciso, agora, dar um salto adiante, no sentido de uma administração pública que chamaria de “gerencial”, baseada em conceitos
    atuais de administração e eficiência, voltada para o controle dos resultados e descentralizada para poder chegar ao cidadão, que, numa sociedade
    democrática, é quem dá legitimidade às instituições e que, portanto, se torna “cliente privilegiado” dos serviços prestados pelo Estado.

     

      c) ERRADO 
    administração pública que chamaria de “gerencial”, baseada em conceitos atuais de administração e eficiência, voltada para o controle dos resultados e descentralizada para poder chegar ao cidadão, que, numa sociedade democrática, é quem dá legitimidade às instituições e que, portanto, se torna “cliente privilegiado” dos serviços prestados pelo Estado


      d) CORRETO 

     

      e) ERRADO 
    pretende-se valorizar o servidor público, propiciando-lhe motivação profissional, remuneração condizente com o mercado de trabalho nacional, além de razoável segurança no emprego. 
     

  • LETRA D

     

    A Administração pública pode e deve melhorar suas práticas a partir da utilização de técnicas consagradas pela iniciativa privada - o que não pode é simplesmente aplicar as práticas privadas sem uma adaptação adequada à realidade pública.

     

    Administração Pública, Augustinho Paludo, 6ª edição.

  • DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO PRIVADA

     

                                                                                       

     

    A Administração Pública deve seguir os seus princípios constitucionais (LIMPE), mas a gestão privada não tem esta necessidade (ou tem em diferente grau, como no caso do princípio da legalidade – o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido, já o gestor público só pode fazer o que estiver autorizado em lei.).

     


     A motivação das autoridades públicas é a reeleição, a dos empresários é o lucro.

     

     

     Enquanto as empresas se motivam pelo lucro, a gestão pública tem como motivação a consecução do interesse público.

     

     

    As empresas recebem seus recursos dos clientes que consomem seus produtos, enquanto o governo recebe por meio de impostos, sendo esta uma de suas fontes de receita.

     

     

    As empresas normalmente trabalham em regime de competição; os governos usam habitualmente o sistema do monopólio.

     

     

    O controle das empresas é feito pelo mercado; o da administração pública é feito pela sociedade mediante políticos eleitos.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • A - o modelo de administração gerencial somente é passível de aplicação no setor privado, considerando a supremacia do interesse público sobre o particular. (o modelo gerencial se originou da adm privada)

    B - eficiência é um conceito próprio das instituições privadas, não aplicável ao âmbito público, eis que a ação governamental é pautada pela legalidade.(relacionada ao custo da ação e se aplica a adm pública)

    C - os princípios aplicáveis à Administração pública e o regime jurídico a que se submete inviabilizam a administração por resultados. (modelo gerencial preza pelo foco nos resultados)

    D - a Administração pública pode melhorar suas práticas utilizando metodologias desenvolvidas pelo setor privado com foco no cidadão-cliente. - CORRETO

    E - o objetivo da gestão pública é proporcionar o bem-estar à coletividade, enquanto o da iniciativa privada é o lucro, razão pela qual não se aplicam ao setor público os instrumentos de remuneração por resultados. (são aplicados no metodo gerencial)


  • Fiquei em dúvida entre "d" e "e" errei achando que  a "d" estava incompleta, visto que essas políticas são adaptadas ao modelo público segundo Paludo:

    A reforma gerencial significa a introdução da cultura e das técnicas gerenciais modernas na administração pública (regra geral, oriundas da iniciativa privada).

    A  administração gerencial aplicada na Administração Pública não é a mesma da iniciativa privada, haja vista as particularidades que permeiamva Administração pública. Em outras palavras: a administração gerencial foi adaptada à realidade pública.

     

  • A Gestão Pública pode melhorar as suas práticas ao utilizar as metodologias e técnicas desenvolvidas pelo setor privado, com foco no cidadão-cliente. O modelo gerencial tem como foco o alcance de resultados dentro do setor público, sempre com a finalidade de buscar o bem-estar social comum. Nesse sentido, é possível atribuir uma gratificação aos gestores públicos pela apresentação de bons resultados. O que não pode existir é uma busca pela lucratividade, pois essa é uma característica do setor privado.

    (Prof. Weskley Rodrigues, Gran Cursos)

  • Entendo que a D esteja correta (seria um convergência)

    Mas pelo o que eu entendi da questão, ela está pedindo convergência e diferença