SóProvas


ID
2292535
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considera-se bem sucedida a gestão de um projeto quando o mesmo é concluído no prazo estabelecido, dentro do custo estimado, respeitando os requisitos de segurança e qualidade e, notadamente, quando seus resultados atendem às necessidades dos clientes, da alta administração e das demais partes interessadas. Para consecução de tais finalidades, o PMBOK, que é uma das principais publicações do Project Management Institute – PMI, descreve algumas áreas de conhecimento fundamentais, entre as quais,

Alternativas
Comentários
  • Existem nove áreas de conhecimento, são elas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.

    A área de conhecimento - Escopo descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso.

    Existem três processos de planejamento (três primeiros) e dois processos de controle e monitoramento (dois últimos). Os processos de planejamento criam um plano para o gerenciamento de escopo. Os processos de controle e monitoramento controlam se que o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento e a verificação confirma com o cliente que está tudo correto.

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/areas-de-conhecimento-segundo-o-pmbok/27129

  • Corrigindo a colega, na versão 5 do PMBOK (a mais atual) são 10 áreas de conhecimento: Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas.

    No Gerenciamento do Escopo, existem 4 processos no grupo de Planejamento (Planejar o gerenciamento do escopo, Coletar os requisitos, Definir o escopo e Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)) e 2 processos no grupo de monitoramento e controle (Validar o escopo e Controlar o escopo).

    Cuidado pois há diferenças no número de processos da versão 4 e a 5 do PMBOK. Atualmente as bancas têm cobrado a versão 5.

  • Não sou muito de me apegar a mnemônicos. Mas criei esse rapidinho, sem muita pretensão e acabou me ajudando.

     

    EITA, RH RI do CU COM QUALIDADE STAKEHOLDERS


    Escopo
    Integração
    Tempo
    Aquisições
    RH
    RI
    scos
    CUstos
    COMunicação
    QUALIDADE
    STAKEHOLDERS

     

    Bons estudos, galerinha do fuzuê!

  • E

    E

    T

    C

     

    I

    C

    Q

     

    R

    A

    R

  • Área de conhecimento:

    - Gerenciamento da integração do projeto: incluindo as atividades e os processos utilizados para integrar os processos e suas atividades, incluindo sua identificação, definição, combinação, unificação e coordenação.

    - Gerenciamento do escopo do projeto: está ligado aos processos que estabelecem quais os trabalhos que serão realizados no projeto, para que apenas os esforços necessários para concluir o projeto com sucesso sejam empreendidos, evitando desperdícios. Busca definir claramente o que está dentro do projeto, para que atividades estranhas não sejam incluídas. Inclui os processos de: coletar os requisitos; definir o escopo; criar a EAP; verificar o escopo; controlar o escopo. 

    - Gerenciamento do tempo do projeto: inclui os processos ligados ao uso de recursos (inclusive tempo), à definição de suas atividades, sua duração e sequência, além do estabelecimento de cronogramas. Serve essencialmente para que o projeto possa ser gerenciado de modo a acabar pontualmente.

    - Gerenciamento dos custos do projeto: trata-se da área de conhecimento ligadas à estimativa e controle de custos, além da determinação do orçamento do projeto. A ideia aqui é que o projeto possa ser encerrado dentro do orçamento aprovado.

    - Gerenciamento da qualidade do projeto: esta área do conhecimento busca fazer com que o projeto seja executado com a qualidade prevista, incluindo o planejamento, garantia e controle da qualidade.  “O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido.

    - Gerenciamento dos recursos humanos do projeto: é a área do conhecimento ligada ao gerenciamento das pessoas que fazem parte da equipe do projeto, seus papeis e responsabilidades. Incluem processos de desenvolver o plano de RH, mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto.

    - Gerenciamento das comunicações do projeto: Aqui se incluem “os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada. Inclui os processos de identificar as partes interessadas (stakeholers).

    - Gerenciamento dos riscos do projeto: está ao gerenciamento dos eventos que possam acontecer durante o projeto, maximizando a probabilidade e o impacto de eventos positivos e minimizando a probabilidade e o impacto dos eventos negativos.

    - Gerenciamento das aquisições do projeto: é a área de conhecimento que lida com as compras de produtos, serviços ou resultados externos pelo projeto e sua equipe.

    Tirei do material do Estratégia.

  • Quem dera que todas as questões de PMBook fossem cobradas nesse nível de facilidade hahaha.

  • EAP ----> ESCOPO

  • A versão mais recente do PMBOK é a 6ª Edição, na qual houve alterações significativas na matriz áreas de conhecimento X grupos de processos de gerenciamento de projetos. 

    Áreas de conhecimento (5ª Edição) --> Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas.

    Áreas de Conhecimento (6ª Edição) --> Integração, Escopo, Cronograma, Custos, Qualidade, Recursos do projeto, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas.

    Dentre as atividades contidas em cada grupo de processos, todas as áreas de conhecimento tiveram modificações, exceto o Gerenciamento de Escopo.

    Em relação à questão, a resposta correta é a letra A (Gerenciamento de Escopo), pois nenhuma das outras alternativas classificam-se como uma área de conhecimento do PMBOK.

  • Lembre-se das 10 áreas de Conhecimento do PMBOK:

    1 - Gerenciamento da Integração do Projeto

    2 - Gerenciamento do Escopo do Projeto

    3 - Gerenciamento do Tempo do Projeto

    4 - Gerenciamento dos Custos do Projeto

    5 - Gerenciamento da Qualidade do Projeto

    6 - Gerenciamento dos Riscos do Projeto

    7 - Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto

    8 - Gerenciamento das Comunicações do Projeto

    9 - Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto

    10 - Gerenciamento das Aquisições

    A única alternativa que contém um nome de uma área de conhecimento é a 'A'. E além disso a descrição está correta.

    GABARITO: A

  • ATENÇÃO PARA NÃO COMENTAREM MAIS RELACIONANDO COM A 5º EDIÇÃO.

    JÁ há a 6ª edição. As diferenças entre essas edições serão o foco dos próximos concursos.

    Pela 5° edição, eu havia memorizado as áreas pela 'sigla':CARCETRIPQ.

    Mas como já tem a 6° edição, e houve a troca das áreas:

    Tempo --> Cronograma       e       Recursos Humanos --> Recursos

    Já mentalizei: CARCECRIPQ

  • Criação da estrutura analítica do projeto está dentro da área de conhecimento gerenciamento de escopo e dentro do grupo de processos de planejamento.

     

  •  De acordo com o PMBOK 6ª Edição.

    As dez áreas de conhecimento descritas neste guia são:

    >Gerenciamento da integração do projeto. Inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projetos nos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos.

    >Gerenciamento do escopo do projeto. Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que o mesmo termine com sucesso.

    >Gerenciamento do cronograma do projeto. Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto.

    >Gerenciamento dos custos do projeto. Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

    >Gerenciamento da qualidade do projeto. Inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender as expectativas das partes interessadas.

    >Gerenciamento dos recursos do projeto. Inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

    >Gerenciamento das comunicações do projeto. Inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente organizadas de maneira oportuna e apropriada.

    >Gerenciamento dos riscos do projeto. Inclui os processos de condução de planejamento, identificação e análise de gerenciamento de risco, planejamento de resposta, implementação de resposta e monitoramento de risco em um projeto.

    >Gerenciamento das aquisições do projeto. Inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

    >Gerenciamento das partes interessadas do projeto. Inclui os processos exigidos para identificar as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto no projeto, e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o seu engajamento eficaz nas decisões e execução do projeto.