SóProvas


ID
2292544
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A excelência em serviços públicos corresponde ao grau máximo – ótimo – dos serviços prestados ao cidadão e atribui-se aos programas de qualidade a missão de atingir esse patamar. Nesse contexto, a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, desenvolveu um modelo de excelência em gestão constituído por diversos fundamentos e critérios, sendo que

Alternativas
Comentários
  • FUNDAMENTOS DA FNQ

    1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    2. Aprendizado organizacional e inovação: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    3. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    4. Compromisso com as partes interessadas: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos. 

    5. Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    6. Desenvolvimento sustentável: compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    7. Orientação por processos: reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    8. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.

  • CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DA FNQ

    1. Liderança
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
    2. Estratégias e Planos
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
    3. Clientes
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
    4. Sociedade
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
    5. Informações e Conhecimento
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.

    6. Pessoas
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
    7. Processos
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
    8. Resultados
    Esse Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.

  • Alguém sabe explicar uma por uma?

  • Resposta letra C

    Pelo o que eu entendi nas outras alternativas o examinador trocou fundamentos por critérios e vice-versa...

  • GABARITO C

     

    a) Os critérios permitem medir o grau de excelência atigindo pela organização.

     

    b) Os fundamentos correspondem às diretrizes adotadas para aplicação da metodologia.

     

    c) Um dos fundamentos de excelência, segundo o Caderno FNQ (2011), são os seguintes: pensamento sistêmico (entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

     

    d) Um dos principais critérios de tal metodologia consiste no sistema de pontuação que permite às organizações a obtenção da certificação de qualidade pela FNQ.

     

    e) Entre os fundamentos de excelência aplicáveis às organizações públicas, figura a responsabilidade social, pautada pela ética, sustentabilidade e transparência.

     

    Fonte: Administração Pública - Prof Augustinho Paludo

  • Complementando o comentário do Lucas Mandel, são 13 os fundamentos de excelência da FNQ (não sei qual a fonte do comentário do Lucas Mandel, mas no site oficial da FNQ alguns fundamentos diferem dos que ele postou).

     

    Vejam que os fundamentos são expressões ou palavras com significados menos palpável e mensurável que os critérios (geralmente uma palavra só, sem adjetivos ou qualificações), os quais devem ser suscetíveis de uma aferição mais concreta.

     

    O que são os Fundamentos da Excelência disseminados pela FNQ?

    Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas encontradas em organizações líderes de classe mundial. São valores organizacionais facilmente percebidos como parte de uma cultura organizacional, sendo praticados por seus líderes e profissionais de todos os níveis. Identificados estes valores, foram, portanto, considerados como Fundamentos para formar uma cultura de gestão voltada para resultados e competitivas para o mercado, tais como:

    1. Pensamento sistêmico
    2. Atuação em rede
    3. Aprendizado organizacional
    4. Inovação
    5. Agilidade
    6. Liderança transformadora
    7. Olhar para o futuro
    8. Conhecimento sobre clientes e mercados
    9. Responsabilidade social
    10. Valorização das pessoas e da cultura
    11. Decisões fundamentadas
    12. Orientação por processos
    13. Geração de valor

     

    O que é o Modelo de Excelência da Gestão ® e quais são seus objetivos?

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de muitas organizações e especialistas, do Brasil e do exterior, durante os mais de vinte e três anos de existência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Em função da sua flexibilidade, da simplicidade da linguagem utilizada e, principalmente, por não prescrever ferramentas e práticas de gestão específicas, o Modelo é útil para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização, no setor público ou privado, com ou sem finalidade de lucro e de porte pequeno, médio ou grande. Ou seja, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) permite que todas as organizações tenham uma visão sistêmica da gestão organizacional. O Modelo é concebido tendo como base os Fundamentos da Excelência e compreende oito Critérios de Excelência, sendo que cada um dos Critérios é o desdobramento de pelo menos um fundamento. 

    1. Liderança

    2. Estratégias e Planos

    3. Clientes

    4. Sociedade

    5. Informações e Conhecimento

    6. Pessoas

    7. Processos

    8. Resultados 

    A incorporação dos Fundamentos da Excelência às operações da organização, de maneira continuada e em consonância com seu perfil e suas estratégias, é enfatizada pelo  MEG®, onde todos os Critérios relacionam-se de forma harmônica e integrada, voltados para a geração de resultados. O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pelo FNQ é considerado um dos mais inovadores do mundo, em particular no processo de formação e capacitação dos Avaliadores do Prêmio Nacional da Qualidade®.

     

    http://www.fnq.org.br/perguntas-frequentes

  • Letra (c)

     

    Fundamentos:

    1. Pensamento Sistêmico: Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

    2. Aprendizado Organizacional: Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

    3. Cultura de Inovação: Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

    4. Liderança e Constância de Propósitos: Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção dos interesses das partes interessadas.

    5. Orientação por Processos e Informações: Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

    6. Visão de Futuro: Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo.

    7. Geração de Valor: Alcance de resultados consistentes pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

    8. Valorização das Pessoas: Criação de condições para que as pessoas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, do desenvolvimento de competências e de espaços para empreender.

    9. Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado: Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados.

    10. Desenvolvimento de Parcerias: Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.

    11. Responsabilidade Social: Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona. Refere-se também à inserção da empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.
     

     

    Fonte: http://www.cqh.org.br/portal/pag/doc.php?p_ndoc=339

  • FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ)

    FUNDAMENTOS (13): Todos têm 2 ou mais palavras, com exceção de INOVAÇÃO e AGILIDADE

    CRITÉRIOS (8): Todos têm apenas 1 palavracom exceção de ESTRATÉGIA E PLANOS e INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS

     

    Sei que é importante aprendermos tudo ou grande parte, mas, aprendendo este bizu, poupamos HD e já dá para matarmos muitas questões relacionadas a este tema! 


    Bons estudos a todos :D

  • A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência.

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

    Fonte: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • Gabarito: Letra a)

    a) os fudamentos são considerados princípios e valores que alicerçam o Modelo de Gestão de Exccelência e portanto não podem ser considerados como medidores do grau de excelência da organização.

     

    b) as diretrizes adotadas para a aplicação da metodologia são os fundamentos e não os critérios como versa a questão;

     

    c)  o pensamento sistêmico é um dos fundamentos do Modelo de Gestão de Qualidade e ele reconhece que as organizações desenvolvem um relação de interdenpêndencia entre o ambiente interno e o ambiente externo;

     

    d) O sistema de pontuação não é considerada como um  fundamento pela FNQ. 

     

    e) Responsabilidade social não é conseiderada como critério e sim como fundamento.

     

     

    Fundamentos:

    1. Pensamento Sistemico;

    2.  Apredizado organizacional e inovação:

    3. Cultura de Inovação;

    4. Liderança e Constância de propósitos;

    5- Orientação por processos e informações;

    6- Visão de futuro;

    7- Geração de valor;

    8- Valorização das pessoas;

    9- Conhecimento sobre o cliente e o mercado;

    10- Responsabilidade social;

    11- Desenvolvimento de parcerias;

     

    Critérios

    1- Liderança;

    2- Estratégia e Planos;

    3- Clientes;

    4- Sociedade;

    5- Informações e conhecimento;

    6- Pessoas;

    7- Processos;

    8- Resultados;

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Gente, vamos evitar comentários repetitivos...

  • Os fundamentos são padrões culturais, conceitos, técnicas de sucesso, já os critérios são partes tangíveis (tocáveis) do processo que a organização deve ter para atingir os fundamentos. Responsabilidade social faz parte do processo da organização ou é um padrão cultural? Faz parte de um padrão cultural, na verdade, uma mudança comportamental. Percebendo e entendendo a diferença entre fundamentos e critérios não precisa decorar. 

  • CRITÉRIOS É O LEC DA SOCIEDADE + INFO E CONHECIMENTO DO PPR

    NÃO FALHA!

  • Questão desatualizada:

     

    O novo Modelo inova ao ser formatado em oito Fundamentos da Gestão para a
    Excelência, que se desdobram em Temas, os quais, por sua vez, são concretizados
    em Processos. Os novos Fundamentos junto com o novo diagrama substituem
    os antigos Critérios de Excelência tornando mais concreto o caminho para sua
    internalização.

     

    Confira agora as principais inovações do novo MEG:

    2. Oito Fundamentos - os treze Fundamentos e oito Critérios da Excelência das
    edições anteriores foram simplificados em oito Fundamentos
    , desdobrando-se
    diretamente em Temas que, por sua vez, concretizam-se em processos

     

     

    A 23ª Edição foi Publicada em Dezembro de 2016, tempo o bastante para não postarem comentários com referência ao Modelo de Gestão Anterior. Digo isso não como exortação, mas ,sim, como alerta; pois muitos materiais de estudos ainda levam em consideração os 13F/8C. Anotem isso ai no caderno, pois simplificou nossa vida!

  • Carminha, a questão não está desatualizada! 

    O que você falou foram os novos fundamentos, mas a assertiva quer o conceito de pensamento sistêmico e esse fundamento ainda permanece, além do que o trazido na assertiva está correto.

    Não sei onde achou 23º edição, porque no site da FNQ consta 21ª, lançada em 18 de outubro de 2016. 

    http://www.fnq.org.br/informe-se/noticias/21-edicao-do-meg-ja-esta-disponivel

    Seguem os novos fundamentos da MEG 21:

    liderança transformadora, adaptabilidade, aprendizado e inovação, desenvolvimento sustentável, compromisso com as partes interessadas, orientação por processo, pensamento sistêmico, geração de resultados.

     

  • Bom dia

     

    A questão não está desatualizada! E a letra C traz o conceito perfeito de pensamento sistêmico, que está presente nos fundamentos atualizados.

     

    PAL COM GADO

     

    1. Pensamento sistêmico: relações de interdependência

    2. Aprendizado organizacional e inovação: novos patamares

    3. Liderança transformadora: líderes, ética;

    4. Compromisso com as partes interessadas: inter-relações

    5. Geração de valor: resultados econômicos, sociais e ambientais;

    6. Adaptabilidade: flexibilidade

    7. Desenvolvimento sustentável – visão de futuro: compromisso / gerações futuras

    8. Orientação por processos e informações: ponta a ponta

     

    Falou-se em interdependência falou-se em pensamento sistêmico;

     

    Bons estudos

  • A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência.

     

    Fonte: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) está alicerçado em oito Fundamentos da Excelência, desdobrando-se em Temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado. 
    Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. Além disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, de acordo com o ciclo de PDCL - Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar), Learn (aprender).

     

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

    1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem. (gabarito)

     

    Fonte: http://www2.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao Acesso: 12/04/2018

     

    Gabarito (C)

  • Fundamentos de Excelência

     

    PALIO DVAGAR CO

     

    Pensamento sistêmico

    Atuação em rede

    Liderança transformadora

    Inovação

    Olhar para o futuro

     

    Decisões fundamentadas

    Valorização das pessoas e da cultura

    Aprendizado organizacional

    Geração de valor

    Agilidade

    Responsabilidade social

     

    Conhecimento sobre clientes e mercados

    Orientação por processos

     

     

    Critérios FNQ

     

    CLIPE LISO INCOMODA, PROCURE PLAES (PAZ)

     

    CLIentes

    PEssoas

    LIderança

    SOciedade

    INformações

    COnhecimento

    PROcessos

    REsultados

    PLAnos

    EStratégias

  • Os Fundamentos da Excelência foram sincopados em oito, desdobrando-se diretamente em Temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado. 

     

    21ª edição do MEG traz, ainda, todo o referencial bibliográfico utilizado na publicação, reunindo conteúdos nos mais diversos subcampos da gestão.

    A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência.

     

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

     

  • É incrível como a FCC adora trocar os conceito de CRITÉRIOS e FUNDAMENTOS. Questão muito parecida ajuda a responder, Q782850.

    A) Fundamentos = DIRETRIZES;

    B) Critérios = permitem MEDIR o grau de excelência atingido pela organização.

     

    MEG

    Fundamentos:

    O que é EXCELÊNCIA ? 

    Excelente mesmo é fazer parte do " CLàdo P.A.G.O.D.I. "

    C  Compromisso com as partes interessadas;

    L  Liderança transformadora;

    à Adaptabilidade (Q876005): flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto;

    C) (GABARITO)  P  Pensamento sistêmico - diz respeito ao entendimento das relações de interdependência dentro da organização, bem como com o ambiente externo. Outra da FCC (Q525557) O pensamento sistêmico refere-se ao entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade. 

    A  Aprendizado organizacional

    G  Geração de valor/ resultados

    O  Orientação por processos

    D  Desenvolvimento sustentável

     I   Inovação

    Critérios: Foram incorporados aos novos 8 funamentos.

     

    D) (Q782850) Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que contempla:sistema de pontuação que visa determinar o grau de maturidade da gestão da organização, tendo como referência os critérios de excelência e seus subitens. 

     

    E) entre os FUNDAMENTOS de excelência aplicáveis às organizações públicas, figura a responsabilidade social, pautada pela ética, sustentabilidade e transparência. 

     

    FNQ (Q481588) - O modelo de excelência em gestão da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, aplicável às organizações públicas e privadas, preconiza um conjunto de fundamentos de excelência em gestão: Pensamento sistêmico; Atuação em rede; Aprendizado organizacional; Inovação; Agilidade; Liderança transformadora;  Olhar para o futuro; Conhecimento sobre clientes e mercados; Responsabilidade social; Valorização das pessoas e da cultura; Decisões fundamentadas; Orientação por processos; Geração de valor.

    Critérios: Clientes; Pessoas; Liderança; Estratégia e planos; Sociedade; Processos; Resultados; Informações; Conhecimento.

     

    Esse comentário é resumo meu, um mix de mnemônicos de colegas aqui do qc e definições da própria banca ERROs avisem-me please.

     

     

     

     

     

  • Gabarito: C

     

    a) os critérios permitem medir o grau de excelência atingido pela organização.

     

    b) os fundamentos correspondem às diretrizes adotadas para aplicação da metodologia.

     

    c) o pensamento sistêmico diz respeito ao entendimento das relações de interdependência dentro da organização, bem como com o ambiente externo.

     

    d) um dos principais critérios de tal metodologia consiste no sistema de pontuação que permite às organizações a obtenção da certificação de qualidade pela FNQ.

     

    e) entre os fundamentos de excelência aplicáveis às organizações públicas, figura a responsabilidade social, pautada pela ética, sustentabilidade e transparência.

     

    Fundamentos:

     

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

    Critérios:

     

    1. Liderança;

    2. Estratégias e Planos;

    3. Clientes;

    4. Sociedade;

    5. Informações e Conhecimento;

    6. Pessoas;

    7. Processos;

    8. Resultados.

     

    Fontes:

     

    http://fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

     

    http://fnq.org.br/informe-se/noticias/conheca-os-criterios-de-excelencia-por-meio-das-pilulas-de-conhecimento

  • O pessoal repete muito os comentários...e mnemônico é algo pessoal e cada cria o seu, a sua própria maneira e do jeito que mais convém!

     

  • Com todas as vênias às opniões em contrário.... gostaria, do fundo do meu coração, de

    agradecer a todos aqueles que dividem suas constatações, experiencias e particularidades

    como as expressoes mnemônicas.... isso tem me ajudado muito e muito

     

    "quem ensina sempre está aprendendo algo"

     

  • falou em entendimento das relações de interdependência ou visão do todo, marca pensamento sistêmico sem medo