SóProvas


ID
2292553
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

     

    TIPOS DE CONFLITO

     

    1- CONFLITO TAREFA: está relacionado ao conteúdo e às metas estipuladas para o trabalho.
    2- CONFLITO DE RELACIONAMENTO/INTERPESSOAIS: envolve situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.
    3- CONFLITO DE PROCESSO: relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.

     

    GESTÃO DE CONFLITOS

     

    1- ABORDAGEM ESTRUTURAL: o conflito surge de percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência.  A abordagem estrutural procura:

    • Minimizar as diferenças entre os grupos;
    • Reduzir a diferenciação dos grupos.

    2- ABORDAGEM DE PROCESSO: é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo e intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização, podendo ser realizada de três diferentes maneiras:

    • Desativação ou desescalonização do conflito;
    Reunião de confrontação entre as partes;
    • reunião de confrontação entre as partes.

     

    3. ABORDAGEM MISTA: procura administrar o conflito com aspectos estruturais e processuais; inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo.

     

    FONTE: Livro Gestão de Pessoas para concursos - Andréia Ribas

  •  

    1- CONFLITO TAREFA: está relacionado ao conteúdo do trabalho,  tarefas desempenhadas, e às metas estipuladas para o trabalho/atividade/tarefa.


    2- CONFLITO DE RELACIONAMENTO/INTERPESSOAIS: envolve situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.


    3- CONFLITO DE PROCESSO: relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.

     

    GESTÃO DE CONFLITOS

     

    1- ABORDAGEM ESTRUTURAL:

    o conflito surge de percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência.  

    A abordagem estrutural procura:

    • Minimizar as diferenças entre os grupos;


    • Reduzir a diferenciação dos grupos.

     

    2- ABORDAGEM DE PROCESSO:

     é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo e intervenção no episódio do conflito. 

    Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização, podendo ser realizada de três diferentes maneiras:

    • Desativação ou desescalonização do conflito;


     Reunião de confrontação entre as partes;

     

  • Letra E. O conflito já existe, terá reunião de confrontação em que as partes conflitantes discutirão abertamente, o administrador media a discussão e pede colaboração das partes para identificar e resolver o conflito = abordagem de processo.
  • ...acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes.

    Item E dada.

  • GABARITO: LETRA E

    Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir conflitos através da modificação do processo, isso é, de uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser realizada de três maneiras diferentes:

     

    Desativação do conflito - Ocorre quando uma parte reage cooperativamente - e não agressivamente - ao comportamento de conflito da outra, encorajando um comportamento menos conflitante ou desarmando o conflito. Enquanto a reação conflitante de uma parte provoca idêntico comportamento da outra, a reação cooperativa tende a provocar idêntica reação cooperativa da outra.

     

    Reunião de confrontação entre as partes - Ocorre quando o ponto de desativação já foi ultrapassado e as partes se preparam para um conflito aberto por meio da confrontação direta e hostil. Reuniões de confrontação servem para reunir face a face as partes conflitantes, exteriorizar suas emoções, discutir e identificar as áreas de conflito e localizar soluções do tipo ganhar/ganhar antes de qualquer solução beligerante.

     

    Colaboração - É utilizada depois de ultrapassada a oportunidade de desativação e de reunião de confrontação. Na colaboração, as partes trabalham juntas para solucionar problemas, identificar soluções do tipo ganhar/ganhar ou buscar soluções integrativas capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.

     

    Observe que o enunciado da nossa questão afirma que o grupo expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho, o que nos remete à existência de conflito e necessidade de modificar a maneira de como o trabalho é executado.

    FONTE: Professor Mizael - TEC 

  • Gestão de conflitos

     

    Tipos de conflitos:

    1. De tarefa: está relacionado ao conteúdo e às metas estipuladas para o trabalho.

    2. De relacionamento: situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.

    3. De processo: relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.

     

    Abordagens:

    1. Estrutural: recursos limitados, escassos, interdependentes. Visa minimizar as diferenças entre os grupos; Reduzir a diferenciação dos grupos.

    2. De processo: intervenção direta no conflito (desativação, desescalonização do conflito; reunião de confrontação; colaboração).

    3. Mista: administra o conflito na estrutura e no processo (adoção de regras; criação de papéis interligados/papéis de ligação).

  • Na situação apresentada existe a presença de conflito e a abordagem de processo procura reduzir conflitos através da modificação de processos, podendo ser realizada por uma parte do conflito, por pessoas de fora ou uma terceira parte, e pode ser conduzida de três formas:

     

    a desativação do conflito, onde uma das partes opta pela cooperação promovendo o acordo;

    reunião de confrontação entre as partes, em que são abertos os motivos do conflito de maneira mais direta entre os envolvidos;

    ou colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as duas partes buscando uma resolução vantajosa para todos.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03

  • 1) ESTRUTURAL: atua nas condições antecedentes de conflitos.

    2) PROCESSUAL: atua no episodio de conflito através de técnicas de resolução.

    3) MISTA: atua tanto nas condições antecedentes quanto no episódio do conflito.

  • Comentários

    Em particular, três tipos de conflitos são comuns em organizações: conflito de tarefas, conflito de relacionamento e conflito de processo. O conflito de tarefas está relacionado ao conteúdo e às metas estipuladas para o trabalho. O conflito de relacionamento envolve situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais. O conflito de processo relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.

    O gerente tem à sua disposição três abordagens quanto à administração de conflitos: abordagem estrutural, abordagem de processo e abordagem mista.

    Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo, ou seja, de uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização. A abordagem de processo pode ser realizada de três diferentes maneiras. A primeira é a desativação do conflito. A segunda maneira é a reunião de confrontação entre as partes. A terceira maneira é a colaboração.

    Gabarito: E

  • E

  • GABARITO: LETRA E

    O gestor tem à sua disposição três abordagens para administrar conflitos, sendo elas, conforme Chiavenato (2004):

    Abordagem estrutural: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.

    Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos através da modificação de processos, podendo ser realizada por uma parte do conflito, por pessoas de fora ou uma terceira parte, e pode ser conduzida de três formas: a desativação do conflito, onde uma das partes opta pela cooperação promovendo o acordo; reunião de confrontação entre as partes, em que são abertos os motivos do conflito de maneira mais direta entre os envolvidos; ou colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as duas partes buscando uma resolução vantajosa para todos.

    Abordagem mista: envolve tanto os aspectos estruturais como os de processo, e pode ser feita através da adoção de regras para resolução de conflitos, ou criação de papéis integradores. A adoção de regras se utiliza de meios estruturais para influenciar no processo de conflito, criando regras e regulamentos que delimitem a ação das pessoas. Já a criação de papéis integradores consiste em criar terceiras partes dentro da organização, de forma que elas estejam sempre disponíveis para auxiliar na busca de soluções favoráveis dos conflitos que possam surgir.

    GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.