-
Gabarito B
As afirmações devem ter referências no texto.
CORRETO I Mato Grosso é uma terra de vários sotaques. Com influência de gaúchos, mineiros, paulistas, portugueses, negros, índios e espanhóis, o Estado não tem uma fala própria. (linha 1)
CORRETO II temos o falar cuiabano, talvez o sotaque mais marcado da língua portuguesa. Com expressões próprias como “vôte” e “sem-graceira”, esse falar se mistura com uma entonação diferente, como a desnasalização no final de algumas palavras.
FALSO III Não existe nada no texto que fale sobre melodia marcante
-
A assertiva III está errada, pois o sotaque cuiabano tem expressões próprias, que o diferenci dos demais do Mato Grosso, que sofrem mais influências externas. Observe a conjunção CONTUDO, que marca uma adversidade.
-
O item III está errado porque as influências de diversas etnias e nações são responsáveis por fazer com que o Estado tenha diversos sotaques (primeiro parágrafo). O texto não diz que as influências de diversas etnias e nações são responsáveis por diferenciar o sotaque cuiabano dos demais sotaques mato-grossenses.
-
O falar cuiabano tornou-se bem diferenciado dos outros do Estado, caracterizado por expressões próprias e pela perda da nasalização no final de alguns vocábulos
Bem diferenciado é foda, se falasse diferenciado tudo bem, mas bem diferenciado ¬¬
-
Acertei a questão porque tinha certeza de que o item III estava errado, então assinalei corretas I e II, todavia, se tivesse uma alternativa cuja opção fosse apenas o item I como correto, eu poderia ter errado. Explico:
Analisando o texto:
Mato Grosso é uma terra de vários sotaques. (...) o estado não tem uma fala própria. (...) e a influência se faz presente, até mesmo nas comunidades mais fechadas. Contudo (ou seja, apesar de ter vários sotaques, de não ter uma fala própria e ter tido muita influência), em Mato Grosso, temos o falar cuiabano, talvez o sotaque mais marcado da língua portuguesa.
Analisando o item II: "O falar cuiabano tornou-se bem diferenciado dos outros do Estado, (...)"
O texto afirma que a língua falada no estado do MT não é única, pelo contrário, possui vários sotaques. Isso está bem claro. No entanto, quando o item II compara o "falar cuiabano", ele o faz em relação à língua portuguesa genericamente, e não em relação a outros sotaques ou falas DO estado. Percebam portanto que o item restringiu a afirmação, aliás, empregando o termo "bem diferenciado", o que gera mais controvérsia ainda.
Apenas uma opinião.
-
dizer que a partir de
"talvez o sotaque mais marcado da língua portuguesa "
pode concluir que
˜O falar cuiabano tornou-se bem diferenciado dos outros do Estado"
Ok, entendi, mas ao meu ver, forçou amizade
típica da questão Curinga.
Se viesse errada o examinador diria que a partir do "talvez" não daria para concluir que ela é diferenciada
e se viesse certa ela diria que dava sim
enfim
-
"Entonação diferente" não é a mesma coisa que "melodia marcante"; foi o que me ajudou.
-
Acertei a questão, mas mais uma vez a FCC extrapolou o conteúdo do texto para aumentar o nível de diculdade da questão.
No que diz respeito ao item 2, em momento algum o texto dá a entender que o sotaque cuiabano é " bem diferenciado dos outros do Estado". Pelo contrário, afirma que esse é "o sotaque mais marcado da língua portuguesa."
Falar que o sotaque cuiabano é diferenciado dos outros do estado já seria complicado de julgar. Falar que é BEM diferenciado é ainda pior. Ainda mais porque a questão não dá o comando de inferir com base nas ideias apresentandas, mas tão somente faz afirmações acerca do texto.
-
Concordo em gênero, número e grau com o Eurides Brito.
ipsi litteris:
"
Acertei a questão, mas mais uma vez a FCC extrapolou o conteúdo do texto para aumentar o nível de diculdade da questão.
No que diz respeito ao item 2, em momento algum o texto dá a entender que o sotaque cuiabano é " bem diferenciado dos outros do Estado". Pelo contrário, afirma que esse é "o sotaque mais marcado da língua portuguesa."
Falar que o sotaque cuiabano é diferenciado dos outros do estado já seria complicado de julgar. Falar que é BEM diferenciado é ainda pior. Ainda mais porque a questão não dá o comando de inferir com base nas ideias apresentandas, mas tão somente faz afirmações acerca do texto."
-
Talvez por ser o sotaque'' mais marcado da língua portuguesa'' ajude a explicar o ''bem diferenciado''...