SóProvas


ID
2292880
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma Unidade de Saúde passará por reforma em sua área física com o objetivo de criar espaços saudáveis, acolhedores, confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciando mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas. Para operacionalizar esta ação, o gestor da unidade criou um grupo de trabalho com representantes das diversas áreas da instituição, para uma discussão compartilhada do projeto arquitetônico da reforma e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores. Na perspectiva da Política Nacional de Humanização essa ação corresponde a diretriz denominada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com a Politica Nacional de Humanizacão-PNH.1ª edição.1ª reimpressão.Brasília – DF.2013

     

     

    Ambiência

     

    Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortá-veis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

  • AMBIÊNCIA

     

    O QUE É? criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

     

    COMO FAZER? a discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço é uma orientação que pode melhorar o trabalho em saúde.

     

    Cartilha MS Politica Nacional de Humanizacão – PNH Brasília – DF 2013 p. 9-10

     

    complementando...

     

    Ambiente físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar relacionado a um projeto de saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana. Nos serviços de saúde a ambiência é marcada tanto pelas tecnologias médicas ali presentes quanto por outros componentes estéticos ou sensíveis apreendidos pelo olhar, olfato, audição, por exemplo, a luminosidade e os ruídos do ambiente, a temperatura, etc. Muito importante na ambiência é o componente afetivo expresso na forma do acolhimento, da atenção dispensada ao usuário, da interação entre os trabalhadores e gestores. Devem-se destacar também os componentes culturais e regionais que determinam os valores do ambiente.

     

    Cartilha MS HumanizaSUS Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS. Brasília – DF 2008 p. 52

  • Clínica Ampliada deverá dar enfoque mais a um desses enfoques sem excluir os demais, ou seja, dependendo da urgência na necessidade é preciso que se atue com uma predominância maior em determinada questão. Clínica Ampliada não significa somente a prescrição de um remédio ou exame, está voltado a situação geral em que o paciente se encontra, a partir daí é possível identificar a aceitação do mesmo a determinado problema, pois a fragilidade nos serviços de saúde, questões sociais e psicológicas podem interferir no tratamento da doença, isso significa que as práticas utilizadas continuam centralizadas na doença. A partir de um contexto mais abrangente na vida do paciente e da atuação multiprofissional no projeto terapêutico é que a saúde deve atuar sem foco somente na doença. Dessa forma a Clínica Ampliada engloba os seguintes eixos: A compreensão ampliada do processo saúde-doença; Construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; Ampliação do “objeto de trabalho”; A transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho; Suporte para os profissionais de saúde.

    Transversalidade é política de ações nas diversas práticas de saúde e esferas do sistema: primário, secudário e tercário.

    Gestão da clínicaé como a setor primário (ESF), o secundário (hospitais) e o terciário (serviços especializados) fazer conduzir o clínica ampliada doacolhimento.

    acolhimento horizontalizado de forma que seja aendido resolutivamente.

  • A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.

    A Política Nacional de Humanização tem como uma de suas diretrizes a valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores de trabalho. Baseada na idéia de transversalidade e indissociabilidade da atenção e gestão, de projetos co-geridos de ambiência como um dispositivo, para contribuir na mudança das relações de trabalho. Ambiência na saúde compreende o espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar em sintonia com um projeto de saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana.

    Gestão da Clínica – não é uma diretriz do Programa Nacional de Humanização.

    Transversalidade - transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. São concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.

    Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Ou seja, o acolhimento não é um processo verticalizado.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. – 1. ed., 2. reimpr.– Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/170_ambiencia.html

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf


  • Ambiência

    Lembrar de ambiente

    Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

  • Nesse enunciado podemos identificar duas diretrizes da politica humanizaSUS, a primeira foi a Ambiência que é a busca por espaços qualificados para o atendimento humanizado, e a segunda é direcionada a gestão participativa ou cogestão na qual vários sujeitos trocam experiencias em conjunto na busca de um SUS melhor, porém nas alternativas só constava a Ambiência letra B

  • GABARITO: B