Hiperglicemia é o aumento dos níveis glicêmicos, que ocorre quando há pouca insulina no organismo ou quando o corpo não consegue usá-la apropriadamente. O valor de normal de referência para glicemia em jejum é de até 70 a 99mg/dl, de 100 a 125mg/dl é considerado com tolerância a glicose diminuída e a partir de 126mg/dl (duas medidas) já pode ser considerado diabético.
Pessoas com hiperglicemia intermediária (glicemia de jejum entre 110 mg/dl e 125 mg/dl, e duas horas pós-carga de 140 mg/dl a 199 mg/dl e HbA1c entre 5,7% e 6,4%), também denominadas de casos de pré-diabetes, pelo seu maior risco de desenvolver a doença, deverão ser orientadas para prevenção do diabetes, o que inclui orientações sobre alimentação saudável e hábitos ativos de vida, bem como reavaliação anual com glicemia de jejum.
Logo, no caso de pacientes com diabetes assintomático, com glicemia capilar de jejum = 110 mg/dl, o enfermeiro deve realizar a consulta de enfermagem, abordando fatores de risco, tratamento não-medicamentoso, adesão e possíveis intercorrências ao tratamento, encaminhando o indivíduo ao médico, quando necessário. O paciente com esse valor de glicemia assintomático não necessita de nenhum tipo de medicação (insulina ou hipoglicemiante)
Gabarito do professor: Letra B