SóProvas


ID
2293294
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os princípios arquivísticos obedecem a certas características inerentes ao arquivo, como, por exemplo:
I. A “singularidade do produtor do arquivo” dá-se em função do respeito à proveniência.
II. A “filiação do documento à ação que o produziu ou recebeu” baseia-se no princípio da integridade, ou indivisibilidade.
III. A “dependência do documento dos demais documentos criados em prol da mesma missão que o gerou” ocorre em função do respeito à manutenção da ordem original ou o respeito à proveniência interna.
IV. Mesmo que ocorram duas entidades com a mesma missão e cujas funções “atividades” sejam definidas da mesma forma, elas não gerarão arquivos idênticos.
Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • As características intrínsecas ao arquivo

    Os princípios arquivísticos estabelecem três características intrínsecas ao arquivo que podem ser assim designadas: a singularidade do produtor do arquivo, a filiação dos documentos às ações que promovem a missão definida9 e a dependência dos documentos dos seus pares.

    A singularidade do produtor do arquivo dá-se em função do respeito à proveniência. Tem-se que um conjunto de documentos que foram produzidos e recebidos por sujeitos distintos não se constitui em um arquivo. A relação entre o produtor - entidade, pessoa ou família - e o arquivo fornece a identidade do conjunto de documentos e sua singularidade é indispensável.

    A singularidade do produtor determina, também, a singularidade do próprio arquivo. Mesmo que hajam duas entidades com a mesma missão e cujas funções atividades tarefas sejam definidas da mesma forma, elas não gerarão arquivos idênticos. 

    ..."Cada arquivo possui, por assim dizer, personalidade própria, individualidade peculiar, com a qual é mister se familiarizar o arquivista antes de proceder à sua ordenação" (1960, p.13).

    A filiação do documento à ação que o produziu ou recebeu dá-se em função do respeito à manutenção da ordem original ou o respeito à proveniência interna.

    ...A filiação do documento à ação que o produziu ou recebeu dá-se em função do respeito à manutenção da ordem original ou o respeito à proveniência interna.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362006000100009

     

  • I - Proveniência

    II - Ordem original ou o respeito à Proveniência interna.

    III- Integridade ou Indivisibilidade

    IV - Mesmo que hajam duas entidades com a mesma missão e cujas funções atividades tarefas sejam definidas da mesma forma, elas não gerarão arquivos idênticos

     

    Questão retirada da:

    Fonte: A teoria dos arquivos e a gestão de documentos, Ana Márcia Lutterbach Rodrigues

    http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n1/v11n1a09

  • Questão retirada do seguinte artigo :

    http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n1/v11n1a09

     

    I -Correta

    II- A filiação dos documentos à ação que o produziu baseia-se na manutenção da ordem original e no princípio da ordem interna.

    III - III. A “dependência do documento dos demais documentos criados em prol da mesma missão que o gerou” ocorre em função dos princípios de indivisibilidade e integridade.

    IV -Correta

  • TODAS AS QUESTÕES ESTARIAM CERTAS SE DESCRITAS ASSIM:

    I. A “singularidade do produtor do arquivo” dá-se em função do respeito à proveniência.

    II. A “filiação do documento à ação que o produziu ou recebeu” dá-se em função do respeito à manutenção da ordem original ou o respeito à proveniência interna.

    III. A “dependência do documento dos demais documentos criados em prol da mesma missão que o gerou” ocorre em função do respeito ao princípio de  integridade ou indivisibilidade.

    IV. Mesmo que ocorram duas entidades com a mesma missão e cujas funções “atividades” sejam definidas da mesma forma, elas não gerarão arquivos idênticos.  OBS:  Este trecho foi tirado da definição da característica intríseca de Singularidade do arquivo. Lembre-se, singularidade  é o mesmo que individualidade. -   individual, o que pertence a um só.

     

    Então as três características intrínsecas ao arquivo podem ser definidas assim:

    Singularidade: respeito à proveniência.

    Filiação: respeito à manutenção da ordem original ou o respeito à proveniência interna.

    Dependência: respeito ao princípio da integridade ou indivisibilidade.

     

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    I - A singularidade do produtor e característica fundamental para a formação do fundo de arquivo, pois o arquivo é produzido por uma instituição específica, servindo como fonte de provas e informações sobre suas atividades. Correto.

    II - A filiação ou associação do documento à atividade que o produziu baseia-se na Organicidade, ou seja, na relação orgânica do documento com a instituição. A Integridade Arquivística determina que os conjuntos de documentos não podem sofrer adulterações indevidas, sob pena de perder seu caráter probatório. Errado.

    III - A dependência de determinado documento aos demais documentos do grupo se dá pela inter-relação, que é a característica de o documento de arquivo não possuir toda a informação em uma única peça documental (diferente de um livro, para se compreender toda a informação do arquivo, é necessário ler todos os documentos). A Ordem Original determina que os documentos de arquivo devem manter a organização que lhes foi dada nos setores de trabalho, pois esta é também uma informação que deve ser preservada. Errado.

    IV - Por mais que as instituições tenham objetivos e procedimentos idênticos, elas possuem identidade própria. Elas podem possuir outras características diferentes, como o volume de produção ou o alcance de suas ações. Então, independente de qualquer coisa, cada entidade impacta o ambiente de maneira diferente, produzindo assim um conjunto documental único e diferente dos demais. Correto.

    Portanto estão corretos apenas os itens I e IV.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Atualizado com correção:

    I. A “singularidade do produtor do arquivo” dá-se em função do respeito à proveniência.

    II. A “filiação do documento à ação que o produziu ou recebeu” baseia-se no princípio do respeito à ordem original ou da proveniência interna.

    III. A “dependência do documento dos demais documentos criados em prol da mesma missão que o gerou” ocorre em função do respeito ao princípio da integridade, ou indivisibilidade.

    IV. Mesmo que ocorram duas entidades com a mesma missão e cujas funções “atividades” sejam definidas da mesma forma, elas não gerarão arquivos idênticos.

  • Igor, a tua definição de organicidade está errada. Bom corrigir isso! Se Chama o princípio do respeito à ordem original ou da proveniência interna.

     

    Gab: I e IV

  • Gab: A

     

    Palavras-chave.


    singularidade; característica da formação do arquivo, é produzido por uma instituição específica, tem valor probatório de suas ativides;

    Filiação; associa o documento à atividade que o produziu, Organicidade.

    Integridade Arquivística; os documentos não podem sofrer adulterações indevidas;

    Dependência; os documentos dependem de outros, estão inter-relacionados, 

    Por mais que as instituições tenham objetivos e procedimentos idênticos, elas possuem identidade própria. Lembra quando sua mãe falava que você não é todo mundo!? Pois é, agora faz sentido!

     

  • vamos comentar todos as alternativas porque essa questão é excelente para relembrarmos os princípios arquivísticos.

    I.        Quando a questão fala em singularidade, está falando de característica única. Essa característica única dos arquivos é realmente o princípio da proveniência, que diz que a quem os documentos de arquivo pertencem. Questão correta.

    II.      Primeiro vamos relembrar o que diz o princípio da integridade ou da indivisibilidade. De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DTBA), o princípio da integridade é um objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas. 

    De posse desse conceito, já deu para perceber que nada tem a ver com o que o item fala, não é? O nosso item está falando da relação existente entre o documento e a ação que deu origem a ele. Essa relação pode ser encontrada no princípio da ordem original, que fala justamente da manutenção da organicidade do documento. É bem subjetivo, mas a FCC é isso! Questão errada. 

    III.    Volte ao item 2 e releia a definição do Princípio da Integridade. Agora imagine se um conjunto de documentos fosse dividido, retirado da instituição... a organicidade estaria perdida, correto? É por isso que a dependência dos documentos entre si tem relação intrínseca com o princípio da integridade: é preciso respeitá-lo para que a integridade seja mantida. Questão incorreta.

    IV.  Cada instituição tem sua peculiaridade e essas peculiaridades nunca vão ser idênticas. Vou dar um exemplo: os Institutos Federais de Ciência e Tecnologia do Brasil, IFES, são todos “iguais”, tem o mesmo objetivo, que é o ensino tecnológico, mas não produzem os mesmos documentos, porque cada um faz parte de uma região, que atende um certo público, que possuem necessidades diferentes, que ofertam cursos diferentes... está vendo? Cada instituição é uma instituição e, portanto, as informações produzidas nunca serão as mesmas. Questão correta.

    Resposta: A