-
RESPOSTA: B
Tipos de Estrutura:
~> Linear
~> Funcional
~> Linha/Staff
~> Divisional
~> Rede
~> Adhocracia
~> Matricial: Funcional (especialização em área técnica) + Divisional (Projetos; Produto/Serviço; Clientes; Serviços)
. Favorece a criatividade e inovação;
. Melhor coesão e comunicação da equipe de trabalho;
. Tem múltiplas subordinações;
. Bastante conhecida e utilizada;
. Reúne vantagens da funcional e da divisional.
-
A matricial é um mix entre as funcional e a divisional, logo, obrigatoriamente exige um nivel de interrelacionamento entre as especialidades.
Não esquecer que nesse tipo de estrutura há o gestor e o gerente de projetos.
-
A única características de uma estrutra orgânica, como a matricial, é a letra B - interrelacionamento de especialidades.
Todas as outras são características de estruturas mecanicistas.
Bons estudos!!
-
Visando facilitar a comunicação e coesão do grupo, pode-se adotar a departamentalização matricial.
A matriz constitui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza a interdependência entre departamentos.
Idalberto Chiavenato
-
CHAMA -SE MATRICIAL, POIS COMBINA DOIS OU MAIS TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO, FORMANDO UMA GRADE.
PODE SER DEFINIDA, TAMBEM, COMO A COMBINAÇÃO DA ABORDAGEM DIVISIONAL COM A FUNCIONAL, OU ENTÃO, CONFORME O TIPO MAIS COMUM, A COMBINAÇÃO DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL COM A DE PROJETOS.
-
A - ERRADO - alto grau de formalização. POUCAS REGRAS E PROCEDIMENTOS.
B - CORRETO - interrelacionamento de especialidades. COMANDOS HORIZONTAIS E TRANSVERSAIS DE EQUIPES MULTIDISCIPLINARES.
C - ERRADO - unidade de comando hierarquizada. DUPLA SUBORDINAÇÃO, OU SEJA, QUEBRA O PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO.
D - ERRADO - especialização elevada. POTENCIALIZA TANTO A ESPECIALIZAÇÃO (funcional) QUANTO A COORDENAÇÃO (produtos/projetos).
E - ERRADO - comunicação verticalizada. PREDOMINA A COMUNICAÇÃO HORIZONTAL DA AUTORIDADE FUNCIONAL.
GABARITO ''B''
-
especialização elevada --->>> DA A ENTENDER APENAS O CONCEITO DE FUNCIONAL E NÃO MATRICIAL
-
"A essência da organização matricial é a combinação de formas de departamentalização funcional e de produto na mesma estrutura organizacional ou departamentalização funcional e de projeto (...) Trata-se, portanto, de uma estrutura mista." CHIAVENATO
-
LETRA B
b) interrelacionamento de especialidades. CORRETO, POIS NESTE TIPO DE ESTRTURA EXISTE A COMBINAÇÃO TANTO DE PRODUTO QUANTO FUNCIONAL (GERENTES DE PRODUTOS E GERENTES FUNCIONAIS) . O OBJETIVO É SATISFAZER AS NECESSIDADES DE ESPECIALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO. MELHORAR A COORDENAÇÃO LATERAL E DIMINUIR A CADEIA DE COMANDO VERTICALIZADA.
FONTE SOBRE TIPOS DE ESTRUTURAS: http://www.adminconcursos.com.br/2014/07/estruturas-organizacionais.html
-
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DIVISIONAL MATRICIAL FUNCIONAL
Produto Projeto Função
Estável Flexível Departamentalização
Unidades Duração limitada Atividades similares no mesmo órgão
autônomas (até acabar o projeto) Especialização
-
Aquela vírgula ali depois de "matricial" não existe viu, dona FCC? Bora aprender a escrever direito!
-
-
A estrutura matricial, também chamada de mista ou híbrida é a combinação de duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional.
Possui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza o interrelacionamento de especialidades. A estrutura funcional enfatiza a especialização, mas não enfatiza o negócio, enquanto a estrutura de produto/projeto enfatiza o negócio, mas não enfatiza a especialização de funções.
O desenho matricial permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03
-
LETRA B
Resumo de estrutura matricial:
ESTRUTURA MATRICIAL: Subordinado a 2 ( dois) chefes; não existe hierarquia; funcional e projetos.
-
LETRA B CORRETA
Tipos de Departamentalização
Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.
Por Função
Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.
Por Clientes
Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.
Por Processos
Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.
Por Produtos ou Serviços
Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.
Matricial
Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.
Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.
Geográfica ou Territorial
Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.
Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.
Por Projetos
Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.
-
B