SóProvas


ID
2294761
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Os trabalhos dos servidores de Controle Interno de uma organização pública partem de objetivos que podem ser distintos, mas todos eles contribuem para a boa governança, pois

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

     

    "O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado de métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração."

    INTERPRETAÇÃO DO CONCEITO DE CONTROLE INTERNO 
    Pela sua amplitude, o conceito de Controle Interno, para ser compreendido corretamente, deve ser examinado quanto ao seu real significado. Vamos efetuar a análise, observando os vários fatores que compõem o conceito: 
    a) Políticas - compreendem o conjunto de declarações de caráter administrativo a respeito das intenções da organização em relação a um determinado tema. Podem ser conceituadas como "guias de raciocínio" planejadas para a tomada de decisões em níveis inferiores, decisões estas aplicáveis a situações repetitivas, tendo em vista canalizar as decisões para os objetivos estabelecidos. 
    É possível a identificação de dois níveis distintos de preocupação em termos do estabelecimento de políticas: 
    Políticas globais, que afetam todo o comportamento da organização (políticas estratégicas) 
    Políticas operacionais, que tem uma menor faixa de influência e que muitas vezes, aparecem como verdadeiras "regras de trabalho". 
    b) Objetivos - devem ser entendidos como seus planos e declarações estratégicas no amplo sentido. O estabelecimento de objetivos precede sempre a escolha das metas e seleção, desenho, implementação e manutenção dos sistemas que têm como finalidade a segurança na consecução dos objetivos. 
    c) Metas - são alvos específicos, quantificados, dentro de sistemas específicos e podem também ser denominados como metas operacionais, padrões operacionais, nível de desempenho ou resultados esperados. Devem ser identificadas em cada sistema, claramente definidas, mensuráveis, com adequado grau de realismo e consistentes com os objetivos estratégicos. Os riscos de sua não realização devem ser também explicitamente reconhecidos.

     

    Fonte: http://unb2.unb.br/administracao/auditoria_interna/artigos/conceito_e_interpretacao_de_controle_interno

  • Pessoal, sou leigo acerca do assunto e se alguém puder me responder, serei grato. Marquei a letra D. Qual seria o erro? 

     

  • Allan:

    SEMPRE, ABUNDANTES E ENTIDADES PRIVADAS.

     

    DEUS É FIEL.

  • Ah, verdadeee!! valeuuu