SóProvas


ID
2296036
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 4


APERTEM OS CINTOS, ESTAMOS ENTRANDO NA ERA DA PÓS-VERDADE


Pós-verdade parece mais uma expressão de impacto para chamar a atenção de um público saturado de informações e inclinado para a alienação noticiosa. Mas o fato é que estamos diante de um (1) fenômeno que já começou a mudar nossos comportamentos e valores em relação aos conceitos tradicionais de verdade, mentira, honestidade e desonestidade, credibilidade e dúvida. 

Segundo a revista The Economist, o mundo contemporâneo está substituindo os fatos por indícios, percepções por convicções, distorções por vieses. Estamos saindo da dicotomia tradicional entre certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto, fatos ou versões, verdade ou mentira para ingressarmos numa era de avaliações fluidas, terminologias vagas ou juízos baseados mais em sensações do que em evidências. A verossimilhança ganhou mais peso que a comprovação.

A pós-verdade, um termo já incorporado ao vocabulário da mídia mundial, é parte de um processo inédito provocado essencialmente pela avalancha de informações gerada pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Com tanta informação ao nosso redor é inevitável que surjam dezenas e até centenas de versões sobre um mesmo fato. A consequência também inevitável foi a relativização dos conceitos e sentenças.

Tudo torna-se mais sério e complexo quando se combina com a teoria da “cognição preguiçosa”, criada pelo psicólogo e prêmio Nobel Daniel Kahneman, para quem as pessoas tendem a ignorar fatos, dados e eventos que obriguem o cérebro a um esforço adicional.


Trechos adapados do original Apertem os cintos, estamos entrando na era da pós-verdade, de Carlos Castilho, Pós-doutorando no POSJOR/UFSC e membro da diretoria do Observatório da Imprensa. Publicado em OBJETHOS | Observatório da Ética Jornalística. https://objethos.wordpress.com/2016/09/26/ comentario-da-semana-apertem-os-cintos-estamos-entrando- -na-era-da-pos-verdade/

No primeiro parágrafo do TEXTO 4, o termo (1) fenômeno, em destaque, está acentuado conforme a mesma regra utilizada para acentuar a palavra:

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu essa?

  • mí-di-a

    O qconcursos alterou a ordem das opções. O correto segundo a prova oficial é:

    7. No primeiro parágrafo do TEXTO 4, o termo (1) fenômeno, em destaque, está acentuado conforme a mesma regra utilizada para acentuar a palavra:

    A) mídia.

    B) pós.

    C) inevitável.

    D) também.

    E) é.

  • Palavras como mídia,  história, velório. Podem ser compreendidas em duas concepções. Paroxitona terminada em ditongo crescente e proparoxitona aparente mí-di-a    his-tó-ri-a

  • MÍ-DIA - PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE

     

    MÍ-DI-A - PROPAROXÍTONA EVENTUAL OU APARENTE

  • Mí-di-a = Proparoxítona = hiato. ESDRUXÚLA.

    É, estamos diante de uma das QUESTÕES que a banca mais adora. 

  • Apenas para reforçar, esta banca sempre considera esse casos como proparoxítonos.

  • NESTE CASO AQUI, PREVALECEU A REGRA ESPECIAL, PORQUE NÃO HAVIA OUTRA OPÇÃO!!! DIFERENTE DA QUESTÃO ACIMA DO 'MÉDIO"

  • Gab: A

     

  • Certamente questão predileta da banca nesse assunto. Aqui já dava para ir por eliminação. Confirmando como despenca essa PROPAROXÍTONA EVENTUAL, APARENTE OU ACIDENTAL. 

    GABARITO: A.

  • Gabarito letra A, usando acentuação das proparoxítonas

  • GABARITO A

     

    Pessoal, também já passei raiva em outras questões mas aprendi. Existem as proparoxítonas APARENTES, ou seja, NÃO SÃO proparoxítonas, apenas aparentam ser. 

     

    Uma proparoxítona aparente é uma palavra acentuada que, por terminar em ditongo crescente (-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -ua, -ue, -uo), tanto pode ser classificada de paroxítona (mais comum no Brasil) como de proparoxítona (aparente).

     

    ex.: 

     

    PAROXÍTONAS                                                  PROPAROXÍTONAS APARENTES

     

    mágoa (má-goa);                                                            mágoa (má-go-a)

    série (sé-rie);                                                                  série (sé-ri-e)

    gênio (gê-nio);                                                                gênio (gê-ni-o)

    tênue (tê-nue);                                                               tênue (tê-nu-e)

    fêmea (fê-mea);                                                             fêmea (fê-me-a)

  • Toda proparoxítona deve ser acentuada.

  • Já seu pra perceber que a PR-4 adora cobrar proparoxítonas acidentais né?! hahah