SóProvas


ID
2296246
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Algumas abordagens contemporâneas da administração buscam compreender a relação das organizações com o ambiente em que estão inseridas e, às vezes, também são chamadas de teorias ambientais. Dentre elas, é correto mencionar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Diante do estudo a ser apresentado destacaremos as seguintes teorias recentes: a teoria da ecologia populacional, a perspectiva das organizações em rede, a teoria da dependência de recursos, a teoria dos custos de transação e a teoria neo-institucionalista

    FONTE: http://tonynholima.blogspot.com.br/2012/06/teorias-ambientais.html

  • Gabarito: A

    Teorias Ambientais

    Contingência Estrutural - As características organizacionais são determinadas pelo ambiente externo.

    Neoclássica - Retoma as ideias da teoria clássica, flexibilizando-as. O planejamento é localizado como um instrumento de mediação entre o ambiente e a gestão, modelando a organização para que atenda às restrições ambientais

    Ecologia Organizacional (Ecologia Populacional)- As firmas são encaradas como atores racionais limitados, com alto grau de inércia organizacional (estrutural), que interagem em um ambiente competitivo. O ambiente impõe adaptações à população de firmas, selecionando aquelas que estão mais aptas a sobreviver.

    Dependência de Recursos - Os gestores buscam compreender o ambiente organizacional e tomam decisões estratégicas que visam controlar os recursos de que necessitam a partir de ações políticas sobre os demais atores ambientais.

    Custos de Transação - A dinâmica industrial é estabelecida pelos custos de transações e as firmas são vistas como estruturas que reagem a essa dinâmica, buscando reduzir a incerteza e manter o menor custo possível.

    Configurações Estruturais - As organizações alteram seus parâmetros situacionais e estruturais a fim de manter sua congruência.

    Institucional - As empresas estão inseridas em uma matriz institucional que as levam a ajustar continuamente a forma organizacional às forças ambientais determinadas pela coalizão dominante de organizações.

    Neo-Institucional - As relações cotidianas entre os atores ambientais em processos de competição, conflito, negociação e poder geram a construção de um ambiente “negociado”.