SóProvas


ID
2296258
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das mais relevantes pesquisas voltadas para a compreensão da relação entre cultura organizacional e cultura nacional foi o estudo realizado por Hofstede (1980). Como resultado dessa pesquisa, o autor identificou cinco dimensões culturais. A respeito dessas dimensões, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    1) Índice de Distância do Poder: a disposição com que se aceitam estruturas de desigualdade de poder dentro da empresa;
    2) Individualismo versus Coletivismo: medição da força com que os laços sociais se sustentam. Até que ponto um se preocupa com o outro;
    3) Masculinidade versus Feminidade: divisão de trabalho e determinação de valores distintos por gênero. Quanto mais masculina, mais forte a separação;
    4) Índice de Aversão à Incerteza: o quanto os membros de uma sociedade se sentem ameaçados pela incerteza e por situações desconhecidas;
    5) Orientação de Curto Prazo versus Orientação de Longo Prazo: o quão pragmática/ científica ou o quão passiva a explicações uma sociedade é.

    https://www.ipo.inf.br/as-cinco-dimensoes-culturais-que-configuram-o-ambiente-corporativo/

     

    OBS: atirou , apontou....e errou...  :) kkkkk

    OBS2: imediatamente depois de ler a explicação refiz e errei de novo.... tá feia a coisa. 

  • Conforme Hofstede (1983), sua pesquisa sobre as dimensões da cultura tinha dois objetivos: i) desenvolver uma terminologia comumente aceitável, bem definida e empiricamente fundamentada para descrever culturas; e ii) analisar os dados coletados de forma sistemática e sobre um significativo número de culturas, ao invés de utilizar apenas impressões.

     Masculinidade/Feminilidade: é a distribuição de papéis emocionais entre os sexos; essa é uma questão fundamental para qualquer sociedade. A masculinidade está relacionada à competição, ao posicionamento afirmativo. A feminilidade aproxima-se de um comportamento modesto e atencioso em relação aos outros. Outro fator que distingue culturas com características "masculinas" e "femininas" é o nível de diferenças ou de distanciamento entre as pessoas pelo gênero sexual. Sociedades onde há diferenças latentes são consideradas como "masculinas", o inverso são consideradas "femininas" (Hofstede & McCrae, 2004, Hofstede, 1983); 

    Resistência à Incerteza: trata da tolerância de uma sociedade em relação à ambiguidade. Indica até que ponto uma cultura se sente confortável ou desconfortável em situações desestruturadas. A resistência à incerteza é relacionada em nível de ansiedade cultural ou neuroses (O'Keefe & O'Keefe, 2004; Hofstede & McCrae, 2004);
    Dinamismo Confuciano: é a aceitação da legitimidade de hierarquia, a avaliação da perseverança, sem ênfase própria e baseada na tradição e nas obrigações sociais. Conforme Franke, Hofstede e Bond (1991), essa dimensão está significativamente correlacionada com o crescimento dos países que seguem esse tipo de orientação espiritual e comportamental.
    Individualismo/Coletivismo: refere-se ao grau em que os indivíduos são integrados em grupos. Em sociedades individualistas, as pessoas dispensam pouca atenção àqueles que não estão diretamente relacionados a seus círculos.
    Distância do Poder: representa o nível de tolerância dos membros menos influentes de organizações e instituições (como a família) em aceitar e esperar; o poder é distribuído desigualmente.

  • As cinco dimensões culturais de Hofstede.

    Quadro-referência com cinco tipos – dimensões – de diferenças/perspectivas de valores entre as culturas nacionais.

    1. Distância ao poder

    Também conhecida por “distância hierárquica”, essa dimensão dá a medida de quanto os membros menos poderosos de uma civilização aceitam e esperam distribuição desigual de poder na sociedade.

    Aqui, Hofstede estabelece os sistemas de valores daqueles que têm menos poder como medida. É uma dimensão mais relacionada a diferentes sociedades que buscam por formas para lidar com a questão fundamental de gerir as desigualdades entre os indivíduos.

    Exemplo de países com alto índice de Distância do Poder: países nórdicos, Nova Zelândia e Austrália. Características comuns: a desigualdade é aceita; há uma hierarquia por necessidade; aqueles que têm poder têm privilégios; a mudança acontece por meio de revoluções.

     

    2. Individual X coletivo

    Mede-se até que ponto as pessoas sentem que têm de tomar conta somente de si próprias, ou de suas famílias e das organizações a que pertencem.

    Em outras palavras, essa dimensão avalia se as organizações sociais são mais coletivas ou individuais. São características comuns das culturas coletivistas: foco em “nós”; relacionamentos são mais importantes do que as tarefas; cumprir com as obrigações impostas pelo grupo é fundamental; manter a harmonia e evitar o confronto direto é imperativo.

    Exemplo de países coletivistas: Guatemala, Paquistão e Indonésia.

     

    3. Masculinidade X feminilidade

    Mede o grau de prevalência de valores comumente associados ao gênero masculino ou feminino. No primeiro grupo, temos a agressividade, a busca por patrimônio e a competitividade. Já entre os valores femininos, podemos citar a valorização pelos relacionamentos, a sensibilidade e a preocupação com o bem estar dos outros.

    A teoria aponta que são características comuns das culturas femininas: foco em qualidade de vida; prazer pelas atividades pequenas e lentas; compaixão para com os menos afortunados; resolução de conflitos por meio do compromisso e da negociação. E entre os países em que valores femininos prevalecem, podemos citar: Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Holanda.

    São características comuns das culturas masculinas: foco na ambição; viver para trabalhar; “coisas” grandes e rápidas são admiradas; admiração pelo o sucesso; resolução de conflitos de modo a permitir que os mais fortes ganhem. Exemplo de países: Japão, Venezuela, Itália, Irlanda e México.

     

  • (CONTINUAÇÃO)

     

    4. Evitar a incerteza

    Reflete o sentimento de desconforto ou insegurança que as pessoas demonstram diante de riscos e imprevistos. O quão ameaçados esses indivíduos sentem-se por situações desconhecidas.

    Exemplo de países mais avessos a incertezas: Jamaica e Singapura. Características comuns: alto estresse ao enfrentar situações imprevistas; a incerteza é uma ameaça contínua e deve ser combatida; há necessidade de consenso; há necessidade de evitar o fracasso; há grande necessidade de regras e leis.

     

    5. Orientação a longo prazo X a curto prazo

    Verifica o quão pragmática/científica ou o quão passiva a explicações uma sociedade é, contraponto orientações de curto e longo prazo. São características comuns de culturas de curto prazo: a necessidade de esforços que produzam resultados imediatos; a pressão social para gastar mais; a prevalência de lucros imediatos diante das relações. Exemplos de países: Estados Unidos, Inglaterra e Espanha.

    E entre as características comuns de culturas de longo prazo, podemos citar: a perseverança e o esforço que produzem resultados lentamente; a importância de se economizar e ser cuidadoso com os recursos e a disposição para adiar seus próprios desejos por uma boa causa. São exemplos: países do Leste da Ásia, como China, Coréia e Japão.