SóProvas


ID
2296291
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas organizações, sempre haverá um dilema entre “o que é melhor para a empresa versus o que é melhor para mim”. Assim, a probabilidade de que administradores possam colocar metas pessoais à frente das metas das organizações, segundo Laurence Gitman, em seu clássico “Princípios da Administração Financeira Essencial”, constitui uma definição do que se entende por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Conflito de agência é a possibilidade de divergência de interesses entre acionistas e gestores, onde um tenta tirar vantagens do outro de uma mesma situação. Envolve problemas de assimetria de informações entre o agente e o proprietário e faz parte das considerações de Jensen & Meckling (1976).

    https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/download/9496/19670

  • "Deste conflito entre os interesses dos proprietários e os dos administradores surge aquilo que se chama de problema de agency, ou seja, a possibilidade de que os administradores coloquem seus objetivos pessoais à frente dos corporativos. Os problemas de agency podem ser evitados ou atenuados por meio de dois fatores: forças de mercado e custos de agency."

    Gitman

  • Breve resumo sobre:

    Na teoria da agência, os contratos regem a relação entre principal e agente, ao considerar que as partes buscam a maximização pessoal, caso o agente não haja no interesse do principal, instalando assim um conflito de agência. (BEDICKS, 2009).

    Na Teoria da Agência, de acordo com Eisenhardt (1989) apud Márcia Bianchi (2005), a composição de contratos mais eficientes entre o principal e o agente é adotada três hipóteses (BIANCHI, 2005):

    1.       - hipóteses humanas: interesses pessoais e aversão ao risco;
    2.       - hipóteses organizacionais: conflito parcial de metas entre participantes; assimetria informacional entre principal e agente pelas atividades delegadas pelo principal;
    3.       - hipóteses informacionais: informação negociável em termos de valor.

    Fonte: Caderno de Administração. Revista do Departamento de Administração da FEA ISSN 1414-7394 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.