SóProvas


ID
2296735
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre diabetes gestacional.

I. O rastreamento do diabetes gestacional deve ser feito nas gestantes que apresentam resultado de glicose plasmática de jejum ≥ 110 mg/dl e/ou presença de qualquer fator de risco para o diabetes gestacional.

II. Toda gestante com rastreamento positivo e/ou qualquer fator de risco deve ser submetida à confirmação diagnóstica com teste oral de tolerância à glicose após a ingestão de 75 g de glicose.

III. História de óbito fetal, sem causa aparente em gestação anterior, é considerado um fator de risco para o diabetes gestacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D ( II e III).

     

    complementando

     

     

     

    De acordo com Rastreamento e Diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional no Brasil.Brasília-DF.2017

     

     

     

    Fatores de risco para hiperglicemia na gravidez:


    Idade (aumento progressivo do risco com o aumentar da idade)


    Sobrepeso/obesidade (IMC ≥ 25Kg/m2)


    Antecedentes familiares de DM (primeiro grau)

     

    Antecedentes pessoais de alterações metabólicas:

     

    • HbA1c ≥ 5,7% (método HPLC)
    • Síndrome dos ovários policísticos
    • Hipertrigliceridemia
    • Hipertensão arterial sistêmica
    • Acantose nigricans
    • Doença cardiovascular aterosclerótica
    • Uso de medicamentos hiperglicemiantes

     

    Antecedentes obstétricos:


    • Duas ou mais perdas gestacionais prévias
    • Diabetes Mellitus gestacional
    • Polidrâmnio
    • Macrossomia (recém-nascido anterior com peso ≥ 4000g)
    • Óbito fetal/neonatal sem causa determinada
    • Malformação fetal

  • Gabarito: Letra B ( II e III).

     

     

    De acordo com Rastreamento e Diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional no Brasil.Brasília-DF.2017

     

     

    Item I- Errado.

     

    Assim, para diagnóstico de DMG seriam necessários 2 (dois) valores iguais ou superiores a 105mg/dL no jejum; 190 mg/dL na 1ª hora; 165mg/dL na 2ª hora e 145mg/dL na 3ª hora.

     

    Item II- Correto.

     

    Item III- Correto.

  • O rastreamento é considerado positivo nas gestantes com nível de glicose plasmática de jejum igual ou superior a 85mg/dL e não 110mg/dl, portanto a primeira afirmativa está errada.

    As gestantes com rastreamento positivo, ou seja, com glicemia plasmática de jejum maior ou igual a 85mg/dL até 125mg/dL e/ou com qualquer fator de risco devem ser submetidas à confirmação diagnóstica com teste oral de tolerância à glicose após ingestão de 75g de glicose anidra em 250–300ml de água, depois de um período de jejum entre 8–14 horas (TOTG 75g 2h). Portanto, a segunda afirmativa é verdadeira.

    São fatores de risco para o diabetes gestacional: Idade igual ou superior a 35 anos; Índice de massa corporal (IMC) >25kg/m2 (sobrepeso e obesidade); Antecedente pessoal de diabetes gestacional; Antecedente familiar de diabetes mellitus (parentes de primeiro grau); Macrossomia ou polihidrâmnio em gestação anterior; Óbito fetal sem causa aparente em gestação anterior; Malformação fetal em gestação anterior; Uso de drogas hiperglicemiantes (corticoides, diuréticos tiazídicos); Síndrome dos ovários policísticos; Hipertensão arterial crônica; Ganho excessivo de peso na gravidez atual; Suspeita clínica ou ultrassonográfica de crescimento fetal excessivo ou polihidrâmnio. Terceira afirmativa é verdadeira.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.


  • De acordo com o rastreamento e  diagnóstico de Diabtes Mellitus gestacional no Brasil 2017, ou seja , atual:

    Caso a gestante apresente na primeira consulta de pré - natal ,critérios de diagnósticos iguais àqueles pré determinados para o diagnóstico de diabetes fora da gestação( hemoglobina glicada > ou igual 6,5%;glicemia de jejum > ou igual a 126 mg/dl ; ou glicemia em qualquer momento > ou igual a 200 mg/dl), a mesma será considerada como portadora de DM,diagnosticado na gravidez.

    Definiu-se ainda que o diagnóstico de Diabetes Mellitus gestacional( DMG) seja firmado quando: 

    - A glicemia de jejum for > ou igual a 92 mg/dl  e < ou igual a 125 mg/dl no jejum.

    - Pelo menosum dos valore de TOTG com 75g,seja realizado entre 24 e 28 semanas de idade gestacional for > ou igual  a 92 mg/dl no jejum; > ou igual a 180 mg/dl na primeira hora ;> ou igual a 153 mg/dl na segunda hora.

    O TOTG 75g é preconizado para todas as gestantes que não apresentarem critérios para o diagnóstico de DMG e DM no início da gravidez.