SóProvas


ID
2296930
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Diabetes atinge a mulher grávida e todas as faixas etárias, sem qualquer distinção de raça, sexo ou condições socioeconômicas, apresentando prevalência, na população adulta, de 7,6% (BRASIL, 2001). Em vista disso, é importante diagnosticá-lo precocemente e investir na prevenção desta patologia. Em relação ao Diabetes mellitus, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarrito: Letra B.

     

     

    De acordo com o CAB nº 36 DIABETES MELLITUS.Brasília – DF.2013

     

     

    b) Errado.

     

    Os sinais e sintomas característicos que levantam a suspeita de diabetes são os “quatro P’s”: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso.

     

    Embora possam estar presentes no DM tipo 2, esses sinais são mais agudos no tipo 1, podendo progredir para cetose, desidratação e acidose metabólica, especialmente na presença de estresse agudo.

     

    Sintomas mais vagos também podem estar presentes, como prurido, visão turva e fadiga.

  • e) O rastreamento do Diabetes mellitus Gestacional é realizado entre a 24ª e a 28ª semanas de gravidez. (??)

    O rastreamento para DM gestacional deve ser realizado ao inicio do pre natal, nao?

  • O rastreamento se inicia na primeira consulta de pré-natal, ainda no 1º trimeste de gravidez. São feitas duas glicemias de jejum e se os valores forem 92 < x < 126, já é feito o diagnóstico de DMG, terminando ali o rastreamento.

     

    Apenas nas mulheres com glicemias de jejum < 92 mg/dl realizar-se-á o TOTG, agora no 2º trimestre, entre a 24ª e a 28ª semana.

     

    Esse protocolo de rastreamento é assentado tanto na SBD como na OMS e ADA. Desconheço a bibliografia seguida pelo examinador na redação da letra E.

  • GABARITO B - A QUE CAUSA EMAGRECIMENTO É A TIPO 1