SóProvas


ID
2297533
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Marsh e Terdd (1988), identificaram-se quatro finalidades para a avaliação psicológica que produzem diferentes tipos de laudos, dentre eles:

I. psicodiagnóstico

II. diagnóstico

III. prognóstico

IV. delineamento de intervenção

V. avaliativo-cognitivo

VI. avaliação da eficácia da intervenção

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • Alguém tem a referência dessa questão??

  • Gente, não é possível que essa questão não tenha sido anulada! Como Psicodiagnóstico pode não ser um dos objetivos?

  • Também achei bem estranho o psicodiagnóstico não ser uma das finalidades da avaliação psicológica... Além do diagnóstico ser um termo da área médica e não da psicologia

  • Finalidades para a avaliação psicológica (Marsh e Terdd)

    1- diagnóstico

    2- prognóstico

    3- delineamento de intervenção

    4- avaliação da eficácia da intervenção

  • A questão requer conhecimentos acerca do processo de escolha de elementos na Avaliação Psicológica.


    A avaliação psicológica  é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação  do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica. 


    De acordo com o SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) , a Avaliação Psicológica “é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina."


    De acordo com a Resolução CFP 06/2019, o laudo psicológico subsidia decisões de uma demanda em determinado contexto a partir da confecção de documento apresentando o resultado de uma avaliação psicológica.


    I FALSA (passível de anulação).


    Os autores citados pela banca não são tão reconhecidos no mundo acadêmico (tanto que não foi encontrado material para subsidiar a resposta da banca). O psicodiagnóstico é um tipo de Avaliação Psicológica, e sim, é possível realizar laudo psicológico por ele. 


    A afirmativa é falsa para a banca, mas considero como verdadeira.


    II VERDADEIRA


    Há divergência teórica quanto ao conceito de diagnóstico psicológico. Alguns afirmam que é semelhante ao psicodiagnóstico; outros afirmam que seria um processo sem uso de testes psicológicos - e isso diferencia o conceito entre os dois. De qualquer forma, ambos fazem parte da avaliação e pode subsidiar a confecção de um laudo


    III VERDADEIRA


    O prognóstico possibilita inferir qual seria o curso provável do caso. O profissional, com base nos dados avaliativos realizados poderia elaborar hipóteses para subsidiar possíveis decisões.


    IV VERDADEIRA


    Pode ser incluído no documento possíveis intervenções que poderão ser realizadas para o caso descrito.


    V FALSA


    A avaliação psicológica é mais ampla, não se resume a compreensão da cognição do sujeito. Para uma completa avaliação, deve haver ampla interpretação do funcionamento psíquico do sujeito (não apenas um constructo de avaliação)


    VI VERDADEIRA


    O psicólogo pode realizar um documento a partir da análise da evolução do caso apresentado. Dessa forma, caso um sujeito que esteja passando por um processo jurídico, por exemplo, e tenha se submetido a intervenção psicológica, de tempos em tempos pode ser realizado uma avaliação para análise da evolução do caso.



    Obs: A Resolução CFP 06/2019 afirma o seguinte sobre os laudos: “Deve-se limitar o relato no documento às informações necessárias para resposta da demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico."


    É possível que a  banca tenha se baseado nesta resolução - que não cita o psicodiagnóstico.


    Gabarito da Banca: Letra C.


    Gabarito da Professora: Não há resposta correta (questão passível de anulação)