SóProvas


ID
2299414
Banca
FUNRIO
Órgão
PM-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A propósito da estabilidade no serviço público, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra a).
    CF/88. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • De acordo com a Constituição Federal:

    a) CORRETA. Art. 41.

    b) INCORRETA. O art 41, §1º prevê as hipóteses de perda de cargo do servidor público estável: em virtude de sentença judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo assegurada a ampla defesa; mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurado ampla defesa.

    c) INCORRETA. O art. 41, §1º prevê, ainda, outras duas hipóteses de perda do cargo: por processo administrativo assegurada a ampla defesa e por procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurado ampla defesa. 

    d) INCORRETA. Art. 41, §3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    e) INCORRETA. Art. 41, §2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

    Gabarito do professor: letra A.
  • Por que não poderia ter sido a letra "c)" ?

  • Leonardo Dantas,

    Eu pensei a mesma coisa! Porém, deve-se observar o erro da questão quando fala "só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado".

    De fato, ele perderá em sentença judicial transitada em julgado, mas existe também outra maneira de perder o cargo: PAD (processo adminstrativo Disciplinar).

     

    Espero ter ajudado!  #PMDF2017SOLDADO

  • LEONARDO NAO EXITE SO UMA FOMA DO SERVIDO SER DEMITIDO .

    D )  DISPONIVEL  ART 28  -1

     E)  NESTE CASO, O SRVIDOR SERA REITEGRADO .

  • O ''so'' macula a questão  na letra c, pois existe outras  hipoteses.

    #PMDF2017SOLDADO

  • Na letra da lei..

    Art 41. São estaveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de proviimento efetivo em virtude de concurso público.

    Súm n° 309 do TST

  • GB\A PMGO PCGO

  • Gab. Letra A.

    C. O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

    D. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável será, consequentemente, exonerado.(Será colocado em disponibilidade)

    E.Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele posto em disponibilidade (Voltará para seu posto de origem e se alguém até então assumiu aquele posto, a pessoa que assumiu será colocada em disponibilidade) até o surgimento de vaga no cargo anteriormente ocupado.