A última revisão realizada à ISO 9001 aconteceu no ano de 2015, mas ao longo dos anos já havia sofrido algumas alterações, com o objetivo de melhorá-la sistematicamente. No entanto, os princípios de gestão da qualidade viram apenas uma alteração acontecer-lhes, com a junção do princípio “Abordagem Sistémica de Gestão” ao “Abordagem por Processos”. Levando a que, hoje em dia,
essa base, fundamental para a implementação dum sistema de gestão da qualidade, tivesse sete pontos-chave. São eles:
1 – Foco no Cliente
o foco primordial da gestão da qualidade é a satisfação dos requisitos do cliente, o esforço para exceder as suas expectativas.
2 – Liderança
Os líderes estabelecessem a todos os níveis. Unidade no propósito e direção criam as condições para que as pessoas se comprometam em atingir os objetivos da organização.
3 – Comprometimento das Pessoas
Pessoas competentes, habilitadas e empenhadas a todos os níveis, em toda a organização, são essenciais para melhorar a capacidade de criar e proporcionar valor.
4 – Abordagem por Processos
Os resultados consistentes e previsíveis são atingidos de modo mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e geridas como processos inter-relacionais, que funcionam como um sistema coerente.
5 – Melhoria
As organizações que têm sucesso estão permanentemente focadas na melhoria.
6 – Tomada de Decisões Baseada em Evidências
Decisões tomadas com base na análise e avaliação de dados e informação são mais suscetíveis de produzir os resultados desejados.
7 – Gestão de Relacionamentos
Para alcançar um sucesso sustentado, as organizações necessitam gerir as suas relações com as partes interessadas relevantes, tais como os fornecedores.
Estes sete princípios de gestão, sendo seguidos de forma rigorosa, conduzem uma organização a tornar-se propensa ao sucesso.
Fonte: http://blog.apcergroup.com/2016/05/03/7-principios-de-gestao-da-qualidade-segundo-a-iso-9001/