Gabarito: E
a) A curva de Phillips acelerada é quando a taxa de desemprego está abaixo da taxa natural de desemprego, portanto o a taxa natural ainda está lá.
b) Quando abaixo do ponto de desemprego natural, dada a crescente inflação, os agentes passam a aplicar as expectativas adaptativas.
c) Há um trade-off entre inflação e desemprego porém este não foi imposto pela curva de Phillips acelerada e sim pela original.
d) Leva em consideração a inflação antecipada através de expectativas adaptativas.
e) Sim, os agentes antecipam a inflação nas suas negociações salariais, o que causa um aumento no crescimento desta taxa.
a) Pelo contrário! Ela introduz este conceito!
b) Errado também! A versão aceleracionista é a versão Monetarista, de Friedman e Phelps, em que se trabalha com expectativas adaptativas.
c) Errado! Ela enfraquece este trade-off porque aponta que ele existe apenas no curto prazo.
d) É justamente ela que leva em conta isso ao máximo. Nesta versão, as variações no desemprego (e na renda) ocorrerão de acordo com o desvio da inflação efetiva em relação à inflação esperada, sendo que os agentes se baseiam na inflação passada para definir a inflação futura.
e) Perfeito! Eles formam suas expectativas e antecipam a inflação, reajustando contratos e ajustando seus comportamentos. Por isso, a política econômica só consegue trazer efeitos reais (ainda que de curto prazo) se causar uma inflação acima/abaixo da esperada.
Resposta: E