SóProvas


ID
2300029
Banca
Instituto IBDO
Órgão
Prefeitura de Maria da Fé - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia: “ Não se pode cobrar tributo relativo a situações ocorridas antes do início da vigência da lei que as tenha definido, ou seja, a lei sempre se aplicará a fatos geradores ocorridos após o início da sua vigência”. Estamos falando de qual princípio tributário?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Marque no seu CTN 

    CTN Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
     

    I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça; (Princípio da Legalidade Tributária)


    II - instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos; (Princípio da isonomia tributária)


    III - cobrar tributos:

         a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado; (Princípio da irretroatividade)

         b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; (Princípio da anterioridade)

         c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b (Princípio da anterioridade nonagesimal)


    Letra B Princípio da Liberdade de Tráfego proíbe que as entidades políticas estabeleçam limitações ao tráfego de pessoas ou bens, através de tributos interestaduais ou intermunicipais. 

    Letra E       O princípio da capacidade contributiva, igualmente denominado princípio da capacidade econômica, é um desmembramento do princípio da igualdade no Direito Tributário, representando a materialização do mesmo em prol de uma justiça social.

     

    Bons estudos!!!

    http://goo.gl/dVzqck

  • - enquanto o princípio da irretroatividade veda cobrar ou majorar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei, o princípio da anterioridade veda cobrar ou majorar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

  • MACETE :

    IRRETROATIVIDADE= VIGÊNCIA

    ANTERIORIDADE= PUBLICADA