SóProvas


ID
2300326
Banca
Quadrix
Órgão
CRBio-6ª Região
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O senso comum indica que o "Líder Nato" é aquele indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo, com a participação espontânea dos seus membros. Dentro de uma organização, a liderança e a motivação contribuem para que o desempenho do grupo seja eficiente e eficaz. Considerando que nem sempre o grupo é dirigido por um "líder nato", espera-se que cada membro do grupo desenvolva a automotivação, que implica que o profissional tenha iniciativas próprias, que não espere que a organização ofereça estímulos diários. Se o indivíduo, como profissional, escolheu uma profissão, deve manter-se atualizado com o que ocorre na sua área. Quem busca aperfeiçoar-se está em constante processo de evolução e diferencia-se dos demais. Escolha qual atitude de liderança melhor contribui para a automotivação.

Alternativas
Comentários
  • B) Delegação de tarefas, compartilhando os benefícios obtidos. 

  • LETRA B 

     

    Pra responder essa questão utilizei como base a teoria de dois fatores de Hezberg. Lembrei que a delegação de tarefas e o enriquecimento do cargo são fatores motivacionais, ou seja, são intrínsecos.

  • LETRA B.

     Delegação de tarefas, compartilhando os benefícios obtidos. 

  • Em relação à liderança e às atitudes que promovem a motivação, podemos julgar as alternativas a seguir:

    A) Incorreto. O estilo autocrático não é considerado motivacional, pois preocupa-se de maneira excessiva com as tarefas e com as metas, e tudo isso sem a participação do liderado nas decisões. Já a "supervisão", de acordo com Marras, é considerado um fator higiênico, junto às políticas empresarias, ao ambiente e à remuneração.

    B) Correto. São considerados fatores motivacionais associados ao cargo: autonomia, reconhecimento de trabalho, aumento de responsabilidades, possibilidade de crescimento, desenvolvimento pessoal, de acordo com Marras e Herzberg.

    C) Incorreto. Um alto grau de especialização pode ser maléfico para o funcionário da organização. Contra isso, surgiu o “enriquecimento do trabalho” e traz a ideia de rodízios de atividades, treinamentos e desafios. Porém para tal, deve-se considerar as competências do colaborador.

    D) Incorreto. Segundo Chiavenato, "a avaliação do desempenho proporciona o julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários. É a avaliação por mérito."

    E) Incorreto. Dependerá dos recursos materiais, financeiros e tecnológicos oferecidos pela organização.

    Bibliografia:

    RIBAS, A; SALIM, C. “Gestão de Pessoas para concursos”.4ªed. Alumnus. 2016

    CHIAVENATO, I. "Gestão de Pessoas" 4ªed. Manole. 2014

    Gabarito: Letra "B".