-
líder deve ser visto na organização como alguém capaz de inspirar à ação, e não como aquela pessoa que impões a obrigação, como em outros tempos.
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. Planejamento, orçamento, organização, solução de problemas, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e várias outras coisas – gerência é o que fazemos, liderança é quem somos.(HUNTER, 2006, p.18-19).
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/um-estudo-sobre-lideranca-estilos-conceitos-e-aplicacoes-ao-longo-da-historia/67682/
-
lIDERANÇA E COERÇÃO SÃO DUAS COISAS QUE NÃO COMBINAM
-
QUESTÃO DIZ: "NÃO COERCIVA"
Significados do que é Coercivo: Que coage. que reprime (...)
Entendendo a questão:
É o uso da influência não coerciva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los à realização dos objetivos do grupo.
GABARITO: C
Obs: Liderança não condiz com algo a ser forçado como no comentario do Rafael deixa bem claro e sim "alguém capaz de inspirar à ação e não impor obrigações."
-
grupo => é liderado
-
. É o uso da influência não coerciva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los à realização dos objetivos do grupo.
Palavras chave: Influência e realização do objetivos, de cara já pode-se marcar Liderança
C
-
Influenciar pessoas para a consecução objetivos específicos é o conceito de Liderança.
Gabarito: C
-
Justamente, liderar em palavras implica também em dar o exemplo e não somente as ordens, oque faz com que o maior numero de pessoas sejam influentes a outras.
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a que se refere a descrição apresentada no enunciado.
A definição de liderança assume diferentes conceituações, segundo o autor. Algumas definições serão elencadas a seguir.
- É um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção ao alcance de alguns objetivos. Dirigir, nesse contexto, assume o significado de levar as pessoas a agir de certa maneira ou seguir um curso particular de ação (CERTO, p348).
- Uma tentativa, no âmbito da esfera interpessoal, dirigida por um processo de comunicação, para a consecução de alguma(s) meta(s) (FLEISHMAN, 1973, p.3).
- Uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar (CHIAVENATO, 2020, p.235).
- A habilidade de influenciar pessoas para o alcance de objetivos. Essa definição enfatiza que o líder está envolvido com outras pessoas para alcançar objetivos. A liderança é recíproca, ocorre entre pessoas e com foco em pessoas, não em atividades como folhear papeis ou resolver problemas. Liderança envolve o uso do poder (DAFT, p.478).
De acordo com as visões acima, podemos, portanto, assinalar a alternativa "C".
GABARITO: C
Fontes:
CERTO, S. C. Modern Manegement: diversity: quality. ethics, and the global evironment. Boston: Allyn & Bacon, 1994.
CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
DAFT, R. L. Management. Forth Worth: The Dryden Press, 1994.
FLEISHMAN, E. A. Twenty years of communication and structure. In: FLEISMAN, E. A.; HUNT, J. G. (orgs). Current develompements in the study of leadership. Carbondable: Southern Illinois Universitu, 1973.