SóProvas


ID
2301121
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, ou síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua transcendência. Sobre este assunto, analise as afrmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. HIV-1 e HIV-2 são retrovírus da família Lentiviridae.
II. Pertencem ao grupo dos retrovírus citopáticos e não oncogênicos, necessitando, para se multiplicar, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do ácido ribonucleico (RNA) viral para uma cópia do ácido desoxirribonucleico (DNA), que pode então se integrar ao genoma do hospedeiro.
III. Esses vírus são bastante duráveis no meio externo, não sendo inativados por uma variedade de agentes físicos (calor).
IV. Esses vírus são inativados por agentes químicos como hipoclorito de sódio e glutaraldeído.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi... A família dos retrovirus não é a Retroviridae??? Não seria o item e) o correto???

  • Lentiviridae é a subfamilia da Retroviridae.

  • O HIV é um retrovírus com genoma RNA, da família Lentiviridae!!!

    http://www.angelfire.com/journal/imuno/imuno7.htm

  • A Aids e uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade. O agente etiológico é o HIV-1 e HIV-2, um retrovirus da familia Lentiviridae.

    A primeira afirmativa está correta. O HIV pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que necessitam, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se ao genoma do hospedeiro.

    A segunda afirmativa também é verdadeira. O HIV é bastante lábil no meio externo, sendo inativado por uma variedade de agentes físicos (calor) e químicos (hipoclorito de sódio, glutaraldeído). Em condições experimentais controladas, as partículas virais intracelulares parecem sobreviver no meio externo por até, no máximo, um dia, enquanto que partículas virais livres podem sobreviver por 15 dias, à temperatura ambiente, ou até 11 dias, a 37ºC.

    Portanto a terceira afirmativa também é falsa e a quarta afirmativa é verdadeira.

    Gabarito do professor: Letra C

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica.– 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Aids_eti...
  • Questão (IV) 

    Esterilização química. 

    Métodos de desinfecção de alto nível (DAN)

    A esterilização química pela imersão em glutaraldeído a 2-4% por 8 a 10 horas ou em formaldeído a 8% por 24 horas é uma opção à esterilização a vapor. Ela requer a manipulação especial com luvas e, assim, os instrumentos esterilizados devem ser enxaguados com a água estéril antes do uso, já que esses produtos químicos deixam resíduos nos instrumentos. O glutaraldeído é muito caro, enquanto o formaldeído é mais irritante para a pele, pulmões e olhos. A esterilização a vapor é preferida à esterilização química.

    Fonte: http://screening.iarc.fr/colpochap.php?chap=14.php&lang=4

  • Professora do Qc  Anita Salvadori Randi

    Gabarito do professor: Letra C 
     

    A Aids e uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade.

     

    A primeira afirmativa está correta. O agente etiológico é o HIV-1 e HIV-2, um retrovírus da família Lentiviridae. 

    A segunda afirmativa está correta. O HIV pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que necessitam, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se ao genoma do hospedeiro.

    O HIV é bastante lábil no meio externo, sendo inativado por uma variedade de agentes físicos (calor) e químicos (hipoclorito de sódio, glutaraldeído). Em condições experimentais controladas, as partículas virais intracelulares parecem sobreviver no meio externo por até, no máximo, um dia, enquanto que partículas virais livres podem sobreviver por 15 dias, à temperatura ambiente, ou até 11 dias, a 37ºC. 

    Portanto a terceira afirmativa é falsa e a quarta afirmativa é verdadeira. 

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica.– 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Aids_eti...

  • O HIV é um retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae (retrovírus) e Subfamília Lentivirinae.

    .

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Aids_etiologia_clinica_diagnostico_tratamento.pdf

     

    Alternativa correta: E

  • Professora do Qc  Anita Salvadori Randi

    Gabarito do professor: Letra C 

    "O HIV é um retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que necessitam, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se ao genoma do hospedeiro de acordo com a referencia usada pelo professor do QC. "

    Fonte citada pelo professor do QC

    PEssoal ta de brincadeira, fala que a primeira assertiva esta certa e ainda coloca a referencia que mostra que esta errada.

  • Família retroviridae e SUBFAMÍLIA Lentivirinae

    gab - E

  • Vamos retomar o conceito, pois dessa forma você não vai esquecer: a desinfecção de alto nivel é o processo físico ou químico que destroí todos os microorganismos de objetos inanimados e superficies.

  • O HIV é um retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que necessitam, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se ao genoma do hospedeiro.

    O HIV é bastante lábil no meio externo, sendo inativado por uma variedade de agentes físicos (calor) e químicos (hipoclorito de sódio, glutaraldeído). Em condições experimentais controladas, as partículas virais intracelulares parecem sobreviver no meio externo por até, no máximo, um dia, enquanto que partículas virais livres podem sobreviver por 15 dias, à temperatura ambiente, ou até 11 dias, a 37ºC.

  • Acho que o gabarito da questão estão errado pq o HIV(agente etiológico) é um retrovírus com genoma de RNA, da família Retroviridae e subfamília Lentivirinae.

  • ESSES ERROS ASSIM, SÓ PODIA SER DA IBFC... BANCA FRAQUÍSSIMA... VÁRIOS ERROS.

  • Dica: as bancas costumam cobrar que a família é Lentivirinae e colocar como certo.
  • Só acertei essa graças ao meu TCC. Requer um conhecimento um tanto quanto avançado sobre o vírus kkkk