SóProvas


ID
2301136
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o componente sala de Estabilização, referida na Política Nacional de Atenção às Urgências, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Portaria 1600/11 que Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS), a organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna. A alternativa A está errada pois não está relacionada com a Sala de estabilização que foi solicitada no enunciado. O Componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, garantir atendimento e/ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS. A alternativa B está errada pois não está relacionada com a Sala de estabilização que foi solicitada no enunciado, está relacionada com o componente SAMU. O Componente Sala de Estabilização deverá ser ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências. A alternativa C está correta. O Componente Sala de Estabilização não se caracteriza como novo serviço de saúde para assistência a toda demanda espontânea, mas sim para garantir a disponibilidade de atendimento para estabilização dos agravos críticos à saúde. Ou seja, a letra D, está errada. O Componente Força Nacional de Saúde do SUS objetiva aglutinar esforços para garantir a integralidade na assistência em situações de risco ou emergenciais para populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso, pautando-se pela equidade na atenção, considerando-se seus riscos. A alternativa E está errada pois não está relacionada com a Sala de estabilização que foi solicitada no enunciado, está relacionada com o componente Força Nacional de Saúde do SUS. Resposta C Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1600_07_07_2011.html
  • Segundo a Portaria 1600/11 que Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS), a organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.

     

    A alternativa A está errada pois não está relacionada com a Sala de estabilização que foi solicitada no enunciado. O Componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, garantir atendimento e/ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS.

     

    A alternativa B está errada pois não está relacionada com a Sala de estabilização que foi solicitada no enunciado, está relacionada com o componente SAMU. O Componente Sala de Estabilização deverá ser ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências.

     

    A alternativa C está correta. O Componente Sala de Estabilização não se caracteriza como novo serviço de saúde para assistência a toda demanda espontânea, mas sim para garantir a disponibilidade de atendimento para estabilização dos agravos críticos à saúde.

     

    Ou seja, a letra D, está errada. O Componente Força Nacional de Saúde do SUS objetiva aglutinar esforços para garantir a integralidade na assistência em situações de risco ou emergenciais para populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso, pautando-se pela equidade na atenção, considerando-se seus riscos.

     

    A alternativa E está errada pois não está relacionada com a Sala de estabilização que foi solicitada no enunciado, está relacionada com o componente Força Nacional de Saúde do SUS.

     

    Resposta C

    Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1600_07_07_2011.html

  • A) Tem por objetivo a ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo e responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências (Componente Atenção Básica)

    B) Tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (Componente SAMU)

    C) Deverá ser ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção à saúde pela central de regulação das urgências (RESPOSTA - Componente sala de Estabilização)

    D) Se caracteriza como novo serviço de saúde para assistência a toda demanda espontânea, e não somente para garantir a disponibilidade de atendimento para estabilização dos agravos críticos à saúde (REDAÇÃO INCORRETA DO Componente Sala de Estabilização - Art. 9º. Parágrafo Ùnico) O Componente de que trata o caput deste artigo NÂO se caracteriza como novo serviço de saúde para assistência a toda demanda espontânea, MAS SIM PARA GARANTIR a disponibilidade de atendimento para estabilização dos agravos críticos à saúde.

    E) Objetiva aglutinar esforços para garantir a integralidade na assistência em situações de risco ou emergenciais para populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso, pautando-se pela equidade na atenção, considerando-se seus riscos (Componente Força Nacional de Saúde do SUS)

  • Art. 8º O Componente Sala de Estabilização deverá ser ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências