(V ) Para fins práticos e para a tomada de condutas, considera-se febre quando há elevação da temperatura corporal (axilar) > 37,8o C.
(V ) Hiperpirexia é o termo utilizado para febres > 41,5o C.
( V) Hipertermia é um aumento de temperatura corporal que ultrapassa a capacidade do corpo de perder calor, sem mudança no set-point hipotalâmico, causado por exposição excessiva ao calor ou pela produção endógena de calor de forma exacerbada.
(F ) Para manter uma temperatura mais elevada, o organismo utiliza mecanismo de conservação de calor, como a vasodilatação periférica, e produtores de calor, como calafrios e a diminuição da atividade metabólica.
Reposta do professor
A regulação da temperatura corporal depende do balanço entre produção de calor (a partir de todos os processos metabólicos) e perda de calor (por trocas com o ambiente. A hipertermia é definida como temperatura corporal acima de 37,8° C. A primeira afirmativa está correta.
Variações anormais de temperatura:
- Hipotermia - Abaixo de 36ºC
-Estado febril- 37,5 a 37,7ºC
- Febre- 37,8 a 39ºC
- Hiperpirexia - 39,1 a 42ºC. Portanto a segunda afirmativa é verdadeira.
Febre é uma elevação da temperatura corpórea que ultrapassa a variação diária normal, que ocorre associada a uma mudança no set-point hipotalâmico de um estado normotérmico para um estado febril.
A literatura é um pouco controversa quanto a um valor de corte.
Considera-se, na prática, como febre uma temperatura axilar > 37,8°C. Há causas infecciosas e não-infecciosas envolvidas na sua patogênese.
Hiperpirexia é um termo utilizado para febres > 41,5 ºC, o que normalmente ocorre em hemorragias no SNC e, mais raramente, em infecções graves.
Hipertermia é um aumento de temperatura corpórea que ultrapassa a capacidade do corpo de perder calor, sem mudança no set-point hipotalâmico, causada por exposição excessiva ao calor ou produção endógena de calor de forma exacerbada. febre de origem indeterminada em sua definição clássica implica febre acima de 38,3°C por vários dias, com duração de pelo menos três semanas e que permanece sem diagnóstico após uma semana de investigação.
A terceira afirmativa é verdadeira. A termorregulação é a capacidade de um organismo de promover a manutenção de sua temperatura normal, para isso ele tem a capacidade de aumentar ou diminuir a temperatura corporal.
Para diminuição da temperatura corporal tem mecanismos como a vasodilatação, sudorese, diminuição do metabolismo basal, e para o aumento da temperatura corporal, calafrios. Logo, a última afirmativa é falsa.
Gabarito do professor: Letra B.
Bibliografia
Brasil.Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue : manual de enfermagem – adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.