SóProvas


ID
2301193
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Solidariedade

    [...] Não tenho dúvida alguma em afirmar que Karl Marx foi uma personalidade excepcional, tanto por sua inteligência como por sua generosidade, pois dedicou a sua vida à luta por um mundo menos injusto.

    Graças a homens como ele, as relações de capital e trabalho – que, na época, eram simplesmente selvagens – mudaram, alcançando as conquistas que as caracterizam hoje. Marx contribuiu para mudar a sociedade humana, muito embora o seu sonho da sociedade proletária se tenha frustrado.

    Nisso ele errou, e nós, que acreditávamos em suas ideias, erramos com ele. Isso não significa, porém, que o sonho da sociedade igualitária tenha que ser sepultado. Continua vivo e o que importa é encontrar outros meios de torná-lo realidade. Já alguns países têm avançado nessa direção.

    Mas, para que esse avanço prossiga é necessário reconhecer que o sonho marxista estava errado, ainda que bem-intencionado. Se insistirmos nos dogmas ditos revolucionários – como a luta de classes e a demonização da iniciativa privada –, não sairemos do impasse que inviabilizou o regime comunista onde ele se implantou.

    Há que reconhecer que, se sem o trabalhador não se produz riqueza, sem o empreendedor também não. Entregar o destino da economia a meia dúzia de burocratas foi um dos equívocos que levaram ao fracasso os regimes comunistas onde ele se implantou.

    Tampouco pode-se negar que o regime capitalista se move essencialmente pela exploração do trabalho e pela acumulação do lucro. A ambição desvairada pelo lucro é o mal do capitalismo que deve ser extirpado. E, creio eu, isso talvez possa ser feito sem violência, uma vez que, de fato, ninguém necessita de acumular fortunas fantásticas para ser feliz.

    A sociedade também não necessita ser irretorquivelmente igualitária, mesmo porque as pessoas não são iguais. Um perna de pau não deve ganhar o mesmo que o Neymar, nem o Bill Gates o mesmo que ganha um chofer de táxi.

    E, por falar nisso, para que alguém necessita ter a sua disposição milhões e milhões de dólares? Para jantar à tripa-forra? Se ele investir esse dinheiro numa empresa, criando bem e dando emprego às pessoas, tudo bem. Mas ninguém necessita ter dez automóveis de luxo, vinte casas de campo nem dezenas de amantes.

    Tais fortunas devem ser divididas com outras classes sociais, investidas na formação cultural e profissional das pessoas menos favorecidas, usadas para subvencionar hospitais e instituições para atender pessoas idosas e carentes.

    Sucede que só avançaremos nessa direção se pusermos de lado os preconceitos esquerdistas e direitistas, que fomentam o ódio entre as pessoas.

    Sabem por que Bill Gates deixou a presidência de sua empresa capitalista para dirigir a entidade beneficente que criou? Porque isso o faz mais feliz, dá sentido à sua vida.

(Ferreira Gullar. Folha de S. Paulo, 04 de dezembro de 2016. Adaptado.*Último texto do poeta Ferreira Gullar publicado no dia de sua morte.)

Considerando a ocorrência de uma relação semântica entre agente, paciente e instrumento da ação verbal, temos a construção do predicado relacionada com distinções de voz. Deste modo, assinale, a seguir o trecho selecionado cuja reescrita na voz passiva é possível:

Alternativas
Comentários
  • Nathalua Omayra deve estar de brincadeira né ? Vários comentários só falando o gabarito. O gabarito o site já nos dá !!!

  • O comentário com o gabarito é para ajudar aqueles que não possuem a conta paga.... já que vc se encomodou pq não escrveu um cometário construtivo ? não ajuda, não atrapalha!

  • Bora futuros bombeiros do DF !

     

  • Resposta: "Há de reconhcer que, se sem o trabalhador riquezas não serão produzidas, sem o produtor também não serão".

    Penso que a partícula SE, neste caso, está funcionando apenas como partícula de realce. Corrigam-me se estiver errada.

     

    Mais amor, por favor!!

  • LETRA "C": [...]Se sem o trabalhador não se produz riqueza[...]  . Na voz passiva fica: A riqueza não é produzida sem o trabalhador. 

     

    Observe que o objeto direto será o sujeito da passiva, o sujeito da ativa passará a agente da passiva e o verbo ativo assumirá a forma passiva, conservando o mesmo tempo.

  • Concurseiro fort, a Nathalia Omayra responde o gabarito porque tem pessoas que consultam somente os comentários por uso gratuito

  • DICA! Quando a questão pede reescrita para voz passiva, a primeira coisa é identificar se é VTD ou VTDI, pois apenas eles admitem a voz passiva. Assim, de cara já dá para eliminar algumas alternativas. 

  • Parabéns Sara Torres, pelo comentário. 

  • Voz passiva: se sem o trabalho não se produz riqueza.

     

    Voz ativa: A riqueza não é produzida sem o trabalho.

     

    Na voz passiva o sujeito se torna agente da passiva; o VTD, locução verbal; o Objeto Direto se torna sujeito passivo.

  • a) ERRADA

    Nisso ele errou, [...]” (3º§)

    O verbo "errou" é intransitivo.

    b) ERRADA

    “Já alguns países têm avançado nessa direção.” (3º§)

    Há a presença do verbo "ter + particípio". A regência da locoção verbal é transitiva indireta.

     c)ERRADA

    “[...] se sem o trabalhador não se produz riqueza [...] (5º§)

    O primeiro "se" é particula de realce. O segundo "se" é particula apassivadora. A oração já está na voz passiva sintética.

     d) ERRADA

    “[...] Karl Marx foi uma personalidade excepcional, [...]” (1º§)

    O verbo "foi" é de estado. É um varbo de ligação.

    _________________________________________________________________________

    Na voz passiva analitica, o objetivo direto (paciente) da oração na voz passa a ser sujeito (paciente) e o sujeito (agente) passa a ser objeto indireto (agente da passiva). Neste caso, há a presença do verbo ser + particípio.

    Na voz passiva sintética, o sujeito (paciente) da oração na voz passiva analítica passa a ser sujeito (paciente), omitindo-se a preseça do agente da passiva. Neste caso, há a presença da particula apassivadora "se" e não é possível identificar quem pratica a ação verbal.

    São opniões minhas, não sei se estou completamente certo.

    Entendo que não há alternativa correta, motivo pelo qual a questão deve ter sido anulada.

    Espero ter ajudado. 

  • Excelentes Observações Wesley Bastos ! ! !

    Você foi muito feliz em seus apontamentos ! ! !

  • Justificativa para anulação:

     

    Recurso Procedente. Questão anulada. O trecho “se sem o trabalhador não se produz riqueza” apresenta formação da voz passiva sintética não sendo preciso de que haja reescrita para isso. A voz passiva sintética é formada com um verbo transitivo direto acompanhado do pronome “se”, que se diz apassivador.