-
Gabarito Letra B
" Simon distingue dois tipos de decisões: as programadas e as não programadas.
As decisões programadas são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas (tomadas automaticamente). São as decisões automatizadas, sequenciais que não necessitam da intervenção do decisor. Dentre os principais exemplos, nós podemos citar o hábito, a rotina, os manuais de instruções e operações padronizadas como formas de tomar decisões programadas.
As decisões não programadas não dispõem de soluções automáticas, uma vez que são desestruturadas. São as decisões não automatizadas que dependem da solução do decisor. O lançamento de novos produtos, a redução do quadro de funcionários e uma mudança na sede da empresa são exemplos de decisões não programadas. "
Existem vários modelos de tomada de decisão, que de vez em quando aparecem de forma mais específica nas questões. Como estão explicados nos links, aqui cito apenas os nomes:
Modelo Racional de Decisão
Modelo da Racionalidade Limitada ou de Carnegie
Modelo Incrementalista
Modelo Desestruturado
Modelo da Lata de Lixo
Modelo Comportamentalista
http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-processo-decisorio-nas-organizacoes.html
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/162-tomada-de-decisao-nas-organizacoes
-
Comentário mais objetivo:
As decisões nas organizações dividem-se em duas categorias principais:
→ Decisões programadas: se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, concedidas em um ambiente de certeza.
→ Decisões não programadas: não têm regras para serem seguidas e não possuem processo específico a ser utilizado. Podem ser conhecidas ou inéditas.
obs: em uma decisão programada, a solução para determinado tipo de problema já foi internalizada pela organização de modo que NÃO é necessário refazer todo o processo decisório para escolher a melhor alternativa.
-
não confundir com as "premeditadas"!!!
-
A FCCC É REPETITIVA ATÉ DEMAIS DA COOONTA:
SEEEEGUE O PLANO.
No que concerne aos tipos de decisões, aquelas denominadas “programadas” são passíveis de aplicação
a) em situações já enfrentadas anteriormente, já que fazem parte do acervo de soluções da organização para eventos que se apresentam sempre de maneira semelhante.
b) apenas para solução de problemas de natureza econômica ou financeira, eis que se traduzem em fórmulas prontas ou algoritmos.
c) em situações que não comportam uma tomada de decisão propriamente dita, mas sim uma automação de processos de trabalho.
d) apenas pelas áreas operacionais da organização, já que dizem respeito à aplicação de padrões e protocolos já fixados previamente.
e) de caráter eminentemente racional, devendo, sempre que possível, substituir as denominadas “não programadas” que são tomadas aleatoriamente.
A literatura especializada aponta diferentes tipos de decisões e diferentes modelos do processo de tomada de decisão. Entre as classificações correntes para esses temas, podem ser apontados, exemplificativamente,
a) decisões autocráticas, fundadas apenas na opinião do líder, e processos decisórios estratificados, que seguem fórmulas preestabelecidas.
b) decisões reativas, que se apresentam como resposta a um desafio colocado, e processos de tomada de decisão democráticos, que pressupõem a unanimidade.
c) decisões não programadas, que são de natureza reativa, e processos de tomada de decisão consensuais, que são eminentemente intuitivos.
d) decisões programadas, que fazem parte do acervo de soluções da instituição, e processos decisórios consultivos, em que os envolvidos opinam e o líder toma a decisão.
e) decisões aleatórias, fruto da imposição de autoridade, e processos de tomada de decisão inovadores, que desprezam as alternativas já testadas
Costuma-se apontar a tomada de decisão como o cerne da atividade do gestor e, nesse contexto, a doutrina identifica diferentes tipos de decisão entre as quais as denominadas decisões programadas, que
a) são aplicadas sem a participação do gestor, com a utilização da tecnologia da informação, sistemas e softwares.
b) se contrapõem, pelo seu caráter racional, às decisões intuitivas, estas últimas também denominadas não-programadas.
c) devem ser tomadas em período de tempo determinado, sob pena de se tornarem ineficazes.
d) correspondem aos objetivos e metas estabelecidos no planejamento estratégico da organização.
e) fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas.
-
Gab: B
Até agora, em pelo menos 4 questões sobre processo decisório a FCC cobrou esse trecho "quando um gestor soluciona um problema tomando por base normas preestabelecidas, disponíveis no acervo da organização, sua decisão é do tipo" se referindo à decisão PROGRAMADA. Atente-se às palavras-chave, ainda mais quando o texto é extenso e as alternativas também!
-
A FCC só sabe cobrar sobre as rotineiras kkkk
-
Decisões que são tomadas com base em um acervo de soluções da organização são as decisões programadas.
Gabarito: B