-
Gabarito: Letra D
I - CERTA! Tendo em vista que a racionalidade do tomador é limitada, a decisão racional demanda esforço para simplificar situações complexas.
Tomada de decisão racional: quando se enfrenta um problema complexo, tende-se a reagir reduzindo-o a um nível em que ele pode ser compreendido mais facilmente. Isso acontece porque nossa capacidade limitada de processamento de informações torna impossível assimilar e compreender todos os dados necessários para a otimização.
II. ERRADA! A tomada de decisão intuitiva é um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas e não tem lugar quando existe alto nível de incerteza.
A tomada de decisão intuitiva: é um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas. (...) As pessoas usam a intuição para tomar decisões quando: existe alto nível de incerteza; há poucos precedentes em que se basear; as variáveis são menos previsíveis cientificamente; os fatos são limitados; os fatos não indicam claramente o caminho a seguir; os dados analíticos não são muito úteis; existem várias alternativas plausíveis, todas com boa justificativa; e há limitação de tempo e existe uma pressão para que se chegue rapidamente à decisão certa.
III. ERRADA! O processo de tomada de decisão consensual conjuga, de forma equilibrada, o processo racional e o intuitivo.
Decisão consensual: a decisão é tomada por todos e, mesmo que alguém discorde ou ache que alguma alternativa seria melhor do que a escolhida, todos concordam em apoiar a decisão do grupo.
FONTE: Gestão de Pessoas para concursos - Ribas
-
Modelo Racional: os tomadores de decisões tenham informações perfeitas, e que sejam capazes de avaliar sistematicamente e logicamente cada alternativa e no final tomar uma decisão totalmente imparcial sobre o que será melhor para a organização.
Uma decisão racional baseia-se totalmente em informações e não em sentimentos, emoções ou crenças infundadas sobre a situação e as escolhas que ela requer. Além disso, a racionalidade pressupõe uma ordem lógica: se uma regra for criada, explicando quais passos devem ser seguidos, todos os problemas serão resolvidos. (MAXIMIANO, 2004, página 126)
-
O processo intuitivo de tomada de decisão é um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas. Em certas situações, a informação é tão insuficiente ou há várias alternativas plausíveis que a decisão por intuição se torna mais apropriada. Também tende a ser mais usada quando há limitação de tempo ou alguma pressão. Já a deliberação, em geral, exige maior tempo e um processo consciente de cada participante para formar um consenso, motivo pelo qual predomina o processo racional de tomada de decisão.
-
https://www.youtube.com/watch?v=_A6GZH9oM-E
-
Erros:
II) Dizer que NÃO tem lugar qdo existe alto nível de incerteza.
III) Não existe um equilíbrio entre o processo racional (informações perfeitas) e intuitivo( processo inconsciente). A tomada de decisão é baseada em um ou em outro. Pois se tenho informações perfeitas para a tomada de decisão o processo é totalmente consciente.
-
I. Certo. Afirmação de acordo com as ideias da racionalidade limitada. Em virtude da incapacidade de conhecer e processar todas as informações, os gestores simplificam as situações e a partir dessas simplificações tomam as decisões.
II. Errado. Quanto maior o nível de incerteza (poucas informações, atipicidade da situação), maior será a tendência de uma decisão intuitiva, afinal, as decisões mais racionais dependem de uma grande quantidade de informações.
III. Errado. Tomada de decisão consensual é uma tomada de decisão baseada no consenso (unanimidade) das opiniões dos envolvidas. Não se relaciona, dessa forma, com a classificação de processo de decisão racional x intuitivo.
Gabarito: D