LETRA A
b) Art 3º- a conservação e a restauração dos monumentos visam a salvaguardar tanto a obra de arte quanto o testemunho histórico.
c) Art 8º- os elementos de escultura, pintura ou decoração que são parte integrante do monumento não poderão ser retirados a não ser que essa medida seja a única capaz de assegurar a sua conservação.
d) Art 12º - os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem se distinguir das partes originais a fim de que a restauração não falsifique o documento de arte e de história.
e) Art 7º- o monumento é inseparável da história de que é testemunho e não deverá ser deslocado em conjunto ou em parte, exceto quando a salvaguarda do monumento o exigir ou quando o justificarem razões de grande interesse nacional ou internacional.
A) A conservação dos monumentos exige, antes de tudo, manutenção permanente.
Correta pois além de estar descrita igualmente no art. 4 também é a mais coerente entre todas as outras.
B) A conservação e a restauração dos monumentos visam a salvaguardar tão somente o seu testemunho histórico.
Errada, poís a obra tem tanto valor quanto seu testemunho histórico. Descrito no art. 3
Art 3º- a conservação e a restauração dos monumentos visam a salvaguardar tanto a obra de arte quanto o testemunho histórico.
C) Os elementos de escultura, pintura ou decoração que são parte integrante do monumento jamais poderão ser retirados para sua conservação.
Errada, poís se não forem retirados para sua conversação permanecerão em estado de abando causando sua perda.
Art 8º- os elementos de escultura, pintura ou decoração que são parte integrante do monumento não poderão ser retirados a não ser que essa medida seja a única capaz de assegurar a sua conservação.
D) Os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem ser cópias fidedignas das partes originais.
Errada, pois um dos principais princípios da Carta de Veneza traz é o conceito "distinguibilidade" seja ela técnica, material e temporal afim de que não falsifique o bocumento.
Art 12º - os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem se distinguir das partes originais a fim de que a restauração não falsifique o documento de arte e de história.
E) O monumento é inseparável da história de que é testemunho e não deverá nunca ser deslocado em conjunto ou em parte.
Errado, pois em havendo necessidade de deslocamento para que haja sua conservação não há sentido não o fazê-lo levando a perca da obra. Descrito no art. 7
Art 7º- o monumento é inseparável da história de que é testemunho e não deverá ser deslocado em conjunto ou em parte, exceto quando a salvaguarda do monumento o exigir ou quando o justificarem razões de grande interesse nacional ou internacional.