SóProvas


ID
2302711
Banca
FCC
Órgão
SPPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão a seguir refere-se ao texto que abaixo.

Uma variedade de motes antigos proclama que nenhum princípio estético é capaz de especificar o belo e o feio de modo a todos contentar. “A beleza”, dizem-nos, “está nos olhos de quem a contempla.” Gosto não se discute, em suma – uma observação suficientemente antiga para possuir um original em latim e suficientemente universal para hoje contar com versões mais atualizadas no jargão popular.

A ciência, em contraste, seria supostamente um empreendimento objetivo, dotado de critérios comuns de procedimentos e padrões de evidenciação que deveriam levar todas as pessoas de boa vontade a aceitar uma conclusão documentada. Evidentemente, não nego que há uma diferença genuína entre estética e ciência nesse aspecto, pois nós descobrimos efetivamente – como um fato do mundo exterior, não como uma preferência de nosso psiquismo – que a Terra gira em torno do Sol e que a evolução ocorre, mas jamais chegaremos a um consenso acerca de Bach ou Brahms ter sido o melhor compositor (e nenhum profissional do campo da estética faria uma pergunta tão tola).

Por outro lado, também não refutaria a possibilidade de que a preferência pessoal, o cerne do juízo estético, desempenha um papel-chave na ciência. Sim, é verdade que o mundo é indiferente às nossas esperanças – o fogo arde quer queiramos ou não. Mas os nossos modos de apreender o mundo são altamente influenciados por nossos preconceitos sociais e pelas maneiras de pensar que cada ciência aplica a qualquer problema. O estereótipo do “método científico” plenamente racional e objetivo, segundo o qual os cientistas são individualmente tão lógicos (e intercambiáveis) quanto robôs, não passa de um mito criado em interesse próprio.

(Adaptado de Stephen Jay Gould. Dinossauro no palheiro. Trad. de Carlos Afonso Malferrari. S.Paulo: Cia. das Letras, 1997. p.123) 

Ao reescrever um segmento do texto, manteve-se o respeito às normas de concordância verbal na construção da frase:

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde, colegas! Alguém saberia, por gentileza, explicar qual o erro da alternativa "B"? Agradeço desde já :)

  • Acredito que o erra da alternativa b seja " nossos modos".deveria estar no singular para concordar com  grande influencia.

  • A frase está na ordem inversa, por isso, não exige que o verbo esteja no plural, sendo necessário que esteja no singular: Grande influência em nossos modos de aprender o mundo tem nossos preconceitos sociais.

  • EU NÃO SEI O ERRO DA "B", portanto, irei para a PRÓXIMA! triste!

  • Se alguém souber os erros da "B" e da "E" agradeço...

  • Precisei errar essa questão para perceber a resposta certa. A alternativa C é daqueles casos especiais de concordância onde, quando o sujeito é formado por expressão com quantidades aproximadas (mais de um, cerca de, perto de) seguida de numeral + substantivo, faz-se a concordância entre o verbo e o substantivo.

    Logo: "(Mais de um profissional...) (consideraria...)" é o modo correto na alternativa C [profissional é singular, daí fica o verbo na 3ª pessoa do singular]

    Por sua vez, não consigo perceber o erro existente na alternativa B.

  • Pessoal ajudem pedindo comentário do professor nessa questão. É o cúmulo ser assinante e não contar com ajuda dos professores nos comentários. Totalmente abandonados, ainda mais em questões como essa.

  • A) Dizem que preferências pessoais não se discute e que se encontram nos olhos do contemplador a beleza do que é contemplado. – o que não se discute? Não se discuteM preferências.

     

    B) Nossos preconceitos sociais têm grande influência em nossos modos de apreender o mundo. ESSA QUESTÃO FOI ANULADA! ALTERNATIVA SEM ERROS, HAVENDO 2 ALTERNATIVAS CERTAS!

     

    C) Mais de um profissional do campo da estética consideraria tolas perguntas como essa. Gabarito. Mais de um = singular. Mais de (dois ou mais) = plural.

     

    D) É certo que existe diferenças genuínas entre estética e ciência nesse aspecto. O que/quem existe? DiferençaS existeM.

     

    E) Apenas à ciência, um empreendimento supostamente objetivo, corresponderia critérios comuns de procedimentos e padrões de evidenciação. – O que/quem corresponderia? Critérios e padrões corresponderiaM, (o sujeito não pode ser um empreendimento, olha a vírgula lá separando do verbo!)

    Obs: eu perdi uns 30min tentando encontrar algum erro na B, procurei em livros, dicionários, gramáticos, e nada... geralmente qdo vem uma questão estranha ou polêmica eu sempre olho as respostas da banca, pelo horário e cansaço acabei me esquecendo.

    Moral da história: Você, colega concurseiro, é que tem que saber/aprender filtrar os comentários (até mesmo de professor, pq já vi erros) e buscar a resposta/fundamento de cada detalhe. (Olhar o site da banca é o básico). O qc é mto bom pelo preço e pelos comentários de outros colegas (e ao msm tempo mto ruim por isso tb!), mas está deixando a desejar comparando com outras plataformas pelo atendimento.

    Fonte:site da FCC, veja resposta aos recursos - é a questão 16 da prova tipo 01.