SóProvas


ID
2302825
Banca
FCC
Órgão
SPPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ao relacionar a prestação de serviço do setor público com a concepção de seus usuários como clientes, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Tentei enxergar o raciocínio da banca da seguinte forma:

    "Ao relacionar a prestação de serviço do setor público com a concepção de seus usuários como clientes, é correto afirmar que

    Ora, a parte grifada pode ser entendida como a fase de Consumerism da Administração Gerencial, que passa a ter enfoque na efetividade da prestação dos serviços públicos. Logo:

    Alternativa a) 
    o setor público objetiva fornecer serviços otimizados (ou seja, serviços efetivos) em troca de impostos pagos pelos contribuintes (cidadão pagador de imposto visto como cliente, típico do Consumerism)

    Alternativa b)
    os avanços da privatização podem ser traçados para o começo do Gerencialismo, o chamado Gerencialismo Puro, por isso o erro.

    Alternativa c)
    modelos de gestão focados na eficiência e produtividade também nos remete ao Gerencialismo Puro, por isso o erro

    Alternativa d)
    comunicação com a sociedade de maneira a aproximar o cidadão e o serviço prestado tem a ver com accountability que é típico da Orientação para Serviço Público (Public Service Orientation) pós-Consumerism

    Alternativa e)
    Novamente o conceito de eficiência que remete ao Gerencialismo Puro.

    Resta para nós tentar criar um "idioma" da banca quando formos fazer a prova e levar para a prova o conceito de que a "concepção de usuários como clientes" pode ser traduzida como "Consumerism"

  • Rodolfo Oliveira, mas em outra questão a FCC diz: "A ideia da qualidade no serviço público teve início na fase "consumeirista", da administração pública gerencial. Cidadão deixa de ser visto como mero financiador do sistema, por meio de pagamentos de impostos, e passa a ser a razão de existir dos serviços públicos."

    Não anotei o número da questão, mas é dificil decifrar o conceito defendido pela banca quando ela se contradiz :/

  • Olha essa questão... Sexta-feira à noite... Meu Deus...

  • Segue outra da FCC:

     

    QUESTÃO CERTA: Na gestão do setor público, a incorporação do paradigma do cidadão como cliente deve ser compatibilizada com o dever de atender a todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira, e com as limitações de recursos orçamentários públicos.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra A.

     

  • No estudo da Gestão Pública a perspectiva "clientes" é vista na organização pública como "usuários" ( assim como a perspetiva "finaneira" é considerada "orçamento").

  • Questão péssima, errada e antiquada. Provavelmente hoje em dia não têm essa mesma visão.

  • Questão sem noção!

  • que viagem

     

  • A resposta, segundo a banca, é a letra A.

     

    Ocorre que a redação está bastante equivocada.

     

    Primeiramente, sobre o paradigma do cliente no serviço público é uma visão de que para se garantir a qualidade do serviço público, é essencial o conhecimento das necessidades daqueles destinatários (clientes) desses serviços: o cidadão. Portanto, a excelência na gestão pública está centrada no modelo de administração pública gerencial.

     

    O paradigma do cliente na esfera pública focaliza a ação do Estado no cidadão usuário. O Estado não vê o usuário apenas como usuário de serviços públicos, mas como sujeito legítimo que exerce a cidadania e, por consequência, o controle social.

     

    Ressalta-se, porém, que na visão do Estado nem todo cidadão será considerado um cliente; por exemplo, os detentos de uma penitenciária não serão tratados como tal, já que nesse caso é a sociedade que se formaliza como o cliente. Na tributação de impostos ocorre o mesmo raciocínio: a relação com o cidadão não é de cliente, já que está em ação o poder de coerção estatal. Daí, ao nosso ver, a incoerência do gabarito.

     

    Segundo, a remuneração pela prestação do serviço público não é sempre por impostos; isso só ocorre se a prestação for direta (serviços públicos UTI UNIVERSI).

     

    Comentário Adriel Sá.

  • Questão com gabarito questionável.

  • Tipo de questão que quem estuda, erra.

  • eu iria de C , mas eu vi a A e lembrei que na época da prova não havia consórcio público kkkkk

  • essas questões de Adm Publica ta só o subjetivismo... vc responde uma questão correta, na outra a msm alternativa ja pode estar errada

    no caso vc tem a achar a "mais" certa