SóProvas


ID
2303965
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A utilização das lajes em steel deck vêm crescendo no Brasil e no mundo, seja pela versatilidade, relação custo e benefício e principalmente pela simplicidade e velocidade obtida no canteiro de obras.
O uso das fôrmas colaborantes pode ser considerado em projetos de edificações industriais, lajes de hospitais, escolas e órgãos públicos, rodoviárias, terminais de aeroportos, pontes ou passarelas, shopping centers, cinemas e edifícios comerciais de escritórios com múltiplos andares. São comumente associadas a estruturas metálicas, podendo ser também usadas em estrutura de concreto.
O sistema permite executar lajes com peso inferior ao de sistemas convencionais e com prazo de execução reduzido. Em obras industriais e em algumas obras comerciais é possível aproveitar a própria fôrma metálica como acabamento de forro.

Sobre essa tecnologia assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Retirada da revista Techne

    Limitações

    A tecnologia, no entanto, não é indicada para ambientes corrosivos e deve ser usada com cuidado em casos onde as sobrecargas sejam superiores a 3 t/m². Para viabilizar a solução nessa situação, devem ser dimensionadas armaduras complementares para atingir a sobrecarga do projeto. Em panos com muitos furos o uso do steel deck não é limitado, porém algumas recomendações devem ser seguidas para cada situação. As aberturas até 20 cm dispensam reforço estrutural; aberturas entre 20 cm e 60 cm devem receber reforço estrutural ao seu redor e, por fim, para aberturas superiores a 60 cm, devem ser previstas vigas de apoio ao seu redor.

     

    Vantagens


    Dispensam o uso de armaduras positivas e de escoramento durante a concretagem em boa parte dos casos (liberando o piso inferior para outras atividades);
    Funcionam como plataforma de trabalho;
    Atuam como fôrma e armadura da própria laje;
    Produto industrializado, feito com chapa de aço galvanizada, com dimensões e características técnicas controladas;
    Manuseio, descarga e armazenamento feitos de forma simples e rápida;
    Produto leve, que pode ser manuseado por uma equipe de montadores sem a necessidade de equipamentos especiais;
    Pode ser fornecida com a face inferior pré-pintada de fábrica (caso o cliente opte por deixar o produto aparente, mas deseje ter um acabamento diferente do apresentado pela chapa galvanizada);
    Os canais inferiores da fôrma podem abrigar a passagem de dutos e conduítes; 
    Aplicável em estruturas de aço, concreto, alvenaria ou mesmo madeira (seguindo recomendações do fabricante).

  • http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/211/veja-os-procedimentos-de-execucao-de-lajes-em-steel-deck-327699-1.aspx

  • Até 4 metros de largura o steel deck pode serusado sem escoramento, mas, lasrguras maiores deverão ser escoradas. Para mim, alternativa a passível de erro.

  • Mais uma questão a ser anulada, pois, tirando de contexto dá a entender que as lajes Steel Deck dispensam o uso de armaduras em todos os casos.

    A IBFC deu um verdadeiro show dssa vez, com 8 questões passiveis de anulação numa mesma prova... 

  • A especificação da tela metálica, quando utilizada com função estrutural, e de qualquer outra armadura da laje que eventualmente seja necessária, deverá ser dimensionada pelo calculista do projeto. O dimensionamento do steel deck normalmente pode ser realizado a partir de tabelas fornecidas pelos fabricantes. Nelas, é possível identificar a espessura da chapa e da capa de concreto ideais para atender às solicitações de sobrecarga e os vãos determinados no projeto. Com as mesmas tabelas, também é possível identificar a eventual necessidade do uso de escoras no centro do vão. Esses elementos, quando necessários poderão ser retirados oito dias após a concretagem da laje.

    Vale lembrar que o projeto executivo deve indicar claramente o posicionamento das chapas, eventual necessidade de armaduras complementares, reforços, cimbramento ou outras condições especiais a serem observadas durante a execução da laje. 

  • As vantagens do steel deck são diversas. Uma das principais é a eliminação parcial ou total de escoras durante a concretagem, possibilitando a realização simultânea de etapas da construção em diferentes pavimentos