SóProvas


ID
2304142
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha somente documentos produzidos pelo psicólogo em sua prática profissional, que sejam decorrentes de avaliação psicológica.

Alternativas
Comentários
  • A finalidade do Relatório Psicológico

    - será sempre a de apresentar resultados e conclusões da avaliação psicológica. Entretanto, em função da petição ou da solicitação do interessado, o Relatório Psicológico poderá destinar-se a finalidades diversas, como: encaminhamento, intervenção, diagnóstico, prognóstico, parecer, orientação, solicitação de acompanhamento psicológico, prorrogação de prazo para acompanhamento psicológico etc. Enfim, a solicitação do requerente é que irá apontar o objetivo último do Relatório Psicológico

    Atestado Psicológico

    O documento destina-se a certificar uma determinada situação ou estado psicológico e deve ser utilizado para atender a necessidades como:

             Justificar faltas ao trabalho e/ou impedimentos do requerente;

             Avaliar se está apto ou não para atividades específicas;

             Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante de tais atividades.

    Além do nome e sobrenome do paciente, o documento deve conter informações sobre os sintomas, situações ou condições psicológicas que justifiquem o atendimento, afastamento ou falta. Pode ser indicado o código da Classificação Internacional de Doenças em vigor.

    Logicamente, a emissão do Atestado Psicológico virá após um processo de avaliação psicológica, dentro de rigor técnico e ético, assim como apoiado na Resolução CFP nº 015/96, que trata especificamente do tema.

    O CFP determina, ainda, que o Atestado Psicológico deve ser escrito de forma corrida, sem parágrafos. As orações devem ser separadas apenas pela pontuação. Se for necessário usar parágrafos, é orientado que os espaços restantes sejam preenchidos por traços. Além disso, devem ser arquivadas as cópias dos atestados emitidos.

     LAUDO PSICOLÓGICO OU PERICIAL

    A palavra laudo é originária do idioma latino, do genitivo laud-is e significa originalmente mérito, valor, glória. É um documento conciso, minucioso e abrangente, que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos no processo de avaliação psicológica tendo como objetivo apresentar diagnóstico e/ou prognóstico, para subsidiar ações, decisões ou encaminhamentos. Portanto, diferencia-se do Relatório Psicológico por ter como objetivo subsidiar uma tomada de decisão, por realizar uma extensa pesquisa cujas observações e dados colhidos deverão ser relacionados às questões e situações levantadas pela decisão a ser tomada

  • RECORTES DA RESOLUCAO 007/2003

     A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição

    O atestado emitido com a finalidade expressa no item 2.1, alínea b, deverá guardar relatório correspondente ao processo de avaliação psicológica realizado, nos arquivos profissionais do psicólogo.

    (...) É um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado  psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita,  com fins de...

    Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.           O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto

  • Pegadinha hehe.

    Parecer e declaração não são documentos decorrentes da avaliação psicológica, embora estejam descritos no documento oficial do CFP RESOLUÇÃO 007/2003.

  • RESOLUÇÃO N° 007/2003

    II - MODALIDADES DE DOCUMENTOS

    * A Declaração e o Parececer psicológico NÃO são documentos decorrentes de avaliação Psicológica, embora muintas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos importante constarem deste manual a fim de que sejam diferenciados. 

    Alternativa B

  • Parecer e declaração nao são decorrentes. 

     

     

  • Questão DESATUALIZADA

    Apenas Laudo e Atestado decorrem de avaliação psi segundo Resolução CFP nº 06/2019

  • Alguém sabe dizer se essa nova resolução (06/2019) já está sendo cobrada nessas questões? No edital não especifica...

  • Acho um absurdo pagar a plataforma e não atualizarem as questões