SóProvas


ID
2304151
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Na entrevista realizada com um paciente internado na ala de psiquiatria de um hospital geral após tentativa de suicídio, o psicólogo vivenciou, a partir do conteúdo apresentado pelo paciente, sentimentos de raiva e repulsa. Tais conteúdos mobilizaram o entrevistador em seus núcleos inconscientes. Dentro da linha teórica psicanalítica, pode-se sugerir que o profissional em questão esteja diante de um evento conhecido na prática clínica como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    b) Contratransferência

  • GABARITO B

     

    Heimann (1995) descreve a contratransferência como o conjunto de sentimentos
    do terapeuta em relação ao paciente. Destaca que a reação emocional do terapeuta às
    projeções do paciente é um instrumento a ser compreendido pelo terapeuta e que,
    para ser utilizado, o terapeuta deve ser capaz de controlar os sentimentos que nele
    foram despertados, ao invés de, como faz o paciente, descarregá-los.

  • RESPOSTA: B

    A contratransferência, por sua vez, advém do entrevistador e se caracteriza por reações que se originam do campo psicológico em que se estrutura a entrevista. pPela perspectiva psicanalítica, as emoções vividas pelo analista são consideradas reativas às do paciente, vinculando-se, portanto, ao passado deste último, e não dizendo respeito diretamente à pessoa do analista. Para Bleger, as variáveis do entrevistador devem ser controladas (constantes) para que ocorra uma melhor observação.

    A contratransferência, a transferência , o rapport , as técnicas, são consideradas variáveis relacionais no processo de entrevista.

  • Embora a letra B seja o gabarito indubitável, a questão poderia ter trocado a palavra "vivenciou" por "sentiu", visto que quem vivencia, pode estar lidando apenas com a expressão dos sentimentos dos outros, sem necessariamente se incluir nisso. Acredito que a margem de erros dessa questão se deu por dificuldade de interpretação e não carência de conhecimento.