SóProvas


ID
2304292
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O seguinte caso clínico se refere à questão.

Paciente do sexo masculino, 24 anos, estudante universitário, comparece à consulta relatando que faz tratamento para Transtorno Obsessivo Compulsivo e não tem tido melhora alguma. Já fez uso de Clomipramina, Fluoxetina e Sertralina, por cerca de 4 meses cada um deles e não houve melhora significativa. Lembra de sintomas aos 7 anos, mas apenas depois de adulto conseguiu encontrar um serviço de saúde para o tratamento. Em relação aos sintomas relata que sempre houve predomínio de obsessões, particularmente religiosas e tiques motores. Tentou engajar em Terapia Cognitivo comportamental mas não conseguiu permanecer em tratamento.

Na descrição do quadro acima é possível identificar fatores que a literatura aponta como associados a pior prognóstico. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que descreve um fator que não pode ser apontado como mau prognóstico:

Alternativas
Comentários
  • GAB B -

    CID 10- F42 - PAG 141 - TOC- é comum em homens e mulheres, início na infância ou começo da vida adulta. Sintomas obsessivos, atos compulsivos ou ambos devem estar presentes na maioria dos dias por pelo menos duas semanas consecutivas e ser uma fonte de angústia ou interferir nas atividades.

    A predominância da obsessão tem que ter outras características para ser um mal prognóstico. EX. eles devem ser reconhecidos como pensamentos ou impulsos do próprio sujeito, deve haver pelo menos um pensamento ou ato que é ainda é resistido; a execução do ato não deve ser em si prazeroso e devem ser desagradáveis.

    Transtorno obsessivo compulsivo F42

  • Média de início de 19,5 anos. Homens 3-6x mais. Quando começa na infância, 40% remitirão e não estarão presentes na idade adulta. Sexo masculino tende a começar mais cedo, com maior comorbidade com transtornos de tique.

    Parentes de primeiro grau de adultos com TOC tem 2x mais TOC/ parentes de primeiro grau de crianças com TOC têm 10x mais TOC

    Conteúdo: mulheres mais limpeza, homens mais simetria e pensamentos de cunho agressivo ou sexual.

    Crianças: mais medo de perdas, danos, catástrofes e doenças.

    Adolescentes: mais obsessões religiosas e sexuais

    Curso mais comum é crônico, com oscilações, mas também pode ser episódico ou com deterioração persistente.