SóProvas


ID
2304490
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Projeto leva moradores de rua para biblioteca pública em Icoaraci

    Na tentativa de mudar a realidade de moradores em situação de rua, a Biblioteca Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci, em Belém, desenvolveu o projeto "Tornar Visível os Invisíveis". A ação tem parceria da Prefeitura de Belém e do Centro Pop.
    “Eu vinha andando na rua e eles sempre me abordavam pedindo dinheiro. Eu dizia bora para biblioteca, bora para biblioteca”, conta a coordenadora da biblioteca, Terezinha Lima.
    Em um ano, o projeto já levou mais de 60 pessoas para a biblioteca. Em um ambiente totalmente diferente das ruas, eles começam a pensar em um futuro diferente. São as histórias dos livros, que os inspira a fazer uma história diferente para eles também. 
    O projeto deu tão certo que venceu a oitava edição do Prêmio Vivaleitura, do Ministério da Educação, uma iniciativa que reconhece as experiências que promovam o hábito de ler. 
    A leitura é lenta e cheia de dificuldades. É a consequência do pouco tempo que eles passaram na escola. Aos 31 anos de idade, Wellisson Almeida entrou pela primeira vez em uma biblioteca. “Eu imaginava que era uma sala pequena, poucos livros”, comenta
    E cheios de novos planos, com 40 anos de idade, Hernan Costa quer voltar a estudar e já escolheu a profissão que quer exercer. "Tem gente que termina a faculdade com 60, né? Tenho tempo. Quero ser um bom advogado, pretendo ser", conta.


                                                                                                                                                 (g1.globo.com)

A construção de um texto claro e conciso pode se dar por meio de diversos mecanismos, como a elipse, por exemplo. Em qual dos trechos a seguir ocorre elipse do sujeito?

Alternativas
Comentários
  • elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

    Elipse do sujeito

    Ex.:Gostaríamos de viajar pela Europa, mas não temos dinheiro. (elipse do pronome pessoal nós)

    Na letra e temos:  Quero ser um bom advogado, pretendo ser. (elipse do pronome eu)

  • a) O projeto deu tão certo que venceu a oitava edição do Prêmio Vivaleitura [...].    (ERRADO)  OBS. Sujeito da locução verbal é O projeto, logo está presente.

     

    b)  Tem gente que termina a faculdade com 60, né?. (ERRADO)  OBS. Sujeito do verbo TER é Gente.

     

    c)  Eu vinha andando na rua e eles sempre me abordavam pedindo dinheiro.   (ERRADO)  OBS. O sujeito da locução verbal é EU.

     

    d) Em um ano, o projeto já levou mais de 60 pessoas para a biblioteca.  (ERRADO)  OBS. O sujeito do verbo é O projeto

     

    e) Quero ser um bom advogado, pretendo ser.   (CORRETO)  OBS.   O sujeito do verbo QUERER é EU.   Quero ou Eu Quero, logo está elíptico ou oculto.

  • Gabarito letra E

     

    Sujeito desinencial (EU) do verbo "QUERER" e "PRETENDER" flexionado na 1ª pessoa do singular.

    observe: (EU)QUERO ser um bom advogado, (EU) PRETENDO ser um bom advogado.

     

    Elipse:

    Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto.

  • Assim como o verbo “haver”, “ter”, no sentido de “existir”, é verbo impessoal. Ou seja, não admite sujeito.

    Por isso, não tem sujeito na questão "B" e se não tem sujeito não tem como ser oculto ou eliptico.

    Gabarito letra "E". 

  • questão pra boi dormi..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

  • Eu concordo que a alternativa E esteja escandalosamente correta, mas fazendo uma análise mais profunda na alternativa A, percebi uma coisa:

    ORAÇÃO 1 (principal): O projeto deu tão certo ...

    ORAÇÃO 2 ( subordinada consecutiva): que venceu a oitava edição do Prêmio Vivaleitura [...]. P

    1 - Podemos perceber que 'o projeto' é sujeito sintático do verbo dar.

    2 - E o verbo vencer não tem não tem sujeito sintático explícito (pois estamos em uma oração diferente da principal e deve ser feito outra análise para achar o sujeito), mas possui sujeito semântico que é "O projeto", então podemos inferir que o sujeito sintático é oculto (ele - que na verdade, retoma ao sujeito semântico-) mesmo se referindo a " O projeto";

     A partir disso acredito que a alternativa A também deveria ser correto, alguém concorda?

  • Douglas, eu errei essa questão porque raciocinei de forma similar a sua e fui direto marcando a alternativa A. Indiquei para comentário.

     

  • Assinalei a alternativa "a", mas a letra "E" está escancarada como a certa. Uma vez, um professor me disse que: "não se espante com uma formiga diante de um elefante", a regra é pontuar e passar, mesmo que a alternativa "a" esteja relativamente correta, a "e" é o "elefante". 

  • A Elípse do Sujeito ocorre quando já existe um verbo flexionado na 1ª, 2ª ou 3ª pessoa do plural ou singular : Estava feliz em ir viajar.

  • Letra e) = (eu) quero

  • GAB E


    E) Quero ser um bom advogado, pretendo ser.


    Pergunta: Quem quer ser um bom advogado?

    Resposta: Eu (sujeito elíptico, oculto ou desinencial)


    Frase com todos os elementos:


    Eu quero ser um bom advogado, pretendo ser.